As dez profissões do universo blockchain

O universo blockchain abre várias portas no mercado de trabalho, dá oportunidades e gera empregos para aqueles que desejam atuar no meio.

O universo blockchain abre várias portas no mercado de trabalho, ingressando no modelo econômico moderno, dando oportunidades e gerando empregos para aqueles que desejam atuar no meio. A conclusão é de Rodrigo Pimenta, CEO da Hubchain Technologies. São dez profissões que terão oportunidades relacionadas ao universo, resultando da emergência de novas tecnologias e aquecem com velocidade uma nova safra de necessidade e nível de profissionais. Esse contexto também decorre da extinção, nos próximos anos, de diversas profissões. Na França, os empregos em bancos já caíram 40% e devem desaparecer até 2050.

LEIA | Bolsa Família 2023: calendário, aplicativo, consultar e receber benefício

Blockchain: adaptação à era digital

TecnologiaO impacto de uma nova tecnologia sempre causa grandes transformações nos mais diversos setores, ainda mais quando o assunto é mercado de trabalho. "Novas gerações de profissionais acabam tendo que se adaptar ao contexto trazido pela era digital", observa Pimenta, autor de publicação de Inteligência Artificial e Algoritmos Genéticos. Segundo ele, a profissão mais promissora será a de analista DevOp Blockchain (profissional com visão de implementar blockchain desde protótipo, infraestrutura, frontend, backend e integrações).

Ainda de acordo com o CEO da Hubchain Technologies, a segunda profissão com chances de decolar nos novos tempos é a de cientista de Dados Blockchain: responsável por entender a estrutura desnormalizada de origem blockchain, tornando-a em estrutura de dados normalizada, garantindo sua integridade pela validação dos blocos , criptografia e verificação de integridade das árvores merkle. Em seguida vem o arquiteto de Sistemas Blockchain (especialista em criar e aconselhar o não uso da tecnologia, conforme a necessidade do negócio). Outro profissional desse universo é o contador para Ativos Blockchain/DLT, habilitado em validar ou emitir todos os documentos contábeis, baseando em notação de contabilidade financeira para uma firma do setor.

O auditor/perito em Ativos Blockchain/DLT validará e emitirá documentos contábeis, baseando em notação de contabilidade financeira nessa tecnologia para firma de auditoria/perícia. Existirá ainda o analista de Infra IoT (Internet das Coisas): especialista habilitado na disponibilização de infraestrutura cabeada, 3G/4G e wifi.

Governança em criptoativos

As demais profissões do futuro são analista de Governança Empresas com Blockchain/DLT (mitigar riscos, tendo como um dos pilares tecnológicos o blockchain em seu negócio), analista de Compliance Empresas com Blockchain/DLT (garantir práticas de acordo com a legislação), consultor Blockchain para Negócios (encontrar oportunidades e parceiros para otimizar custo e investimento) e gestor de Fundos Tokenized/CriptoAtivos (opera na área de bolsa de valores/trading/funding, com foco em Token/CriptoAtivos, sendo conhecedor da legislação).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes