Microsoft aposentará o navegador Internet Explorer em 2022

Com o fim do navegador, alternativa para empresas e consumidores será o Microsoft Edge, diz a gigante da tecnologia

É o fim de uma era. A Microsoft anunciou, nesta quinta-feira, 20, que colocará um ponto final na história do Internet Explorer, navegador que ganhou popularidade nos anos 2000. A data programada para desligar os motores da plataforma é 15 de junho de 2022. 

A decisão surge em um momento em que os consumidores praticamente pararam de usar o Explorer. “Estamos anunciando que o futuro do Internet Explorer no Windows 10 está no Microsoft Edge”, disse Sean Lyndersay, gerente de programa do Edge, em comunicado em que a empresa tornou pública sua decisão.

A partir de junho de 2022, portanto, a única alternativa para empresas e consumidores que ainda preferem usar o Explorer será migrar para o Microsoft Edge com modo IE. Ainda será possível acessar sites antigos, sem suporte para navegadores novos. 

A desativação do Internet Explorer é um processo antigo, que está se desenrolando desde o lançamento do Edge, em 2016. Desde então, aos poucos, a Microsoft foi retirando o suporte do Internet Explorer em serviços como o Teams e, em breve, frá o mesmo para Office e Outlook.

Novos rumos da Microsoft

Microsoft
Prédio da microsoft - foto: pixabay

Enquanto a Microsoft aposenta o Explorer, também investe em novos caminhos. Recentemente, o Discord, plataforma social voltada ao público gamer, entrou na mira da empresa fundada por Bill Gates. Foi feita, inclusive, uma oferta de mais de US$ 10 bilhões.

Fontes desse mercado dizem que a Microsoft está buscando “recursos que deem acesso a comunidades de usuários engajados”, e que já manifestou interesse anteriormente no TikTok e no Pinterest, mas, sem sucesso. Até o momento, “nenhum acordo é iminente”.

Algumas semanas depois, no entanto, a Microsoft pagou US$ 19,7 bilhões pela Nuance Communications, empresa focada em Inteligência Artificial. O objetivo é reforçar o pacote de apps corporativos com a tecnologia avançada de fala da Nuance.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes