Veja a carta que Bolsonaro enviou à Índia para pedir envio de vacina

O presidente Jair Bolsonaro disse que necessita da urgência do envio para agilizar o Plano Nacional de Imunização dos brasileiros. Veja carta na íntegra:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enviou uma carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pedindo a antecipação do envio de 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da empresa AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum.

Bolsonaro manda carta à India

Na carta, Bolsonaro pede ‘com a possível urgência’ o envio das vacina com o objetivo de ‘possibilitar a imediata implementação do nosso Programa Nacional de Imunização, muito apreciaria poder contar com os bons ofícios de Vossa Excelência para antecipar o fornecimento ao Brasil, com a possível urgência e sem prejudicar o programa indiano de vacinações, de 2 milhões de doses do imunizante produzido pelo Serum Institute of India’, diz o presidente.

2 milhões de doses da vacina

A importação das 2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da Índia para o Brasil foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta semana. De acordo com o Itamaraty, a previsão era que as doses chegassem ao Brasil ainda neste mês de janeiro.

Em nota, a Presidência informou que a carta foi enviada "com o intuito de ampliar e agilizar a disponibilização de vacinas confiáveis e eficazes ao Brasil".

A importação, que será realizada pela Fiocruz, foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. A Fiocruz fez o pedido para o uso emergencial do imunizante nesta sexta-feira (8).

O Itamaraty iniciou negociações depois que, na segunda (4), o instituto Serum ter informado que o governo da Índia havia proibido as exportações da vacina. Depois, na terça (5), em novo comunicado, o Serum voltou atrás e informou que a exportação da vacina seria permitida a todos os países.

Leia abaixo a íntegra da carta de Bolsonaro:

Palácio do Planalto, 8 de janeiro de 2021

A Sua Excelência o Senhor

Narendra Modi

Primeiro-ministro da República da Índia

Senhor primeiro-ministro,

É com grande satisfação que me dirijo a Vossa Excelência para tratar de importante tema que compõe nossa ampla agenda de cooperação.

Informo Vossa Excelência de que o governo brasileiro lançou o Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19. Entre as vacinas selecionadas pelo governo brasileiro, encontram-se aquelas da empresa indiana Bharat Biotech Internacional Limited (Covaxin) e da AstraZeneca junto à Universidade de Oxford (Covishield), também produzida pelo Serum Institute of India.

Para possibilitar a imediata implementação do nosso Programa Nacional de Imunização, muito apreciaria poder contar com os bons ofícios de Vossa Excelência para antecipar o fornecimento ao Brasil, com a possível urgência e sem prejudicar o programa indiano de vacinações, de 2 milhões de doses do imunizante produzido pelo Serum Institute of India.

A propósito, com referência à minha carta de 6 de abril de 2020, reitero meus sinceros agradecimentos a Vossa Excelência pela liberação das exportações dos insumos farmacêuticos produzidos na Índia, de extrema relevância para o abastecimento de nosso mercado e para a saúde do povo brasileiro.

Ao expressar minha admiração pessoal pela excelência e alta capacidade produtiva dos laboratórios e institutos indianos, estou convicto da trajetória de amizade e cooperação que caracteriza as relações entre nossos dois países.

Na expectativa de revê-lo em breve, peço que aceite, senhor primeiro-ministro, a expressão da minha mais alta estima e consideração.

Jair Bolsonaro

Presidente da República Federativa do Brasil

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes