Veja a lista das 15 cirurgias plásticas realizadas pelo SUS

É possível realizar uma série de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde. Veja os requisitos.

Cirurgias plásticas realizadas pelo SUS ? Isso mesmo que você leu, é possível realizar uma série de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde, desde que haja indicação médica levando em conta a saúde e qualidade de vida do paciente, e não meramente uma questão estética.

Entre os tipos ainda pouco conhecidos pela população estão implante de silicone para pacientes que passaram pelo tratamento de câncer de mama, redução das chamadas "orelhas de abano" ou ainda de reparação para mulheres vítimas de violência doméstica.

A porta de entrada é a atenção básica, ou seja, o paciente deve procurar primeiro uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em sua cidade e receber o encaminhamento. Mas atenção, as cirurgias devem ser funcionais, ou seja, aquelas indicadas para melhoria da qualidade de vida, saúde e bem estar do cidadão.

Leia também: Guia do SUS: como funciona, cartão e tudo sobre o sistema

Quem pode fazer as cirurgias plásticas realizadas pelo SUS ?

Criado em 1988, o SUS é a prática do que determina a Constituição Federal Brasileira que estabelece como dever do Estado garantir saúde a toda população brasileira, através de atendimento médico de urgência e emergência, tratamentos, medicações, exames, internações e cirurgias.

Pode fazer uma cirurgia plástica pelo SUS o paciente que precisa de reparação, por exemplo: corrigir uma malformação congênita, sequelas de queimaduras, traumas, uma paciente que passou por um tratamento de câncer e retirou a mama. A premissa é: trazer saúde e bem estar ao paciente, indo muito além da questão estética.

O primeiro passo para você chegar a cirurgia plástica é ter o cartão do SUS e procurar pela atenção básica, ou seja, ir até a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais perto de você.

Lista de cirurgias plásticas realizadas pelo SUS

Cirurgias plásticas são feitas pelo sus
Foto: agência brasil

Existem várias cirurgias que o SUS faz, mas entre as cirurgias plásticas reparadoras estão:

Gastroplastia: é a chamada cirurgia bariátrica para a redução de estômago;

Fendaplaslatina: correção de pálpebras enrugadas nos olhos;

Mamoplastia reconstrutora: que é a reconstrução das mamas depois de remoção do seio por um tumor ou câncer;

Mamoplastia redutora: é a redução de mamas em casos em que o tamanho dos seios prejudicam a saúde;

Hipertrofia mamária: quando ocorre o desenvolvimento excessivo do volume das mamas;

Abdominoplastia: procedimento indicado para pós-bariátricos para remover o excesso de gordura ou pele no abdômen;

Reparação de queimaduras que provocaram deformações;

Correção de lábio leporino;

Correção de fenda palatina;

Deformação facial;

Ginecomastia, que é a cirurgia para reduzir o volume mamário dos homens;

Redesignação sexual, popularmente conhecida como "mudança de sexo" para pessoas trans;

Otoplastia, que é a correção das chamadas orelhas de abano;

Reparo de lesões que foram causadas por violência doméstica;

Rinosseptoplastia, procedimento que corrige obstrução nasal

Como solicitar uma cirurgia plástica pelo SUS? 

O primeiro passo é você ter um cartão do SUS, para passar pela avaliação do médico da atenção básica, a porta de entrada de atendimentos que serão encaminhados, posteriormente, para os hospitais de referência.

No entanto, tudo depende da avaliação médica em cima do caso do paciente.

Em situações em que a paciente foi vítima de violência doméstica, por exemplo, e ficaram sequelas, também é possível ingressar com ação na Defensoria Pública do seu Estado.

Com o encaminhamento para a cirurgia plástica em mãos, o paciente deve esperar para ser incluído na lista, e quando chamado, passar pela bateria exames pedidos antes de qualquer operação.

Onde são feitas essas cirurgias?

As cirurgias plásticas reparadores são feitas em hospitais de referência, geralmente nos hospitais escola onde há o programa de residência médica em cirurgia plástica, nos hospitais universitários espalhados por todo País e também na Santa Casa da sua região.

Também acontecem mutirões pelo País de cirurgias reparadoras, é bom se atentar às ações neste sentido em sua região.

Depois de passar pela avaliação do médico na UBS (Unidade Básica de Saúde), o paciente deve seguir o encaminhamento dado por este profissional, se for um caso cirúrgico.

Fila de espera

Sim, na maioria das vezes a fila é longa e pode demorar sim até chegar a sua vez de fazer um procedimento reparador. Tudo depende de como é o serviço oferecido na sua região.

Em tempos de pandemia, por exemplo, tais cirurgias foram suspensas na maioria dos hospitais universitários, que concentram equipe, medicação e leitos para pacientes em tratamento da covid-19.

É sempre válido ficar atento aos mutirões que podem acontecer em determinados hospitais, geralmente eles são adotados como medida quando a fila é muito extensa e para acelerar o processo.

Existe ainda a possibilidade de você ingressar com um mandado de segurança contra a Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde da sua região. A orientação é de procurar a justiça gratuita se for um caso de emergência e o paciente correr risco de saúde na demora para a realização da cirurgia.

Relacionado - História do SUS, uma retrospectiva da saúde pública no país

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de rosalva maria silva gonçalves
    Rosalva Maria Silva Gonçalves Diz

    Já uso prótese desde a idade de 12 anos tiver uma adolescência e infância muito triste por isso. E agora o resto da minha vida.sempre sonhei com dentes fixos espero ser contemplada. Vcs vão esta devolvendo minha vida de volta. Obrigada

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes