Como renovar a CNH 2020? Veja novos prazos

Quem teve a carteira de motorista vencida em 2020 ganhará mais um ano para renovar a CNH. Os novos prazos começaram a valer em 1º de dezembro.

Quem teve a carteira de motorista vencida em 2020 ganhará mais um ano para renovar a CNH. Sendo assim, o motorista que teve seu documento vencido em agosto por exemplo, poderá renovar até agosto de 2021. Os novos prazos começaram a valer em 1º de dezembro, com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A qual também inclui a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) e a Permissão Para Dirigir (PPD).

Como renovar a CNH?

No geral, para renovar a CNH é preciso fazer uma solicitação ao Detran ou no Poupatempo. No site, é recomendado fazer o agendamento da renovação do documento, e comparecer no dia com documentos pessoais.

Nota-se que os exames médicos do procedimento podem ser feitos em clínica credenciada pelo Detran. Ao passo que, as taxas para renovar a CNH variam em cada estado.

Renovação da CNH pelo site

Em São Paulo, é possível renovar a CNH de maneira remota pela plataforma do Detran no site do Poupatempo. Esse procedimento é válido para todas as categorias do documento, desde que não esteja suspenso ou cassado.

No site ou aplicativo do Poupatempo a orientação é fazer o login e clicar em "Renovação de CNH". Feito isso, deve-se agendar o exame médico. E com a aprovação, o próximo passo é pagar a taxa de emissão da habilitação, o que também pode ser feito de maneira online.

Por fim, a CNH impressa será enviada ao motorista. Já a versão digital, pode ser solicitada no aplicativo da Carteira Nacional de Trânsito (CDT).

Validade do documento

Ademais, entra em vigor em abril de 2021 medida que amplia a validade da CNH para documentos emitidos a partir desta data. Atualmente o período máximo é de cinco anos para motoristas de até 65 anos de idade. Acima disso, a validade é de três anos.

A partir da mudança, a validade da habilitação será de dez anos para condutores de até 50 anos de idade; cinco para os de 50 a 70 anos e três anos para condutores acima de 70 anos.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes