AI-5: saiba como foi a mais dura repressão da Ditadura Militar

Um dos capítulos mais importantes e polêmicos da história brasileira, certamente, é o da Ditadura Militar.

Um dos capítulos mais importantes e polêmicos da história brasileira, certamente, é o da Ditadura Militar. O período que compreende-se entre os anos de 1964 e 1985 foi marcado por mudanças extremamente impactantes na democracia do Brasil. Grande parte destas mudanças negativas se deu por conta dos Atos Institucionais, mais notadamente o AI-5 - diversas vezes relembrados por políticos atuais do espectro da direita .

Entenda abaixo o que foi o AI-5:

Qual era o objetivo dos Atos Institucionais?

Screenshot 23
O ato institucional 5 resultou no fechamento do congresso e tornou sistemática a perseguição a opositores do regime - reprodução

Os Atos Institucionais foram uma das principais ferramentas dos militares para fazer a manutenção (e reafirmação) de seu poder durante os dez primeiros anos da Ditadura. Considerados como “normas” pelo governo militar, os atos retiravam direitos de políticos da oposição e dos brasileiros com o aval do Conselho de Segurança Nacional.

Cada um dos 17 atos trouxe algum prejuízo às liberdades do povo e benefícios aos militares, mas foram todos anulados em 1979; quando a ditadura iniciou seu processo de abertura “lenta e gradual” para a volta da democracia. Embora a quantidade de AI’s tenha sido grande, o que trouxe mais impacto negativo aos brasileiros foi o AI-5, explicado abaixo.  

Quais são as características do Ato Institucional número 5?

Screenshot 24
(foto: wikimedia commons)

Assinado em 13 de dezembro de 1968, o AI-5 é um documento desenvolvido pelos militares. O ato é composto por 12 artigos que dava ao presidente o poder de "decretar a intervenção nos estados e municípios, sem as limitações previstas na Constituição, suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais, e dá outras providências."

Este ato foi desenvolvido pelo crescente medo dos militares por "processos subversivos e de guerra revolucionária" que buscavam finalizar a Ditadura. Conforme as historiadoras Lilia M. Schwarz e Heloisa Starling,  este documento “era uma ferramenta de intimidação pelo medo, não tinha prazo de vigência e seria empregado pela ditadura contra a oposição e a discordância".

Porque o Ato Institucional número 5 simbolizou o auge da repressão e quais foram suas consequências?

Emitido durante o governo do presidente militar Artur da Costa e Silva, o AI-5 marca oficialmente um dos piores períodos da ditadura. Quando emitido, o Ato Institucional permitiu que o presidente fechasse o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas de todos os estados; dando poderes legislativos ao presidente e aos governadores. Fora isso, o poder executivo tinha o direito de destituir quaisquer políticos eleitos e juízes que apresentassem ideias ou atitudes “subversivas” contra o regime instaurado.

Mas este não foi o único fator antidemocrático da norma, o AI-5 também instaurou a análise e censura de arte, programas televisivos e da imprensa. Artistas renomados como Chico Buarque, Caetano Veloso e até programas como o Jornal Nacional (que nasceu durante a ditadura) sofreram com boicotes e censuras realizadas pelos militares. 

Certamente, um dos piores pontos do AI-5 e Costa e Silva foi a suspensão do habeas corpus (dispositivo legal para a defesa contra abuso de poder e a favor da liberdade)  por crimes de motivação política. Esse item institucionalizou a tortura e o assassinato da “subversivos” ligados à movimentos de esquerda. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, que investigou os desaparecimentos ligados à ditadura, cerca de “434 mortes e desaparecimentos políticos” ocorreram entre 1964 e 1988. A maioria destas mortes e violações dos direitos humanos ocorreram graças ao poder nefasto do Ato Institucional 5; afinal, foi ele que lesou direitos básicos dos cidadãos e interrompeu o processo democrático por mais de 20 anos.

Revogação do AI-5

O AI-5 deixou de existir quando o presidente Ernesto Geisel emitiu uma emenda, anulando-o em 13 de outubro de 1978. A medida do então presidente surgiu como parte de sua "abertura lenta e gradual" do regime militar. Embora tenha assinado a emenda em 1978, o fim do AI-5 só aconteceu no ano seguinte. Surpreendentemente, Geisel utilizou algumas regalias do Ato durante o seu governo; o presidente chegou a caçar o mandato de 11 parlamentares e cancelou eleições. Vale ressaltar que o prazo do AI-5 era de 10 anos, então o fim do Ato estava previsto para o ano em que Geisel decretou sua revogação.

Por qual motivo políticos ainda pedem ou citam a volta do AI-5?

Surpreendentemente, mesmo com documentos históricos comprovando os crimes hediondos resultantes do AI-5, políticos ligados à direita pedem a volta do Ato Institucional para “conter a esquerda”. Mas qual é o motivo de tanta fascinação e vontade por uma “nova” versão de uma das normas mais prejudiciais criadas na história do Brasil?

Esse fenômeno ocorre como resultado de duas grandes questões presentes na política brasileira pós-ditadura: a luta contra a corrupção institucionalizada (representada por operações como a Lava Jato e o escândalo do Mensalão) e a ascensão dos políticos de direita; marcada pela eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018. 

A união dessas duas receitas para a polarização criou uma visão de que todo partido ou pensador da esquerda faz parte dos problemas econômicos, sociais e institucionais do país. Outro grande combustível nos pedidos pela volta do AI-5 partem de frases do próprio Presidente Jair Bolsonaro (“vamos fuzilar a petralhada”; “minha bandeira jamais será vermelha” e tantas outras frases ao longo de sua carreira política).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes