Brasileiros na coroação de Charles: os convidados do Rei

Charles III assume o trono britânico neste sábado, 5

A coroação de Charles III ocorre neste sábado, 6 de maio, e contará com brasileiros no evento. A cerimônia que oficializará o monarca como o novo rei do Reino Unido terá a presença de dezenas de líderes mundiais e convidados da família real.

Quem são os brasileiros na coroação de Charles?

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira dama Janja Lula da Silva estarão presentes na coroação de Charles III. Outro brasileiro presente na cerimônia é Chiquinho Scarpa, convidado pelo próprio rei.

Lula está publicando todos os seus compromissos na Inglaterra em sua página no Twitter. "Bom dia! Já em Londres, onde hoje me encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, @RishiSunak, e participo da recepção oferecida pelo Rei Carlos III ", escreveu. O atual presidente também conversou com outros chefes de estado.

O presidente chegou ao Reino Unido na manhã desta sexta, 5. Depois da cerimônia de coroação, Lula participará de uma confraternização reservada, a convite de Charles, junto a outros líderes.

Além de Lula e Janja, outros dois mil convidados de diversos países estarão presentes na coroação de Charles. A lista completa não foi divulgada, mas alguns chefes de estados estão confirmados incluindo Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Emmanuel Macron (França), Frank-Walter Steinmeier (Alemanha), Andrzej Duda (Polônia) e Ferdinand Marcos Jr (Filipinas), além do primeiro-ministro britânico e sua esposa, e outros membros do governo. Já os Estados Unidos serão representados pela primeira-dama Jill Biden.

Foto: Coroação: qual coroa o Rei Charles usará?

Quem é Chiquinho Scarpa?

Outro brasileiro que estará presente na coroação de Charles III é Chiquinho Scarpa. Pertencente a alta sociedade brasileira, o conde é amigo do monarca desde a infância e chegou a conhecer a Princesa Diana.

Em entrevista à revista Quem, em abril deste ano, Chiquinho disse que confirmou sua presença na cerimônia. "Eu vou à coroação do Charles. Já confirmei presença. Tenho que ir… Desde criança, tenho muita proximidade com o Charles. Tenho até dificuldade de falar Rei Charles. Para mim, ele é apenas Charles. Minha mãe é de família escocesa e tinha muita proximidade com a Rainha Elizabeth. Quando ela veio ao Brasil ficou hospedada na fazenda da Renata Mellão, melhor amiga da minha mãe, em Campinas", disse.

O conde também afirmou que Charles já frequentou sua mansão em São Paulo e que o rei deu ideias para a casa, como colocar uma copinha perto do quarto. Ele também conta que os dois só se distanciaram durante os anos em que Charles foi casado com Lady Di.

Para o playboy, a Família Real não tem nada demais. "A rainha era uma pessoa espetacular. Todos são muito simples. Eles são normais", afirmou.

Foto: Quem é o suposto pai do príncipe Harry e o que diz o livro?

Conde
Chiquinho scarpa - foto: reprodução/instagram/@conde_chiquinho_scarpa

Que horas vai ser a coroação de Charles?

A cerimônia começa às  6h, horário de Brasília, enquanto a coroação de Charles III ocorre por volta das 8h. Haverá transmissão ao vivo e online para todo o país.

No Brasil, quem faz a cobertura é a Globo e a Record, que repercutem o evento ao longo de sua programação. A transmissão na íntegra ocorre nos canais fechados Globo News e Record News.

O Globoplay vai liberar gratuitamente o sinal da GloboNews mediante cadastro gratuito. Também será possível acompanhar no YouTube da Record News, no portal R7 e no PlayPlus, além do canal oficial da Família Real no YouTube (@royalchannel).

Veja: Príncipe Harry: 6 polêmicas do novo livro

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes