Veja 10 serviços que o SUS disponibiliza gratuitamente

Com o decreto anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro ontem muita coisa pode mudar no sistema de saúde brasileiro. 80% da população do país utiliza o SUS.

O Sistema Único de Saúde (SUS) entrou em pauta após o presidente Jair Bolsonaro anunciar um decreto que pretende privatizar UBSs (Unidades Básicas de Saúde), porta de entrada para o programa. As UBSs são postos de saúde que fazem o atendimento gratuito à população, prestando diversos tipos de serviços.

Serviços SUS: O que é o sus?

Em 1988, por ocasião da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, foi instituído no país o Sistema Único de Saúde (SUS), que passou a oferecer a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde, que segue em atuação até hoje.

Além disso, o SUS atende mais de 190 milhões de pessoas no Brasil, estima-se que 80% da população dependa exclusivamente dos serviços do sistema. Segundo o site do governo, o SUS realiza cerca 2,8 bilhões de atendimentos por ano. Você, muito provavelmente, já deve ter utilizado o programa, mas talvez não saiba. Os serviços oferecidos variam desde medicamentos até quimioterapia e laqueadura.

Confira uma lista com 10 serviços proporcionados pelo SUS para os brasileiros:

Tratamento para Síndrome de burnout

Foto mostra homem com as mãos na cabeça, com rosto abaixado
Foto: pixabay

Síndrome de burnout é um distúrbio emocional e psíquico, resultante de estresse e esforço profissional excessivo. Tem como principais sintomas o esgotamento físico e mental intenso.

O SUS oferece tratamento de atendimento psicológico por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), oferecendo de forma integral e gratuita todo o aparato necessário, desde o diagnóstico até o tratamento com medicamentos, quando preciso. Além da síndrome de Burnout, o SUS apoia o tratamento de diversas doenças psíquicas, como ansiedade generalizada ou depressão.

Serviços SUS: Tratamento de Alzheimer

Foto mostra senhora idosa com mão no rosto
O alzheimer atinge, principalmente, a população idosa (foto: shutterstock)

A Doença do Alzheimer (DA) é um transtorno mental, neurodegenerativo progressivo, que acomete principalmente idosos.

O SUS promove o amparo de pacientes que sofrem com a doença. A rede pública disponibiliza tratamentos e medicamentos. O principal remédio ministrado é o Rovastigmina, que é um adesivo. Esse medicamento antes ministrado via oral, passou a ser adesivo por causa de desconfortos gastrointestinais dos pacientes que o utilizavam.

Controle da Anvisa

Foto mostra pílulas de remédio
Foto: governo federal

A rede que compõe o SUS é enorme, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é controlada pela rede pública. Esse sistema é abrangente e atua em diversos setores do país. Por exemplo, é a Anvisa que normatiza, controla e fiscaliza produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde, Então, quando você compra um medicamento ou toma uma vacina ele foi fiscalizado pela Anvisa antes. Além disso, é essa rede que faz a vigilância em ambientes comerciais, como restaurantes e lanchonetes. Portanto, caso você vá a algum desses lugares, é o SUS que está por trás garantindo sua segurança sanitária.

Controle do Saneamento básico

Foto mostra estação de saneamento básico. Serviço pelo qual sus é responsáve
Estação de tratamento de esgoto (foto: prompilove/istock)

Dentro da rede SUS, está a Funasa, a Fundação Nacional de Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, que é a responsável por manter o saneamento básico nos municípios. Dentre suas funções estão, a construção de poços, redes de distribuição, estações de tratamento de água e reservatórios, além de programas de destinação de lixo para evitar o contágio de doenças nos locais.

Segundo, consta no site do governo, compete, ainda, à Funasa, ações de saneamento para o atendimento, prioritariamente, a municípios com população inferior a 50.000 habitantes e em comunidades quilombolas e de assentamentos. Portanto, para que milhões de pessoas tenham acesso a esgoto e água tratada atualmente, o SUS precisa atuar.

Serviços SUS: Laqueadura

A laqueadura é um método contraceptivo esterilizante, a cirurgia impede a gravidez definitivamente. O procedimento tem 99% de eficácia e pode ser realizado gratuitamente pela rede pública. Porém, por lei, O SUS oferece esse tipo de procedimento apenas para mulheres com mais de 25 anos ou que tenham pelo menos dois filhos vivos.

Existe uma certa burocracia para conseguir a cirurgia, pois o método é esterilizante. O Ministério da Saúde afirma que, por serem procedimentos difíceis de serem revertidos, a laqueadura e vasectomia, que também é oferecida pelo SUS, "devem ser realizados com cautela”.

Transplante de órgãos

Foto mostra médicos na mesa de operações
Foto: istock

Um dos procedimentos mais caros e delicados, o transplante de órgãos, pode ser feito gratuitamente pelos brasileiros. O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo. 95% das cirurgias do país são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece assistência integral ao paciente transplantado.

Além da cirurgia, o SUS oferece exames preparatórios para a cirurgia, acompanhamento do paciente e medicamentos pós-transplantes.

Serviços SUS: Banco de leite humano

Foto mostra leite materno
Foto: istock

O Brasil é o país com o maior número de bancos de leite materno no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde atualmente existem no país mais de 220 Bancos de Leite Humano e 186 Postos de Coleta.

É possível fazer a doação em qualquer banco de leite próximo a sua casa. Assim, a criança que necessitar poderá ter o alimento de forma totalmente gratuita. Contudo, antes da amamentar a criança, o leite doado é pasteurizado e submetido a um controle de qualidade pelo BLH.

Cirurgia de mudança de sexo

Foto mostra bandeira lgbt tremulando
Foto: reprodução/redes sociais

Para pessoas transexuais que desejem fazer a mudança de sexo, o SUS oferece a cirurgia de forma gratuita.

O atendimento é amplo, cobrindo terapias hormonais, acompanhamento dos pacientes, incluindo cirurgias plástica mamária reconstrutiva, mastectomia, tireoplastia e a própria mudança de sexo. O acompanhamento do procedimento tem duração de dois anos, no mínimo.

Contudo, vale ressaltar que para começar os tratamentos hormonais o paciente deve ter pelo menos 16 anos. E para fazer resignação de sexo, a idade mínima é de 21 anos.

Serviços SUS: Diu de cobre

Foto mostra um diu em uma mão
Foto: getty images/istockphoto

Com mais de 99% de eficácia, o DIU de cobre é o método contraceptivo reversível mais procurado pelas mulheres no Brasil.

O SUS oferece o procedimento de implantar o DIU, de forma gratuita. O método é simples e rápido, o contraceptivo é inserido no colo do útero, de forma intravaginal. Além do DIU,  o sus oferece outros 7 tipos de contraceptivos, como camisinhas e minipílulas.

Cirurgias reparadoras para mulheres vitimas de violência

Outro serviço oferecido pelo SUS são procedimentos estéticos para mulheres que foram vitimas de violência. A ideia é tentar devolver a autoestima das pessoas que sofreram com agressões.

Entre os procedimentos estão plástica reparadora e reconstrutiva, cirurgia do aparelho geniturinário, cirurgia da mama, reconstrução da orelha, tratamento cirúrgico de lesões extensas com perda de substância de pele reconstrução craniana e crânio-facial, reconstrução dos lábios, nariz, mandíbula, maxilar e gengiva e tratamento cirúrgico de fístula reto-vaginal.

O serviço é oferecido desde 2016 e a mulher vitima de violência deve apresentar o boletim de ocorrência no SUS para ter acesso aos tratamentos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes