Conheça 4 curiosidades sobre a Guerra do Paraguai

Conflito durou seis anos, entre 1864 e 1870

Em breve, a Guerra do Paraguai será retratada em Nos Tempos do Imperador. O clima ficará tenso entre Dom Pedro II (Selton Mello) e Solano López (Roberto Birindelli), e o presidente paraguaio irá declarar guerra ao Brasil. Na vida real, o conflitou deixou dezenas de milhares de mortos. Veja as principais curiosidades da Guerra do Paraguai.

As informações foram revisadas por Talita Sobrinho, formada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestre em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Guerra do Paraguai foi o conflito mais sangrento da América do Sul

A Guerra do Paraguai foi o conflito mais sangrento, de maior proporção e duração da América do Sul. De acordo com reportagem de BBC, o Brasil, Argentina e Uruguai perderam cerca de 120 mil soldados. No Paraguai, foram 280 mil vítimas.

Mas se engana quem acredita que apenas as armas de fogo causaram as mortes. Muitos soldados morreram de doenças negligenciadas, como a cólera.

Batalha
Pintura da batalha de riachuelo durante a guerra do paraguai - foto: reprodução/wikimedia commons

Quem matou Solano López foi um soldado brasileiro - guerra do Paraguai curiosidades

A Guerra do Paraguai terminou em 1870, com a morte de Solano López durante a batalha de Cerro Corá. Quem matou o paraguaio foi o soldado brasileiro José Francisco Lacerda, popularmente conhecido como Chico Diabo.

Segundo o Aventuras da História, ele entrou para a carreira militar em 1865, quando os Voluntários da Pátria fizeram uma visita na casa em que o rapaz morava com seu tio Vicente Lacerda, em Bagé, e o convidaram para fazer parte do pelotão.

Em 1870, ele e outros soldados foram enviados para ajudar o Brasil durante a Guerra do Paraguai. Chico Diabo foi promovido a cabo, e ao matar López, foi considerado um herói.

Chico diabp
Chico diabo - foto: reprodução/wikimedia commons

Endividamento do Brasil e dívida do Paraguai

Apesar de ter saído vitorioso da Guerra do Paraguai, o Brasil ficou endividado após o término do conflito. Segundo o Instituto Liberal, o governo gastou o equivalente ao valor de onze orçamentos anuais em uma guerra que durou seis anos.

Por estar do lado vencedor, o Brasil cobrou uma indenização de 460 mil contos de réis do Paraguai, que jamais foi pago pelo país. Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas perdoou a dívida.

Solano López roubou navio brasileiro durante a Guerra do Paraguai

O presidente paraguaio veio com tudo para cima do Brasil. De acordo com o Aventuras na História, o ditador investiu contra o Marques de Olinda, um navio mercador. Ele ordenou a captura da embarcação e conseguiu transformar o navio em uma máquina de guerra contra o próprio país de Dom Pedro II.

Qual foi a causa da morte de solano lópez?
Solano lópez - foto: domínio público/wikimedia commons

 

Nos Tempos do Imperador vai contar história da Guerra

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, atual novela das seis, Solano López (Roberto Birindelli) irá declarar guerra ao Brasil.

A história irá começar quando o paraguaio se juntar a Tonico Rocha (Alexandre Nero) para destruir Dom Pedro II (Selton Mello). O ditador irá aparecer de surpresa no Rio de Janeiro no mesmo dia do casamento de Isabel (Giulia Gayoso). Pedro irá ver seu inimigo pelas ruas, mas Teresa dirá que isso não é possível e que seu marido pode ter se confundido.

Em cenas previstas para irem ao ar em 12 de novembro, Solano irá surpreender Pedro e Teresa no gabinete imperial e vai ameaçar as majestades, que ficarão assustadas.

O imperador ficará com medo de um conflito armado e solicitará que a Caixas (Jackson Antunes) que recue e impeça o exército brasileiro de apoiar um golpe de estado no Uruguai, mas já será tarde demais. Nessa altura, Venâncio Flores já terá derrubado o presidente do país vizinho, Atanasio Cruz Aguirre, um dos principais aliados de Solano López.

López aproveitará o casamento de Leopoldina (Bruna Griphao) para invadir o território do Mato Grosso. Ele ainda irá cuspir na bandeira do Brasil e vai declarar guerra ao país. "O Paraguai está ameaçado. O Brasil invadiu o Uruguai. Não vamos esperar que nos ataquem! Vamos tomar o Mato Grosso. Avante", dirá o presidente para uma grande multidão.

 

Acompanhe Nos Tempos do Imperador no DCI

Você pode gostar também
25 Comentários
  1. Avatar de saulo selga
    Saulo Selga Diz

    Já lê nesta guerra Riachuelo que o Brasil usava navios ferro , enquanto Paraguai de madeira.
    Foi um massagre nas águas.

    1. Avatar de moacir
      Moacir Diz

      Cadê as 5 curiosidades?

      1. Avatar de leonardo prado
        Leonardo Prado Diz

        Meu tataravô lutou na Guerra do Paraguai. Segue breve história de seu grande feito.

        Nasceu em Curitiba 21/09/1844. Filho de João Lemes do Prado e Rosa Bandeira. Vai lutar na Guerra do Paraguai em 1865, no posto de subtenente. No dia 05/09/1869, resgata a BANDEIRA IMPERIAL usada como tapete, no palácio do Ditador do Paraguai Solano Lopes. Após o término da Guerra do Paraguai em 07/05/1870, Fidêncio recebeu honrarias e medalhas, entre elas, Medalha de Bronze do Brasil, Medalha de Prata da Argentina e Medalha de Ferro do Uruguai. Em 1989, em reconhecimento a sua bravura na Guerra, foi homenageado em Curitiba sua terra natal, com a inauguração de uma praça pública com seu nome. Após o final da guerra, veio residir em Imbituva, na localidade de São Miguel, casando-se com D. Mariana Gaspar com quem deixou inúmeros descendentes, falecendo na mesma localidade no dia 24/08/1927.

      2. Avatar de izio masetti
        Izio Masetti Diz

        O Paraguai pegou mulheres e crianças e mandou pra guerra. Eram 150 mil soldados e 150 mulheres e crianças. O Paraguai não tinha muitas armas, então quando o soldado da frente morria e o de trás usava a arma dele. A primeira província atacada foi maranhao. A ideia era entrar pelo sul mas o general Bento Gonçalves embora fosse inimigo dos portugueses, falou que qq soldado Paraguai que entrasse no RS levaria bala rsrsrs

      3. Avatar de christiano
        Christiano Diz

        Eles só não falam que Chico Diabo era Cabo da Esquadra de pedestres do Corpo de Guardas Municipais Permanente da Província do Rio Grande do Sul e que seu corpo foi sepultado no Cemitério da Guarda na cidade de Bagé/RS.

        A História do Brasil é recheada de outras Histórias verdadeiras mas nunca faladas.

      4. Avatar de aldinei
        Aldinei Diz

        Ninguém conta que PARAGUAI foi massacrado pelo fato da época estar se tornando um país independente e industrializado…muitas vidas principalmente a dos homens isso incluindo meninos as mulheres foram poupadas.

    2. Avatar de martin
      Martin Diz

      Brasil pegou o navio a vapor do Paraguay que ele mesmo comprou da Inglaterra.. Inglaterra entregou ao Brasil esse navio de guerra e não ao Paraguay que pagou por ele. Porq não contam a verdade?? Sempre levando água a seu moinho vcs kkk os afro descendentes de minas gerais lutaram pela sua liberdade a troca de entrar na guerra contra o Paraguay. Sendo q o Paraguay não tinha escravos. Se Solano armasse eles.. hoje minas seria livre do Brasil..

    3. Avatar de jacks sp.
      Jacks sp. Diz

      É Uma Farsa Dizer Que Solano Provocou a Guerra do Paraguai Por Causa do Uruguai. Na Verdade O Que Solano Lopes Queria Era Atraí O Grosso das Tropas Brasileira Para o Sul Para Atacar Mato Grosso, e Invadir o Estado De São Paulo Por Causa do Porto de Santos e Depois Prender o Nosso Imperador no Rio de Janeiro. Ele Queria Fazer O GRANDE PARAGUAI COM AS TERRAS BRASILEIRAS. Esse Foi o Motivo Real da Guerra. O Ditador Solano Lopes Não Esperava a Pronta Reação do Brasil. Viva o Nosso Glorioso Imperador Dom Pedro II. Saudações.

  2. Avatar de thiago gomes
    Thiago Gomes Diz

    Meu avô em vida , contava que seu ancestral , acredito que o bisavô dele , veio fugido do Paraguai por causa da guerra, não temos nada que prove esse fato , meu avô era um homem simples do interior de PE e não tinha motivo para inventar essa historia.

  3. Avatar de mayko
    Mayko Diz

    Ouvi dizer que essa guerra foi incitada pela coroa inglesa, com intuito de desestabilizar a economia paraguaia que era muito próspera na época! Com as baixas da guerra, a população ficou quase restrita a mulheres e crianças!

    1. Avatar de elcio
      Elcio Diz

      Paraguai não era santo não. Solange Lopez queria saída para o mar e resolveu peitar o Brasil achando que teria o apoio da Argentina

    2. Avatar de paulo porto
      Paulo Porto Diz

      Concordo. Foi um conflito articulado pelas potências da época.

  4. Avatar de adilson de oliveira
    Adilson de Oliveira Diz

    Essa guerra do Paraguai com o Brasil
    Foi armação da Inglaterra porque o Paraguai era rico em produção de café e o Brasil também
    Com os dois países se destruindo ficou o comércio do café livre para os ingleses
    Fora os escravos que morreram na guerra
    Porque os senhores dos engenhos mandava para a guerra os escravos no lugar dos seus filhos
    Às histórias do nosso país nunca falarão a verdade nas escolas

    1. Avatar de mauro
      Mauro Diz

      Estive a passeio no Forte Coimbra, que fica às margem do Rio Paraguai e a história contada sobre a guerra é bem diferente das que ouvi.

