Vitamina B12: nutricionista explica tudo sobre deficiência e suplementação de Cobalamina

A deficiência de B12 pode causar falta de memória, irritabilidade, formigamento, anemia e, em casos mais graves, até demência. Entenda a importância da vitamina e quem deve suplementar.

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A Cobalamina ou Vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do organismo. No entanto, autoridades de saúde alertam para uma epidemia silenciosa de deficiência de B12, que afeta tanto os onívoros quanto vegetarianos e veganos.

O DCI conversou com Gabriela Vanessa Oliveira, Nutricionista e terapeuta nutricional naturalista, para compreender a importância de manter os níveis adequados de cobalamina no organismo.

 

O que é e para que serve a vitamina B12?

 

Em primeiro lugar, a B12 ou Cobalamina faz parte das vitaminas do complexo B, que que desempenham papéis cruciais no organismo, em especial na geração de energia, no sistema nervoso e imunológico.

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A vitamina B12, por sua vez, é essencial para a manutenção metabólica do sistema nervos, reduz o risco de danos ao DNA e ainda atua na produção de células vermelhas do sangue, prevenindo a anemia megaloblástica.

Segundo dados da Tufts University, de Boston,  cerca de 40% dos indivíduos com idades entre 26 e 83 anos apresentam níveis de vitamina B12 no limite da faixa normal baixa. A partir disso, elas já experimentam os sintomas neurológicos da falta dessa vitamina.

Tendo esses dados em vista, vale notar que a deficiência de B12 atinge a população em geral, de forma muito parecida, independentemente da dieta ser onívora ou vegetariana.

 

O que a falta de vitamina B12 pode causar no organismo?

fontes naturais de vitamina b12
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

A Cobalamina (B12) é fundamental para a síntese do DNA e também para o bom funcionamento do sistema nervoso. Segundo informações do Dr. Dráuzio Varella, a anemia perniciosa (ou megaloblástica), isto é, causada por deficiência de B12, é uma doença que afeta de 50 a 4 mil casos a cada 100 mil habitantes.

Entre os sintomas da deficiência de vitamina B12, a nutricionista destaca:

  • falta de memória, atenção e concentração;
  • formigamento (principalmente nos membros inferiores);
  • cansaço e fadiga ao menor esforço;
  • irritabilidade;
  • anemia megaloblástica (que é quando as hemácias, célula sanguíneas vermelhas, estão maiores que o normal porém não maduras);
  • demência (em casos mais graves)

Uma vez que a Cobalamina (B12) está muito envolvida na produção de células vermelhas do sangue e funções no sistema nervoso, Gabriela Vanessa explica que, muitas vezes, os sintomas da deficiência são discretos. Em alguns casos, eles podem nem aparecer.

Portanto, é essencial ter o acompanhamento médico e realizar exames laboratoriais anualmente, independente de ser vegetariano ou não.

 

Fontes de B12

 

Assim como demais vitaminas do complexo B, a Cobalamina, não é armazenada em grande quantidade no organismo. Portanto, é necessário atingir os níveis adequados via ingestão ou suplementação.

As principais fontes naturais de B12 são de origem animal, como as carnes, ovos e leite. Além disso, é possível encontrar alimentos vegetais fortificados com vitamina B12 sintética, como é o caso dos leites vegetais industrializados e também algumas marcas de hambúrguer de planta.

 

Afinal, quem deve suplementar B12?

suplementação de b12
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

A especialista afirma que a necessidade da suplementação deve ser analisada de acordo com os resultados dos exames específicos. “Se for detectado que os níveis estão abaixo do adequado, a suplementação se fará necessária até que sejam atingidos os níveis seguros”, explica.

Uma vez que essa vitamina é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal, é comum acreditar que a carência de vitamina B12 seja uma preocupação apenas entre vegetarianos e veganos. No entanto, Gabriela Vanessa explica que  “a prevalência da deficiência desta vitamina em veganos e onívoros é praticamente a mesma”.

Isso ocorre porque, segundo a nutricionista, fatores como: gastrite, uso de alguns tipo de medicamentos, doenças e inflamações intestinais e até mesmo a cirurgia bariátrica podem dificultar a absorção de B12. Portanto, não basta apenas ingerir, é preciso que seu organismo absorva bem o nutriente.

 

O papel da B12 na dieta vegetariana

b12 para vegetarianos e veganos
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

 

Existe Vitamina B12 de fonte vegetal?

 

Hoje em dia é comum encontrar alimentos veganos e vegetarianos fortificados com Cobalamina (B12). Apesar disso, a nutricionista esclarece que não existe fonte ativa de Vitamina B12 que seja de origem vegetal. Portanto,  “a suplementação sempre será necessária em caso de deficiência”.

De modo geral, em algum momento da vida tanto vegetarianos quanto veganos e onívoros vão precisar suplementar a vitamina. O que ocorre é que “em algumas pessoas os níveis adequados de B12 conseguem se manter por muito tempo, enquanto que para outros, a suplementação em doses de manutenção diária é recomenda”, explica Gabriela Vanessa.

Apesar disso, é preciso ter cautela: toda e qualquer suplementação de nutrientes deve ser feita com orientação médica e sempre baseada em exames clínicos.

 

Quais os riscos da suplementação de B12 sem acompanhamento médico?

 

Embora seja relativamente fácil comprar suplementos alimentares, é preciso ter cuidado com a auto-suplementação. Sem exames sanguíneos não é possível saber a dosagem correta necessária para atingir os níveis adequados.

Além disso, a nutricionista também alerta que qualquer qualquer tipo de suplementação ou medicação sem o acompanhamento de um profissional capacitado pode acarretar danos a saúde. “No caso da suplementação de vitamina B12 em excesso, é bem comum relatos de aparecimento de acnes e até reações alérgicas”, finaliza.

 

Fontes: Gabriela Vanessa Oliveira é Nutricionista e terapeuta nutricional naturalista, graduada em Nutrição pela Universidade Castelo Branco (UCB), formada em Alimentação Viva e Agroecologia pelo projeto Terrapia da fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz). Também é Especialista em Alimentação vegetariana com abordagem comportamental.

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