Benefícios da Linhaça: mais saúde e beleza para você

Há muitos séculos a humanidade goza dos benefícios da linhaça: existem registros do uso da semente datando de 5.000 a.C. Extremamente nutritiva, a linhaça pode ser consumida de diversas formas e seu uso tópico também traz vantagens.

Boa parte disso se deve a alta presença de ácidos graxos nessa semente: a linhaça é riquíssima em ômega 3 e ômega 6. Na verdade, o ômega 3 sozinho forma 50% da composição lipídica do óleo extraído da linhaça.

Além disso, a linhaça é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas C, E e do complexo B. Conheça melhor esse superalimento.

 

7 benefícios da linhaça para sua saúde e beleza

 

Reduz o colesterol e o risco de doenças cardíacas

 

Segundo a nutricionista Mayara Mendonça, entre os super benefícios da linhaça o destaque fica para a sua grande quantidade de ácidos graxos ômega 3 e 6. De acordo com a profissional, eles ajudam no controle do colesterol e dos triglicérides. Além disso, a combinação desses ácidos graxos com a vitamina D torna a linhaça uma boa aliada no combate a doenças cardiovasculares

 

Fortalece o sistema imune

 

A nutricionista também cita entre os benefícios da linhaça a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico e prevenir alguns tipos de câncer.

- PUBLICIDADE -

Isso porque a linhaça é rica em uma família de substâncias chamadas lignanas. As lignanas são fotoquímicos biologicamente ativos com ação reguladora sobre hormônios que podem causar o crescimento de tumores. Logo, essas compostos possuem potencial anticancerígeno.

 

É um poderoso anti-inflamatório

 

Já a nutricionista Elaine Magee, da Universidade Stanford, relatou em artigo que dois componentes da semente de linhaça agem na redução das inflamações, os ácidos ômega e a lignana.

Dessa forma, ao bloquear certos agentes inflamatórios, os componentes da linhaça podem levar a melhoras em quadros de certas doenças, como Alzheimer e asma.

 

Controla os sintomas da menopausa

 

Elaine Magee também fala os benefícios da linhaça para mulheres na menopausa. Segundo ela, um estudo em que mulheres com menopausa ingeriram apenas duas colheres de sementes de linhaça por dia teve resultados impressionantes.

Como resultado, houve uma queda na sensação de calor súbito de 57%. Além disso, as participantes reportaram sentir diferenças maiores com a continuação do uso.

 

Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Trata seus cabelos

 

Os benefícios da linhaça não são apenas para a saúde: essa semente super versátil também é uma aliada da sua beleza. É possível fazer uma hidratação para os cabelos com o gel da linhaça, uma opção natural para deixar os fios mais macios e brilhosos.

Da mesma forma, o ácido graxo ômega 3 é o responsável: ele favorece o crescimento saudável dos fios, nutrindo os folículos capilares e melhorando sua elasticidade

Fazer o gel da linhaça é muito simples, você só precisa deixar as sementes hidratando na água por 30 minutos. Em seguida, você pode aplicar o gel diretamente nos cabelos ou misturá-lo com outros ingredientes. Após alguns minutos, é só enxaguar. Você também pode coar o gel da linhaça e usá-lo como fixador.

 

- PUBLICIDADE -

É uma opção sem glúten

 

A linhaça é um alimento naturalmente sem glúten. Logo, sua ingestão é perfeitamente segura para celíacos, alérgicos e intolerantes à proteína. Assim, a farinha da linhaça é uma boa opção de substituição de derivados do trigo, especialmente para engrossar receitas e incrementar lanches rápidos.

 

Ajuda a emagrecer

 

A linhaça é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento graças à sua interação com o hormônio insulina. A insulina é o hormônio responsável pelo armazenamento de gordura no corpo e é ativado toda vez que o açúcar no nosso sangue tem um pico. Além disso, quando esse hormônio é ativado, o cérebro recebe uma mensagem para buscar alimentos ricos em glicose, como pães, bolos e biscoitos.

Porém, a ingestão de fibras alimentares torna a liberação de glicose no sangue mais lenta, evitando esses picos. Em cada 10 gramas de linhaça encontramos 3,5 gramas de fibra alimentar. Nesse sentido, um dos benefícios da linhaça é evitar os picos glicêmicos, diminuindo a fome e o desejo por alimentos calóricos.

 

Como ingerir a linhaça

 

A linhaça é rica em fibras e isso é muito bom. Todavia, essas fibras podem causar prisão de ventre se ingeridas inadequadamente. Além disso, por ser muito lisa, pode passar reto pelo trato intestinal. Assim, alguns profissionais recomendam a ingestão da linhaça triturada ou hidratada.

No entanto, se você quiser ingerir a semente inteira, não há problema, apenas se certifique de beber bastante água para garantir a boa digestão.

- PUBLICIDADE -

Por fim, não esqueça de consultar o seu médico. Ele conhece seu corpo e deve sempre ser ouvido antes do início de qualquer tratamento.

Comentários (0)
Comentar