Nos Tempos do Imperador vai mostrar início da história da cólera no Brasil

Doença atingirá o país durante reinado de Dom Pedro II.

Em breve a novela Nos Tempos do Imperador vai abordar a história da cólera no Brasil. O assunto surgirá no núcleo de Pilar (Gabriela Medvedovski), que é médica e verá a doença tirar a vida de uma das irmãs do Ordem Terceira.

História da cólera no Brasil em Nos Tempos do Imperador

É previsto que Pilar conclua que a cólera chegou ao Rio de Janeiro no capítulo que vai ao ar no dia dia 4 de dezembro, um sábado. O acontecimento marcará o desfecho do capítulo do fim de semana. Ainda não foi divulgado os demais resumos de dezembro para saber como a epidemia da doença será abordada no folhetim.

A doença originária da Índia, à época se espalhou pelo mundo por causa do exército inglês - O domínio do Reino Unido na Índia durou quase um século. Os militares disseminaram a doença por quase todos os portos em que estiveram no Oceano Índico e depois levaram a epidemia até a capital da Inglaterra, Londres.

A partir daí, a doença passou a se espalhar por meio das viagens e se alastrou pela Europa. Mais tarde, também chegou nas Américas.

Segundo o professor da UFRJ Fernando Portela Câmara, a história da cólera no Brasil começou no Norte e Nordeste, por meio de navios ingleses que estavam com marinheiros infectados. Logo, a doença se espalhou e foi declarada epidemia. Na época, o Rio de Janeiro também sofria muito com a febre amarela.

Um estudo realizado pelos pesquisadores Kaori Kodama, Tânia Salgado Pimenta, Francisco Inácio Bastos e Jaime Gregorio Bellido em 2012/2013 atesta que os escravos foram os mais atingidos pela doença no país.

Pilar
Personagem deve aparecer na linha de frente contra a doença - foto: tv globo/reprodução

 

 

O que é cólera?

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, que é transmitida pela contaminação fecal oral, seja de forma direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ainda segundo o órgão , em grande parte dos casos, a doença causa diarreia leve e pode ser assintomática, mas no casos graves é responsável por uma diarreia aquosa e profusa, vômitos, dor abdominal, cãibras e assim pode ser responsável por desidratação intensa, o que leva a complicações e em alguns casos o óbito.

A história da cólera, seja no Brasil, ou ao redor do mundo, está ligada diretamente a condições de saneamento básico e higiene.

Leia também - Guerra do Paraguai causas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes