2001: Como era o Brasil no ano de estreia da novela O Clone?

Coisas como o Facebook, Big Brother Brasil e o YouTube não existiam antes do ano de estreia da próxima novela no Vale a Pena Ver de Novo

O Clone está prestes a voltar para a programação diária da Rede Globo, substituindo a atual Tititi, no Vale a Pena Ver de Novo. A trama duas décadas desde seu lançamento, e nesse tempo muita coisa mudou no Brasil e no mundo. Mas como era a vida em 2001, ano de lançamento da novela O Clone?

O que aconteceu no ano da novela o Clone, em 2001?

A novela O Clone, escrita por Gloria Perez, foi exibida entre 1 de outubro de 2001 a 15 de junho de 2002, na faixa das 21h da Rede Globo. Apesar das coisas influenciadas diretamente pela novela, a vida no ano de O Clone era completamente diferente em alguns setores. Para ter noção, em 2001, o salário mínimo no Brasil era de R$180 - contra R$ 1.100 em 2021.

Mas não é só isso: tínhamos a nota de 1 real, o presidente do país era Fernando Henrique Cardoso, acontecia a terceira edição do Rock in Rio e duas escolas de samba (Vai-Vai e Nenê de Vila Matilde) ficaram empatadas e venceram o carnaval de São Paulo.

Alguns acontecimentos marcantes na vidas dos famosos também aconteceram no ano da novela O Clone, como o sequestro de Silvio Santos e a filha Patrícia Abravanel e o incêndio que atingiu o estúdio do programa infantil Xuxa Park.

No esporte, 2001 foi o ano em que o Grêmio derrotou o Corinthians e venceu a Copa do Brasil. Daniele Hypólito entrou para a história como a primeira brasileira a subir no pódio de um mundial de ginástica e o Atlético Paranaense conquistou o Campeonato Brasileiro de Futebol pela primeira vez.

O que podemos concluir sobre 2001 é que, além da novela O Clone, ano foi marcante de diversas maneiras - sem mencionar os ataques de 11 de setembro, que aconteceram nos Estados Unidos - e marcou o Brasil.

O que não existia em 2001?

Para entender quão diferente está a vida, além das coisas que aconteceram, também podemos pensar sobre as coisas que não existiam no ano da novela o Clone. E a lista pode te surpreender! Invenções muito populares em 2021, como o iPhone, Facebook, YouTube e Netflix não estavam nem perto de existir - a mais velha entre as marcas citadas (Facebook) foi lançada em 2004.

Clássicos do entretenimento também não tinham chegado no ano de O Clone. Lost, por exemplo, teve a primeira temporada lançada em 2004 e os filmes da saga Harry Potter só ganharam o mundo em 2002. O principal reality show do país, o Big Brother Brasil, também não existia e a primeira edição só chegou às telinhas um ano depois da novela.

Que horas começa o bbb21 hoje
A primeira edição do bbb aconteceu em 2002. (foto: reprodução/rede globo)

 

A mobilidade urbana também mudou bastante desde o ano de O Clone e ferramentas consideradas essenciais hoje em dia, como o aplicativo Uber ou as ciclo faixas, só apareceram por aqui depois de 2009. Interessante, né?

Você já pensou como sua vida era diferente em 2001, ano de O Clone, próxima novela nas tardes da Globo?

Novela O Clone no Vale a Pena Ver de Novo

Se tem uma coisa que impactou o comportamento dos brasileiros em 2001, essa coisa foi O Clone. E a partir do dia 4 de outubro um dos maiores sucessos da Rede Globo estará de volta no "Vale a Pena Ver de Novo".

A novela se desenrolou entre o Brasil e Marrocos e abordou temas como o choque de cultura entre os países, a clonagem humana e, claro, o romance entre Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício).

Os personagens e vários elementos da cultura muçulmana caíram no gosto dos brasileiros e, além da popularização de alguns termos árabes, a novela também inspirou meninas e meninos a reproduzir as danças e até visuais da cultura árabe por aqui.

Giovanna antonelli
Giovanna antonelli interpretou jade em o clone. (foto: reprodução/rede globo)
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes