12 filmes clássicos dos anos 90 que vão 'trintar' em 2020

Certamente, 1990 foi um ano de grandes clássicos para o cinema. Uma Linda Mulher, O Poderoso Chefão III e Edward Mãos de Tesoura foram alguns dos principais títulos lançados naquele ano.

Certamente, 1990 foi um ano de grandes clássicos para o cinema. Uma Linda Mulher, O Poderoso Chefão III e Edward Mãos de Tesoura foram alguns dos principais títulos lançados naquele ano. Por isso, compilamos uma lista de doze filmes clássicos dos anos 90. Confira suas sinopses e trailers abaixo:

Uma Linda Mulher -  filmes clássicos dos anos 90

Lançado em 1990, Uma Linda Mulher ajudou a marcar a carreira dos atores Richard Gere e Julia Roberts. Na história, um empresário (Gere) contrata uma prostituta (Roberts) para acompanhá-lo em eventos importantes. No desenrolar da história, a acompanhante vai se acostumando com a realidade e se aproximando emocionalmente do homem rico. 

Coração Selvagem

Este filme dirigido pelo diretor David Lynch veio de um livro do mesmo nome. Ambos mostram a história do casal Sailor (Nicolas Cage) e Lula (Laura Dern), que precisa fugir de um bando de criminosos contratados pela mãe de Lula para matar Sailor. O roteiro do filme também foi escrito por Lynch, mas como ele não gostava do final do livro, decidiu alterar o fim do filme para dar seu tom à história do livro original.

De Volta para o Futuro 3 - filmes clássicos dos anos 90

Outro filme lançado em 1990 é o último capítulo da trilogia De Volta para o Futuro. Na terceira parte, Marty McFly (Michael J. Fox) precisa voltar aos tempos do Velho Oeste para tentar resgatar seu amigo, o Dr. Emmet Brown (Christopher Lloyd). Mas toda a missão de levar Doc Brown ao presente entra em risco quando ele se apaixona por uma professora. De Volta para o Futuro 3 teve a sexta maior bilheteria de 1990.

Capitão América - O Filme

Muitos podem conhecer a franquia da Marvel hoje, que utiliza atores renomados e grandes efeitos especiais, mas nem sempre foi assim. Lançado em 1990, o primeiro longa-metragem do herói Capitão América foi um fiasco. O filme surgiu da coprodução entre estúdios americanos e iugoslavos. Como resultado da falta de um elenco bom, efeitos especial e um script coeso, o filme acabou sendo detonado pela crítica e até hoje é o filme da Marvel com pior avaliação no site Rotten Tomatoes. Embora não seja uma obra-prima, o filme pode ser divertido para quem quer ver a evolução dos filmes sobre o herói ou gosta de filmes trash.

Dança com Lobos

Outro filme lançado em 1990 é o sucesso Dança com Lobos, primeiro filme dirigido pelo ator Kevin Costner. No enredo, John Dunbar (interpretado por Kevin Costner) é um oficial da cavalaria que ganha o destaque de herói durante a Guerra Civil nos Estados Unidos. Como ‘presente’ por sua bravura, o exército lhe dá o direito de escolher em que local dos EUA deseja servir. O filme então desenrola-se quando Dunbar vai para um lugar longínquo e aproxima-se de uma tribo indígena.

Edward Mãos de Tesoura - filmes clássicos dos anos 90

Outro clássico surgido em 1990 é o filme Edward Mãos de Tesoura, dirigido por Tim Burton. Este longa fantasioso retrata a inserção de um jovem criado artificialmente (interpretado por Johnny Depp) em uma típica cidadezinha americana. Embora Edward possua uma aparência grotesca, ele é gentil e acaba conquistando o coração de Kim Boggs (Winona Ryder). É um dos melhores filmes da carreira de Tim Burton e Johnny Depp, por isso merece estar nesta lista de filmes lançados em 1990.

Ghost 

Certamente, Ghost é um das escolhas mais certeiras para quem ama filmes de romance. O longa mostra a luta de Sam Wheat (Patrick Swayze), um banqueiro falecido que busca salvar sua namorada (Demi Moore) do perigo iminente. Para isso, o personagem de Swayze faz contato com uma médium (Whoopi Goldberg).

O Poderoso Chefão III - filmes clássicos dos anos 90

O filme dirigido por Francis Ford Coppola fecha a trilogia iniciada com O Poderoso Chefão. Embora seja um filme bom, foi alvo de duras críticas pela atuação da atriz Sofia Coppola e pelo roteiro, que reconta eventos reais (como a morte do Papa João Paulo I) e os interliga com a família Corleone. Em comemoração aos 30 anos deste filme lançado em 1990, o diretor anunciou que uma nova versão do filme será lançada em novembro deste ano.

Goodfellas

Pérola na carreira do diretor Martin Scorsese, Goodfellas é um filme que acompanha a ascensão e a queda de três gângsteres de Nova York. O roteiro do longa é baseado no livro Wise Guy, que conta a história real de Henry Hill (interpretado pelo ator Ray Liotta), mas possui alguns floreios. Certamente, é um dos melhores filmes de máfia e isso é comprovado adicionado À livraria do Congresso americano para preservação histórica.

Esqueceram de Mim 

Dirigido pelo renomado John Hughes, Esqueceram de Mim é um dos principais filmes de comédia lançados em 1990. O filme acompanha Kevin McCallister (interpretado por Macaulay Culkin), um menino de oito anos que precisa se virar em sua casa após ser esquecido pela família em uma viagem de Natal. A situação dele piora quando dois ladrões tentam assaltar a casa que ele mora, mas eles não esperam que o menino seja extremamente engenhoso. 

https://www.youtube.com/watch?v=AHo15zjjUok

Misery

Misery é um filme de horror baseado em um romance do consagrado autor Stephen King. A história mostra as dificuldades de um escritor (James Caan) após ser capturado por uma fã psicótica (Kathy Bates). O filme foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 1990 e rendeu à atriz Kathy Bates o Oscar de Melhor Atriz daquele ano - é único filme baseado em romance de Stephen King a conquistar um Oscar. Como resultado, é considerado uma das melhores adaptações de King aos cinemas.

Linha Mortal 

Linha Mortal fecha a lista de filmes lançados em 1990. Este sucesso com Kiefer Sutherland no papel principal mostra os esforços de cinco estudantes de medicina que arriscam suas próprias vidas para descobrir o que há depois da morte. O filme ganhou um remake em 2017, mas não chega aos pés do clássico original.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes