Impactos para o consumidor do fechamento da fábrica da Canon no Brasil

Após oito anos no mercado brasileiro, fabricante japonesa de câmeras profissionais anunciou estar deixando o país

A Canon anunciou, na quinta-feira, 4, que vai encerrar as operações de sua única fábrica no Brasil, localizada na Zona Franca de Manaus e inaugurada em 2013. No comunicado divulgado ontem, a empresa diz que a decisão foi da matriz da companhia, no Japão, e deve valer já a partir de junho. O fechamento resultará na demissão dos 43 empregados. A Canon é mundialmente conhecida por suas câmeras fotográficas profissionais. A fábrica em Manaus foi a primeira aberta pela fabricante japonesa fora do mercado asiático.

Embora a fábrica esteja deixando o Brasil, a marca Canon vai continuar por aqui. Segundo a empresa, a saída do mercado brasileiro fisicamente se deu por "dificuldade em traçar uma estratégia a longo prazo no País". Com isso, a Canon engrossa a lista de empresas do setor de tecnologia a tomar essa decisão.  No início do ano, a Sony anunciou o fechamento de sua fábrica em Manaus e a conclusão da produção local de alguns produtos. Já a LG remodelou toda sua operação global com impactos no Brasil.

Preços da Canon

Com o fechamento da fábrica da Canon no Brasil, a dúvida de consumidores é quanto aos preços das câmeras, serviços e acessórios das câmeras.  Até o momento a empresa não deu nenhum sinal aos consumidores de seus produtos. É importante lembrar que os produtos da Canon passam a ter volatilidade.

Ao optarem por fabricar produtos na Zona Franca de Manaus empresas são contempladas com impostos federais mais baixos. O que se reflete no preço de seus produtos por aqui. Agora, com a saída da empresa do país, os preços dos produtos da Canon para os brasileiros poderá subir uma vez que passarão ser produtos importados, cobrados em dólar.

Atualmente, a Canon fabricava apenas os modelos T7 e T7+ da câmera digital Canon EOS Rebel no Brasil. Assim, estes são os modelos que provavelmente devem ter reajustes de preços. Enquanto isso, os modelos EOS R5, R6, RP e R são importados pela fabricante, diminuindo a possibilidade de algum impacto no preço final.

Assistência técnica com o fechamento da fábrica

Outra preocupação de consumidores e donos de câmeras da Canon é a continuidade da assistência técnica. Também por meio de comunicado, a empresa japonesa disse que continua com os serviços prestados de assistência, assim como a continuidade da garantia. Por ora estaria descartado portanto qualquer perda para o consumidor.

Além disso, a companhia disse que continuará com sua estratégia de serviços no Brasil. "A Canon continua em plena atividade no Brasil, oferecendo seus produtos fotográficos, de impressão e imagem por sua loja virtual ou por sua equipe de campo", disse a empresa, também sem entrar em detalhes de mudanças de valores.

O fechamento da fábrica da Canon anunciado ontem não foi surpresa para os funcionários uma vez que teriam sido informados sobre a decisão da companhia de deixar o país em janeiro, época em que a Canon começou seu processo de encerramento de suas atividades em Manaus. Como a unidade na Zona Franca era a única da companhia no Brasil, a possibilidade de qualquer realocação dos funcionários está descartada.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes