Quem é a ruim na novela A Favorita: Flora ou Donatela?

Vilã assume a autoria da morte de Marcelo

A maior dúvida no começo da trama é sobre quem é a ruim na novela A Favorita, Flora (Patrícia Pillar) ou Donatela (Cláudia Raia). Ambas as personagens tentam convencer as pessoas ao seu redor de que são inocentes, mas apenas uma delas está falando a verdade.

Quem é a ruim na novela A Favorita? Verdade sobre quem matou Marcelo vem à tona

Quem é a ruim na novela A Favorita? Flora é a vilã da trama. Foi ela quem matou Marcelo (Flávio Tolezani) e foi presa após Cilene (Elizangela) testemunhar o crime e dar seu depoimento para a polícia.

A loira cumpre pena de 18 anos na prisão e quando sai, tem como objetivo se livrar da acusação e culpar Donatela pelo assassinato. Nos três primeiros meses da trama, ela se faz de boazinha e consegue enganar a audiência, que vê a personagem de Cláudia Raia como a vilã.

Flora usa a implicância de Irene (Glória Menezes), mãe de Marcelo, com Donatela para tentar enganar a ricaça e trazê-la para o seu lado. A milionária acredita que a dondoca é uma mulher ignorante e fútil, além de ser vista pelos outros personagens como uma perua arrogante e consumista. Enquanto isso, a loira se passa por uma figura angelical e injustiçada.

Além de Irene e do público, as protagonistas deixam o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) confuso, que não sabe em quem acreditar.

É somente no capítulo 56 que a vilã é revelada para o público. Donatela ameaça Flora com um revólver e a vilã se revela. A loira diz que a ex-parceira musical não teria coragem de atirar, porque a verdadeira assassina ali é ela.

Há também um flashback da noite em que Marcelo foi morto e mostra que a loira estava com ciúmes do amante. Certa de que ele amava Donatela, Flora atira no rapaz. Além disso, ela quer que todos continuem acreditando que Lara é filha dele, para que ela possa herdar a herança milionária da família Fontini.

A partir daí, Flora começa a mostrar sua verdadeira identidade. Ela e Silveirinha (Ary Fontoura) chantageiam Cilene, para que a cafetina mude o depoimento e incrimine Donatela. Além disso, ela passa a humilhar frequentemente o mordomo.

flora
Cena em que Flora (Patrícia Pillar) revela ser a assassina – Foto: Reprodução/Rede Globo

Final de Flora em A Favorita

No final de A Favorita, Silveirinha se cansa de ser humilhado pela loira e decide abandoná-la. O empresário passa a ficar ao lado de Donatela após se redimir com a ex-patroa, por quem sentiu um ódio muito grande durante toda a vida.

Com a ajuda de Silveirinha, Donatela consegue ludibriar Flora para que ela assuma publicamente a autoria dos crimes – ao longo da trama, ela também mata Dodi (Murilo Benício), Dr. Salvatore (Walmor Chagas), Maíra (Juliana Paes) e causa um infarto em Gonçalo (Mauro Mendonça).

Flora é presa pelos seus crimes, mas consegue escapar da cadeia. Ela se infiltra como uma das garçonetes que trabalham no casamento de Donatela e Zé Bob, e esfaqueia Silveirinha durante a cerimônia, mas consegue fugir.

Depois, Flora aparece na lua de mel dos recém-casados. Ela invade o quarto em que os pombinhos estão hospedados e debocha do casal, enquanto segura uma arma de fogo: “como é que vocês não possuem serviço de quarto? Eu mesma vou servir vocês”.

Antes que a vilã possa fazer qualquer mal para os rivais, Lara, Irene e Silveirinha aparecem no local. A jovem pega a arma da avó e atira em Flora durante uma discussão: “Você não é a minha mãe. A minha mãe é a Donatela!”.

Depois de recuperada do tiro que levou de Lara, a loira volta para a cadeia e é maltratada pelas outras presidiárias, e diz para as colegas de cela que se chama Donatela.

YouTube video

 

Depois de ler sobre quem é a ruim na novela A Favorita, veja também: Lara descobre a verdade sobre Flora quando em A Favorita

+ Cilene A Favorita morre? Qual o final da personagem

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes