Confira dicas essenciais para economizar para viajar

Enxugar o orçamento e conseguir receita extra são pontos importantes.

Estabelecer um plano concreto relacionado à viagem ajuda a definir quanto será preciso poupar e por quanto tempo.

Se você está contando os dias para a pandemia melhorar e ser possível realizar uma nova viagem, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa da MelhorCambio.com mostrou que 68% de 2.147 pessoas entrevistadas devem retomar as viagens nos próximos meses, e o primeiro passo é organizar o orçamento para começar a economizar para viajar.

Primeiramente, uma viagem é um objetivo dentro das suas finanças. Ou seja, para viajar normalmente é preciso gastar com algumas coisas, que vão de passagem a hospedagem e passeios. Quanto essa viagem que você quer fazer deve custar?

Entender alguns detalhes sobre a viagem, como o lugar, a duração, os gastos básicos e a data são pontos essenciais para quem quer economizar para viajar a partir de agora. Isso porque, dependendo desses pontos todos, a sua viagem pode custar um determinado valor ou muitas vezes mais. E aí será preciso juntar mais dinheiro também.

E quem pretende viajar para fora do país, deve começar a separar um pouco por mês para a compra de moeda estrangeira. "A recomendação é que você compre um pouco por mês porque, nessa frequência, sempre vai haver um momento de queda perfeito para a compra, explica  Alexandre Monteiro, sócio da startup. A MelhorCambio.com oferece uma ferramenta de alerta para quando a moeda atingir a taxa que deseja.

Para planejar a viagem você pode usar um caderno, uma planilha e aplicativos que te ajudam a poupar dinheiro, como o da Grão. A startup ajuda quem quer guardar mesmo que um pouquinho por vez e você ainda pode estabelecer seus objetivos e acompanhar quanto está conseguindo guardar e quanto falta para chegar na quantia necessária. O dinheiro também rende mais que na Poupança. 

 

Corte ou substitua gastos para economizar para viajar

 

Depois de estabelecer um plano mais concreto, está na hora de olhar o orçamento. Se você ainda não guardou dinheiro para a viagem, é preciso entender suas receitas e despesas e observar se há algum gasto que pode ser cortado pelo menos por um tempo, até que você consiga economizar para viajar

Se não der para cortar nada, vale a pena avaliar se dá para substituir alguns gastos. Que tal diminuir o valor da fatura do celular por um tempo, por exemplo? Talvez você esteja usando menos do que o necessário, especialmente nesta fase de pandemia.

Outra opção, além de cortar ou substituir gastos, é conseguir renda extra. A maneira mais fácil de fazer isso é vendendo o que você não usa mais. Aproveite o potencial dos grupos da internet e coloque objetos, móveis e roupas à venda. Com isso, você já começa a economizar para viajar.

Economizar para viajar
Imagem: reprodução / unsplash

Onde investir?

 

Quando você começa a economizar para viajar, deve se lembrar de investir o dinheiro para que ele possa crescer ou, ao menos, não perder o poder de compra. A data da viagem será essencial para você escolher os investimentos. 

Se a ideia é ir assim que possível, dentro de um período de seis meses por exemplo, o ideal é escolher investimentos líquidos. Mas se a ideia é juntar para um intercâmbio a realizar daqui alguns anos, a situação muda. Por exemplo, é possível escolher investimentos com maior retorno e resgate no médio e longo prazo.

Finalmente, dentre os investimentos com grande liquidez estão a tradicional poupança, CDBs diários e Tesouro Selic. Neste caso, a prioridade é a possibilidade de resgate e não o rendimento. Você também pode deixar o dinheiro aplicado em contas digitais como a do Nubank. Neste caso, o rendimento pode variar conforme o prazo para o resgate. Quanto mais longo, maior o percentual do CDI pago. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes