Vacinação para adolescentes SP chega aos 17 anos; veja o calendário

Na primeira etapa do calendário serão vacinados jovens de 12 a 17 anos que tenham comorbidades

São Paulo capital começa a vacinar adolescentes a partir da quarta-feira (18) até o mês de setembro. Na primeira etapa do calendário serão vacinados jovens de 12 a 17 anos que tenham comorbidades ou deficiência permanente.

Mas antes, é importante reforçar que a para a vacinação será preciso que os adolescentes estejam acompanhados pelo responsável. No caso de impossibilidade do responsável, basta apresentar uma autorização e estar acompanhado de um adulto.

Relacionado: Veja quem pode ou não tomar a vacina contra Covid-19

Qual vacina será dada para este público?

A única vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em adolescentes no Brasil é a da Pfizer.

A medida foi aprovada para uso a partir de 12 anos depois que a Pfizer apresentou estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este público.

O imunizante resultado de uma parceria entre os laboratórios Pfizer (estadunidense) e da BioNTech (alemã) utiliza uma tecnologia que faz com que as células saudáveis do corpo produzam a mesma proteína que o coronavírus utiliza para entrar nas células.

Dessa forma, a vacina imita no corpo uma infecção pelo coronavírus, fazendo com que o sistema imune produza anticorpos contra o vírus.

Como vai ficar o calendário da vacinação de adolescentes em SP?

Por enquanto, a Prefeitura Municipal de São Paulo divulgou o calendário de vacinação dos adolescentes de quarta-feira, dia 18 de agosto até o dia 12 de setembro. Nesta primeira etapa serão vacinados o público adolescente com comorbidades, deficiências, incluindo também gestantes e púerperas desta idade.

Veja como fica o calendário da vacinação para adolescentes SP:

 16 e 17 anos com comorbidades | 18/08 até 25/08 - De quarta-feira em diante começam a serem vacinados os adolescentes de 16 e 17 anos que tenham comorbidades, deficiências acima citadas ou estejam grávidas e no puerpério.

12 e 15 anos com comorbidades | 26/08 a 29/08 - A partir desta data, a Secretaria Municipal de Saúde prevê vacinar adolescentes de 12 e 15 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas;

15 e 17 anos | 30/08 a 05/09 - A previsão é de que a partir do dia 30 de agosto já possam ser vacinados os adolescentes entre 15 e 17 anos sem comorbidades

12 e 14 anos | 06/09 a 12/09 - O calendário prevê a vacinação dos adolescentes entre 12 e 14 anos sem comorbidades.

Calendário da vacinação de adolescentes em sp

O que é preciso para comprovar comorbidade?

Para se vacinar, os adolescentes com comorbidades ou deficiências permanentes precisam comprovar sua condição através de laudo médico. Também é válido cartão de gratuidade do transporte público quando este indica a deficiência.

Veja a documentação necessária que precisa ser anexada ao cadastro da vacina e também levada no ato da vacinação.

  • Comprovante da deficiência: pode ser laudo médico indicando a deficiência;
  • Cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência;
  • Documentos que comprovem atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência;
  • Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência.

Se por acaso você não tenha em mãos um documento que comprove, a Secretaria Municipal de Saúde prevê que é possível imunizar o adolescente a partir da autodeclaração.

O modelo de autodeclaração pode ser encontrado no link://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa.

No entanto, vale frisar que a pessoa que mentir está sujeita a responder pelo crime de falsidade ideológica.

No caso específico de deficientes visuais, a Prefeitura esclarece que só será aceita autodeclaração em casos de deficiência permanente, ou seja, cegueira.

Para as demais classificações de baixa visão será exigido documento que comprove a condição, conforme legislação vigente.

Documentos para vacinação

Lembrando que para se vacinar na capital paulista é obrigatória a apresentação do comprovante de residência no município, além, claro de levar documento oficial com foto, e no caso das comorbidades, apresentar os documentos necessários.

O comprovante de residência pode ser apresentado tanto impresso quanto digital, e se no caso o adolescente não tiver um comprovante em seu nome pode levar o documento dos pais. No entanto, é preciso comprovar o parentesco através de RG ou certidão de nascimento.

Para poupar tempo na fila, é recomendável fazer o pré-cadastro no site Vacina Já: www.vacinaja.sp.gov.br.

Locais de vacinação em São Paulo

Em São Paulo capital, a vacinação está disponível em todos os drive-thrus, farmácias, mega postos, UBSs e AMAs. Preste atenção nos horários de vacinação, isso porque alguns começam às 7h e vão até 17h e outros serão das 8h às 19h. Confira:

Drive-thrus e Farmácias: Funcionamento das 8h às 17h;
Megapostos: Funcionamento das 8h às 17h;
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Funcionamento das 7h às 19h;
AMAs/UBSs Integradas: Funcionamento das 7h às 19h.

Você pode consultar todos os endereços e o ponto mais próximo da sua casa pelo site Vacina Já https://vacinaja.sp.gov.br/.  Basta acessar ao site e clicar no link “Locais de vacinação”. Nesta opção você terá um mapa indicando todos os postos existentes em todo o Estado.

Também é possível selecionar o ponto pelo seu endereço ou CEP. O site ainda dá a opção de você escolher dentro de um raio de 5 até 100 quilômetros de distância.

Onde vacinar com menos fila em SP?

Antes de sair de casa olhe o "Filômetro", nome como ficou conhecido o site "De olho na fila" que atualiza em tempo real a situação da fila em cada um dos pontos de vacinação de São Paulo.

Olhando no "Filômetro" é possível ver se a fila está pouca, média ou grande e o horário da última atualização. Também é possível saber se aquele ponto está funcionando ou não.

Além desta plataforma, a e-saúdesp também possibilita ver o local de vacinação mais próximo de onde você está. O e-saúdesp está disponível tanto para web como também pelo celular em forma de aplicativo. Você pode fazer o download na loja do Google Play ou pelo endereço eletrônico https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login.

Você também pode conferir no site “Onde Tem Vacina”. Basta digitar o nome da sua cidade ou bairro que a plataforma vai entregar os endereços de vacinação. Então acesse https://ondetemvacina.com/.

Leia também

Crianças com mais de 12 anos devem usar máscaras

Onde se vacinar em São Paulo 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes