É seguro fazer viagens durante a pandemia do coronavírus?

Especialistas indiciam que a maneira mais segura de não se contaminar é evitar viajar e ficar em casa, mas é possível reduzir os riscos durante um voo ou na estrada.

Com o fim de ano chegando, as festas também se aproximam e as pessoas desejam encontrar amigos e familiares que moram longe. Por isso, nessa época é comum que as viagens aumentem, incluindo a procura por voos. Contudo, em 2020, com a pandemia do coronavírus, algumas coisas mudaram e preocupações surgiram. Será que é seguro viajar na pandemia? E qual seria a melhor opção avião ou carro?

O que se pode dizer é que o risco sempre existe, a única maneira de ficar mais seguro seria não sair de casa. Inclusive, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos estão aconselhando os norte-americanos a ficar em casa.

Mas alguns especialistas apontam qual seria a melhor forma de viajar para evitar se contaminar.

Viagens na pandemia: carro ou avião?

Segundo especialistas ouvidos em reportagem do Jornal Estadão, a forma mais segura seria viajar de carro, mas não é 100% garantia também. Mas dessa maneira, é possível evitar alguma aglomeração em rodoviárias e aeroportos e dentro do próprio veiculo também. Pois lugares fechados, com pouca circulação de ar e muitas pessoas aumentam as chances de contágio.

Contudo, existem divergências e especialistas que discordam dessa ideia.

“Hoje o avião é a modalidade mais segura de viajar, graças aos filtros HEPA [High Efficiency Particulate Air], que eliminam mais de 99% dos vírus e bactérias, incluindo o coronavírus. O ar é renovado a cada 3 minutos, uma das taxas mais altas de renovação. O sistema já é usado há anos'”, defende Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), também ao El Pais

Além disso, o maior desafio seria provar para os passageiros que viajar de avião é seguro. “Esse sempre foi um dos desafios do setor: mostrar as pessoas que voar é seguro, que o ambiente das aeronaves é seguro em relação a contaminação”, diz o especialista em aviação Ricardo Fenelon, ex-diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ao El País.

É seguro viajar de avião?

Divulgacao gol
Foto: divulgação gol

Contudo, um estudo da Universidade de Harvard concluiu que seria mais seguro viajar de avião do que ir a um restaurante, por exemplo. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia que o risco de contaminação em um voo é baixo, mas frisa que ele ainda existe.

De acordo com um artigo publicado pelo MIT Medical, o sistema de filtragem de ar dos aviões comerciais é muito seguro. O momento mais perigoso seria antes e depois da decolagem, quando os filtros não estão ligados, nem funcionando.

Medidas de segurança para viagens na pandemia

Ainda que seja possível viajar de carro ou de avião e os riscos não sejam altos, eles existem. Por isso, especialistas da área da saúde indicam que é preciso tomar cuidado sempre que for fazer uma viagem ou toda vez que sair de casa.

Por isso, o mais recomendado é fazer um teste para viajar, , o exame mais indicado é RT-PCR, que detecta o vírus ativo no organismo entre 2 e 12 dias. O preço médio é de R$ 280 e ele é feito mediante agendamento prévio em clínicas ou laboratórios privados. Para que a pessoa faça pelo plano de saúde é necessário que ela tenha pedido médico.

Quais são os tipos de teste para Covid-19 e quando fazê-los?

Além disso, no momento da viagem, é necessário que todos usem máscaras, higienizem as mãos com álcool e mantenham a distancia entre os passageiros para evitar contágio.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes