Nos Tempos: 6 lugares da família real que podem ser visitados no RJ

Quinta da Boa Vista e outros locais estão sendo mostrados em Nos Tempos do Imperador

Nos Tempos do Imperador tem mostrado a vida da família imperial no Brasil durante o reinado de Dom Pedro II. Muitos dos lugares em que as majestades viveram ainda existem nos dias de hoje e podem ser visitados pelo público. Abaixo, confira uma lista de seis lugares relacionados à família real no Rio de Janeiro.

Quinta da Boa Vista - Lugares da família real

A Quinta da Boa Vista sempre é citada em Nos Tempos do Imperador. É lá que está a antiga residência dos imperadores, em que eles viveram entre 1822 e 1889, até a Proclamação da República. Localizada no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, o parque abriga o Museu Nacional e também costuma receber muitos cariocas que utilizam os jardins para fazer piqueniques ou andar de pedalinho.

Endereço: Avenida Pedro II, s/n - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ

Entrada gratuita.

 

Quinta da boa vista
Quinta da boa vista - foto: reprodução/diário do rio/cleomir tavares

 

Jardim das Princesas - Lugares da família real

Uma parte da Quinta da Boa Vista é o Jardim das Princesas, local onde Isabel e Leopoldina passavam o tempo livre e praticavam atividades como artesanato e jardinagem.

Em fevereiro de 2020, a UFRJ divulgou que o jardim, localizado ao lado esquerdo de onde era o palácio, será restaurado e aberto ao público. A ideia é implementar atividades culturais no local. No entanto, o local segue em obras, junto ao Museu Nacional, atingido por um incêndio em setembro de 2018.

Endereço: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ

Ainda fechado para o público.

Jardim
Jardim das princesas em 2013 - foto: reprodução/agência o globo/eduardo naddar

 

Paço Imperial

O Paço Imperial é um dos mais antigos palácios cariocas. O local foi a primeira moradia da família imperial no país, entre 1808 e 1822.

O local foi palco de importantes eventos da história brasileira. No Paço, foi realizada a coroação de D. João VI em 1818. Também foi no local que Leopoldina chegou para se casar com Dom Pedro I.

Hoje, o local é um centro cultural que recebe peças de teatro, exposições, entre outras atividades.

Endereço: Praça XV de Novembro, 48. Centro - Rio de Janeiro

Entrada gratuita.

Paco imperial
Paço imperial - foto: reprodução/diário do rio

 

Floresta da Tijuca - Lugares da família real

A Floresta da Tijuca ainda não foi mostrada em Nos Tempos do Imperador, mas foi muito explorada para a extração de madeira e plantação de café. Em 1861, Dom Pedro II deu início o processo de desapropriação de chácaras e fazendas e ordenou que a área fosse reflorestada. Hoje, o local abriga uma grande diversidade de fauna e flora.

Endereço: Estrada da Cascatinha, nº 850 - Alto da Boa Vista.

Entrada gratuita.

Lugares família real
Floresta da tijuca - foto: reprodução/icmbio

 

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

A Igreja da Ordem Terceira do Carmo, antiga Sé, foi palco de importantes eventos da família real. Foi lá que foram realizadas as cerimônias de sagração de Dom Pedro I e Dom Pedro II, além do casamento da Princesa Isabel e Gastão, o Conde D'Eu.

Endereço: Rua do Carmo, 46 - Centro.

Entrada gratuita.

Lugares família real
Interior da igreja da ordem terceira do carmo - foto: reprodução/guia cultural do centro do rio

 

Palácio Guanabara

O Palácio Guanabara serviu de moradia para Isabel e seu marido Conde D’Eu após o casamento do casal, em 1865. O local pertenceu aos príncipes até 1889, quando foi proclamada a república. Apesar do processo aberto pela princesa para a devolução do imóvel, que durou 125 anos, o palácio continua pertencendo à União e os descendentes da família real não receberam indenização.

Hoje, o local abriga a sede oficial do governo do Rio de Janeiro. Antes da pandemia, o local recebia visitas guiadas com duração de 40 minutos. Por enquanto, as visitas ainda estão suspensas e quem já tinha horário marcado terá a data reagendada para quando o Palácio for reaberto, de acordo com as recomendações de saúde do Governo do Estado.

Endereço: R. Pinheiro Machado, s/nº - Laranjeiras

Lugares família real
Palácio guanabara - foto: reprodução/globonews

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes