Nos Tempos do Imperador: quem foi a primeira médica do Brasil?

Conheça a história da personagem e da primeira mulher a ser médica no país.

Pilar, personagem de Gabriela Medvedovski na nova novela das seis da TV Globo, tem o sonho de uma carreira no campo da medicina, mas no século 19 isso não é algo simples para uma mulher conseguir conquistar, já que é necessário a aprovação do pai para que uma garota possa estudar. A ambição da menina que foge para tentar realizar seu sonho despertou uma curiosidade sobre a história do nosso país: quem foi a primeira médica do Brasil?

Quem foi a primeira médica do Brasil?

Maria Augusta Generoso Estrela nasceu no Rio de Janeiro em 1860 e foi a primeira mulher a exercer o cargo de médica no país. Como era proibida a presença de mulheres nas faculdades brasileiras de medicina, Maria Augusta estudou na New York Medical College and Hospital for Women nos Estados Unidos, com a permissão do pai Albino Augusto Generoso Estrela.

De acordo com o portal Aventuras na História, a jovem foi inspirada a estudar nos Estados Unidos quando descobriu que uma garota se formou como médica durante a leitura de uma revista norte-americana.

Ainda segundo o portal, a garota começou a estudar medicina aos 16 anos, mas já tinha vocação para ser médica muito antes disso. Aos 13 anos de idade, Maria Augusta ajudou a salvar a vida de passageiros e membros da tripulação do navio em que estava ao voltar para o Brasil depois de uma temporada de estudos em Portugal, país em que os pais de Augusta nasceram.

A embarcação se envolveu em um acidente e o feito da futura primeira médica do Brasil repercutiu ao redor do mundo, ela chegou a ser homenageada por oficiais ingleses.

Porém a primeira médica da história do Brasil quase não conseguiu se formar por conta da falência do pai. Para sua sorte, Maria Augusta contou com a ajuda de Dom Pedro II, em Nos Tempos do Imperador interpretado por Selton Mello. O monarca conseguiu que a jovem recebesse uma bolsa de estudos para terminar a faculdade.

Maria Augusta estagiou em um hospital de Nova York e quando retornou ao Brasil precisou passar nos exames da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro para que seu diploma fosse válido. Ela exerceu a profissão durante muitos anos.

A partir de 1879 foi permitido que mulheres ingressassem no curso de medicina no Brasil.

De acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil 2020 realizada em parceria da Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualmente 46,6% dos médicos no Brasil são mulheres. O número supera a última pesquisa, de 2015, que mostrava 42,5% do quadro médico do país como feminino.

Maria augusta
Maria augusta falava cinco línguas, português, inglês, francês, espanhol e alemão foto: wikimedia commons

Pilar na novela Nos Tempos do Imperador

A garota tem o sonho de ser médica, no primeiro capítulo da trama, exibido no dia 9 de agosto de 2021, Pilar foge de casa para prestar os exames da faculdade de medicina localizada em Salvador. Como esperado, a jovem recebe o desdém dos responsáveis pela instituição de ensino.

A irmã de Pilar também fica desacreditada quando escuta o sonho da garota: "nunca ouvi falar de mulher médica". "Pois eu vou ser a primeira médica do Brasil: doutora Maria do Pilar Cavalcante Mendes! E você há de ter muito orgulho de sua irmã, visse?", afirma Pilar.

Nos próximos capítulos da novela a garota será encontrada pelo pai na faculdade e arrastada de volta para casa, os planos do coronel envolvem um casamento arranjado entre Pilar e Tônico, um homem com aspiração política. Confira o que mais vai rolar na novela com o resumo dos dias 9 a 14 de agosto de 2021.

Relacionado - Como são os personagens de Nos Tempos do Imperador na vida real

Você pode gostar também
2 Comentários
  1. Avatar de alex
    alex Diz

    Rita Lobato, gaucha, foi a primeira medica brasileira. Até nisso o eixo rio são paulo não aceita que alguém de fora tenha mais méritos que eles.

    1. Avatar de cintia
      Cintia Diz

      Rita Lobato foi a primeira mulher a se formar médica no Brasil, quando o ingresso de mulheres se tornou permitido (citado na matéria), porém a primeira médica a exercer medicina no Brasil não se formou aqui, ela se formou nos Estados Unidos, antes de as mulheres poderem cursar a medicina no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes