Piscinão de Ramos hoje: cada mergulho ainda é um flash?

Entornos do complexo de lazer deve ser restaurado neste ano, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Em 2001, o piscinão do Rio de Janeiro, situado na região do Complexo da Maré, ganhou projeção nacional e caiu nas graças do público ao ser mostrado em algumas cenas da novela O Clone e eternizado com o bordão de Odete “Cada Mergulho é um flash”. Vinte anos após a exibição da novela, como está o piscinão de Ramos hoje?

Como está o Piscinão de Ramos hoje?

O Parque Ambiental da Praia de Ramos é uma piscina que utiliza a água do mar, tratada com com produtos químicos e tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Mas hoje, apesar da água do Piscinão de Ramos continuar despoluída, o espaço sofre com problemas de infraestrutura e precisa de manutenções em seu entorno.

Mas nem os desgastes da estrutura afastaram os turistas. Prova disso é que na virada do ano de 2022, o Piscinão recebeu a festa da virada do ano com cerca de 8 minutos de queima de fogos no subúrbio carioca. O local foi reaberto ao público em agosto do ano passado, após ser fechado para reparos. A entrada é permitida das 7h às 21h, gratuitamente.

Além da piscina, a área de lazer também conta quadras de esporte, campos de grama sintética e banheiros. O lago de água salgada tem o tamanho de quase 22 piscinas olímpicas, medindo 26 mil metros quadrados e abastecido por 30 milhões de litros de água.

Para quem sonha em visitar o lago artificial, saiba que a entrada é permitida das 7h às 21h e não há cobrança. O Piscinão de Ramos fica na Av. Guanabara, S/n – Ramos.

Piscinão de Ramos hoje – Foto: Reprodução/Instagram/@operacoesrio

Cada Mergulho é um Flash

Odete de O Clone, interpretada por Mara Manzan, morava com a filha Karla (Juliana Paes) no subúrbio do Rio de Janeiro e sonhava em ascender de classe social. A mulher frequentava assiduamente o Piscinão de Ramos e criou o bordão “cada mergulho é um flash”, para dizer que pessoas famosas e a imprensa também iam ao local.

O Piscinão também apareceu na novela Amor e Intrigas, da Record TV, exibida em 2006, na qual a personagem Jacira (Gorete Milagres) vendia empadas no complexo.

Anitta gravou clipe no local

Não foram só as novelas que deram destaque para o Piscinão de Ramos. O local também é um dos pontos do tradicional réveillon do Rio de Janeiro e recebe shows de estrelas da música.

Em 2012, Anitta foi uma das atrações da festa de ano novo. Anos depois, com a poderosa já trilhando carreira internacional, o post feito pela cantora na época anunciando sua apresentação no Piscinão viralizou nas redes sociais.

A famosa voltou ao cenário em que frequentou durante boa parte de sua vida em 2021, para gravar o clipe Girl From Rio. No vídeo, ela mostra como é um típico fim de semana no complexo de lazer: muita música, venda de aperitivos, bronze e flertes.

 

Leia também: Como estão os atores de Cidade de Deus hoje, 20 anos depois

 

Você pode gostar também