  5. Avatar de maximiliano
    Maximiliano Diz

    Se quiserem saber como foi a história verdadeira, esqueçam essa novela fantasiosa e leiam a história através de livros argentinos e paraguaios. É muito diferente.

  6. Avatar de fernando
    Fernando Diz

    Estive em Humaitá PY, onde se deu a batalha do Riachuelo e o ataque ao navio brasileiro. Vi ruínas da guerra e locais de outras batalhas. O que se ouve por lá é uma história muito parecida a contada por Mayko em seu comentário.

  7. Avatar de leonardo prado
    Leonardo Prado Diz

    Meu tataravô lutou na Guerra do Paraguai. Segue breve história de seu grande feito.

    Major Fidencio Lemos do Prado

    Nasceu em Curitiba 21/09/1844. Filho de João Lemes do Prado e Rosa Bandeira. Vai lutar na Guerra do Paraguai em 1865, no posto de subtenente. No dia 05/09/1869, resgata a BANDEIRA IMPERIAL usada como tapete, no palácio do Ditador do Paraguai Solano Lopes. Após o término da Guerra do Paraguai em 07/05/1870, Fidêncio recebeu honrarias e medalhas, entre elas, Medalha de Bronze do Brasil, Medalha de Prata da Argentina e Medalha de Ferro do Uruguai. Em 1989, em reconhecimento a sua bravura na Guerra, foi homenageado em Curitiba sua terra natal, com a inauguração de uma praça pública com seu nome. Após o final da guerra, veio residir em Imbituva, na localidade de São Miguel, casando-se com D. Mariana Gaspar com quem deixou inúmeros descendentes, falecendo na mesma localidade no dia 24/08/1927.

  8. Avatar de paulo porto
    Paulo Porto Diz

    Não sinto o menor orgulho disso. Essa guerra foi articulada pelo Reino Unido e a França. Todos os envolvidos saíram perdendo, sendo o Paraguai, nação amiga, o mais prejudicado! E hoje as potências já fazem o mesmo jogo com os países mais fracos. Sempre visando ao domínio e proveito das riquezas naturais.

    1. Avatar de eduardo augusto
      Eduardo Augusto Diz

      Nação amiga? Com o ditador paraguaio ameaçando invadir o brasil? Pode ser nação amiga hj em dia, mas naquela época estava longe de ser, apesar da nossa vontade ser outra, o paraguai só queria guerra! Msm que incitado por outros…

  9. Avatar de anderson
    Anderson Diz

    Semelhante a venda das estatais, entrega ao capital estrangeiro onde retira o lucro e envia ao país de origem.

  10. Avatar de luiz
    Luiz Diz

    Meu bisavô, José Garcia Pereira (1829 -. 1898), foi combatente voluntário na guerra do Paraguai
    e voltou com a patente de capitão. Nasceu e morreu na região hoje de Iguatama, em Minas Gerais, nas nascentes do rio São Francisco.

  11. Avatar de glaucius
    Glaucius Diz

    Vejo muitos aqui repetindo a doutrinação dos professores militantes revolucionários anti-patriotas em amenizar o ditador paraguaio e jogar culpas para paises europeus.

    1) Lopez era um ditador sanguinário e covarde (todos são); e
    2) O canalha do Lopez iniciou a guerra invadido nosso território pelo Mato Grosso marchando em direção a capital do Império no Rio de Janeiro. Foi impedido por tribos indígenas que posteriormente tiveram seus atos heroicos reconhecidos pelo Imperador DPII.

    Repeat after me, militante: O DITADOR PARAGUAIO INICIOU UMA GUERRA APÓS INVADIR O BRASIL, EXPÔS SUA POPULAÇÃO DESNECESSÁRIAMENTE AOS HORRORES DA GUERRA, E USOU MULHERES E CRIANÇAS NO CAMPO DE BATALHA.

    1. Avatar de ismar
      Ismar Diz

      Sábia colocação. Nesse conflito, o Exército Brasileiro se consolidou, nosso glorioso Ir Luis Alves de Lima e Silva o Duque de Caxias, juntamente dos seus comandados literalmente exterminou o Exército Paraguaio. Foi um massacre. Até hoje no Paraguai existe um número menor da população masculina por lá. Sobre ditadores, a única diferença entre o crápula Solano e D.Pedro II é que Pedro era culto. Nossa independência foi errada. Não faz diferença trocar um tirano a 3 mil km de distância por um tirano local. No ato de nossa independência já deveríamos ter passado a ser uma república. Talvez as coisas teriam sido diferentes. TFA

  12. Avatar de jean
    Jean Diz

    Realmente deveríamos ler as versão de cada país, para tentar ao menos saber o que e verdade e não. Já lê que ao final da guerra brasileiros violentavam e matavam crianças e mulheres paraguaios.

  13. Avatar de raniery
    Raniery Diz

    Fiquei sabendo que, nesta guerra o exército brasileiro colocava cadáveres do opositor em locais de abastecimento de água nas vilas do inimigo e com isso contamina a população civil inimiga…sacanagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes