Leopoldina de Nos Tempos do Imperador e de Novo Mundo: quem é quem

Personagens são ligadas a Dom Pedro II, mas não são a mesma pessoa.

Na história do Brasil, duas mulheres da família real se chamaram Leopoldina e estavam diretamente ligadas a Dom Pedro II, o que pode causar confusão em alguns. A Leopoldina de Nos Tempos do Imperador é princesa e a apresentada em Novo Mundo, novela antecessora da atual produção das seis, era imperatriz consorte. Qual a diferença entre elas e o que cada uma delas é de Dom Pedro II? Calma que vamos te explicar tudo!

Princesa Leopoldina de Nos Tempos do Imperador

Leopoldina na novela nos tempos do imperador
Atrizes de nos tempos do imperador interpretam princesa em fases diferentes foto: tv globo

 

O papel da atrizes Melissa Nóbrega (criança) e Bruna Griphao (na fase adulta) é sobre a princesa Leopoldina de Bragança, filha de Dom Pedro II (Selton Mello). O nome da garota é em homenagem a mãe do imperador, esposa de Dom Pedro I.

A princesa existiu de verdade na história do Brasil e renunciou ao seu título quando casou com um príncipe alemão. Ela trocou alianças com Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota e ganhou um novo título, o de Duquesa de Saxe.

O casamento aconteceu em 1864, dois anos depois a Leopoldina da novela Nos Tempos do Imperador deu à luz seu primeiro filho, Pedro Augusto. Ao longo dos anos ela também teve Augusto Leopoldo, José Fernando e Luís Gastão.

Princesa leopoldina
Leopoldina posou com marido e primeiro filho foto: wikimedia commons

Imperatriz Leopoldina da novela Novo Mundo

Leticia colin
Novela de 2017 mostrou avó de princesa que agora marca a faixa das 18h foto: tv globo

 

A personagem de Letícia Colin na novela que antecedeu Nos Tempos do Imperador não é a mesma Leopoldina. A imperatriz foi casada com Dom Pedro I e deu à luz Dom Pedro II, sendo assim avó da princesa interpretada por Bruna Griphao no folhetim das seis.

Nascida na Áustria, a imperatriz se chamava Maria Leopoldina e tinha parentesco com a rainha da França Maria Antonieta, sua tia-avó.

A novela Novo Mundo mostra a relação de Maria Leopoldina, na pele de Letícia Colin, com o imperador Dom Pedro, interpretado por Caio Castro. A atração mostrou o nascimento de Dom Pedro II, mas no folhetim de 2017 ele não passou da fase bebê, agora em 2021 o monarca é protagonista da trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Maria Leopoldina viveu apenas 9 anos no Brasil, chegou por aqui aos 20 anos e morreu aos 29.

Dom pedro i e esposa
Pintura de dom pedro i e maria leopoldina, época em que a imperatriz estava viva ainda não existia fotografia foto: reprodução

 

Leia também - Relembre o final de Novo Mundo

Você pode gostar também
4 Comentários
  1. Avatar de lourdes
    Lourdes Diz

    Novela “Novo Tempo”….rss que novela é essa, vai haver outra novela? Rssssss

    1. Avatar de jorge sousa
      Jorge Sousa Diz

      vai sim, enquanto existir a grande Rede Globo de Televisão, com certeza

    2. Avatar de beth
      Beth Diz

      Já passou em 2020! Essa de agora é continuação da história.

  2. Avatar de emília
    Emília Diz

    A história do nosso Brasil , desde a colonização, a chegada da família real portuguesa e a formação do império brasileiro até os dias atuais, é muito interessante, rica de detalhes e personagens que fizeram ou faz parte de nossa história. Fico triste quando vejo que os Brasileiros não conhecem a história de seu país .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes