Relembre carreira de Jandira Martini hoje, a Zoraide de O Clone

Atriz está afastada das novelas desde 2012

Em O Clone, novela de 2011, Zoraide é uma das personagens mais lembradas. Depois do sucesso da trama escrita por Glória Perez, Jandira Martini seguiu carreira artística na Globo e interpretou papeis memoráveis. A atriz morreu no dia 29 de janeiro, em São Paulo, aos 78 anos.

Carreira de Jandira Martini

Após o término de O Clone, a atriz Jandira Martini esteve em outras novelas de Glória Perez. Ela interpretou Odaléia em América (2005), Puja Hitid em Caminho das Índias (2009), outro grande sucesso da emissora, e a Vó Farid em Salve Jorge (2013).

Mas nem só em folhetins que contam histórias em outros países esteve a atriz. Martini acumula passagens pela TV, teatro e cinema, como A Casa das Sete Mulheres (2003), Desejo Proibido (2007), Escrito nas Estrelas (2010) e Morde e Assopra (2011) - todas novelas da Globo. Ela é amiga próxima do ator Marcos Caruso, com quem já escreveu textos para os palcos e televisão.

Apesar de ser bastante conhecida pelo público noveleiro, o última aparição na teledramaturgia foi em 2012, quando terminou de gravar Salve Jorge. Seus trabalhos mais recentes foram no seriado adolescente Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis (2017) da Warner e no filme 10 Horas para o Natal, lançado em 2020. Além disso, um pouco antes da pandemia de covid-19 chegar ao Brasil, ela fez uma leitura pública de uma peça de teatro chamada Em Busca do Bonde Perdido, escrita por ela mesma.

Zoraide de o clone hoje
Atrizes eliana guttman e jandira martini em agosto de 2021 - foto: reprodução/instagram/@eliana guttman

Final de Zoraide em O Clone

Zoraide passa a maior parte da trama apaixonada por Ali (Stênio Garcia), tio de Jade (Giovanna Antonelli) - a personagem é a verdadeira "mãezona" do núcleo muçulmano.

Na reta final do folhetim, Zoraide finalmente irá conquistar o amor de sua vida. Ali percebe que ela é a única mulher que gosta dele de verdade, apesar de já ser casado com outras três mulçumanas.

Ali reúne toda a família e faz o pedido para Zoraide: "Você aceita?". A mulher ficará tão nervosa que desmaia após ouvir a pergunta de seu amado.

Dias depois, acontece o casamento do novo casal. Na noite de núpcias, Ali se declara para a esposa: "Não há balança que pese meu tesouro. O primeiro olhar vendo os olhos da amada é como o espírito sobre a face das águas que deu origem aos céus e a terra. Alá, abençoe minha união com essa mulher. Faz com que ela goste de mim e me e me traga paz e alegria para minha vida".

Final de zoraide
Ali (stênio garcia) e zoraide (jandira martini) se casam no final de o clone - foto: reprodução/globo
Você pode gostar também
3 Comentários
  1. Avatar de joel silva
    JOEL SILVA Diz

    Jandira Martini e uma atriz marcante…
    Sua presença é sua atuação e forte em QQR veículo de interpretação do ator.
    Taí mais uma imensa atriz,que deveria ser mais aproveitada no nosso cenário artístico.

    1. Avatar de simone lara
      Simone Lara Diz

      Tbm concordo plenamente com.senhor joel silva.

  2. Avatar de heloisa
    Heloisa Diz

    Atriz extraordinária. Faz muita falta na televisão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes