A Favorita: quem é o filho de Donatela; criança foi sequestrada

Revelação é uma das reviravoltas da trama.

A trama de João Emanuel Carneiro é lotada de reviravoltas, segredos e revelações. Quem é o filho de Donatela é um desses mistérios que permeia grande parte da história. O garoto foi sequestrado enquanto ainda era um bebê e não deixou nenhum rastro para a personagem de Claudia Raia, que nunca desistiu de encontrar o filho perdido.

Quem é o filho de Donatela na novela A Favorita?

Halley é o filho perdido de Donatela na novela A Favorita. O nome verdadeiro do rapaz é Mateus Fontini, mas foi trocado após o sequestro do menino, por Silveirinha. O personagem de Ary Fontoura queria se vingar de Donatela e nutria um grande ódio pela mulher, por isso resolveu levar o filho de seis meses de Marcelo e Donatela embora.

Depois que a dupla composta por Flora e Donatela chegou ao fim, e Silveirinha precisou se adaptar a sua nova realidade, a de mordomo, ele decidiu tomar a criança e pedir um resgate em dinheiro. Porém, ele desistiu da decisão depois que percebeu que Cilene (Elizangela) se afeiçoou ao menino. Assim, ele deixou que ela ficasse com Mateus, que passou a ser chamado de Halley, ao dizer que a criança era órfão.

Cilene nunca soube que Halley era o filho perdido de Donatela na novela A Favorita e que o seu nome verdadeiro era Matheus Fontini, herdeiro da família ricaça. A cafetina o criou como filho sem fazer a mínima ideia de sua real origem, ela não fez parte do esquema de Silveirinha.

Halley descobre toda a verdade sobre ser o filho sequestrado de Donatela em A Favorita por causa de Manu (Emanuelle Araújo), uma das garotas de programa da agência de Cilene. A jovem descobriu tudo por causa de uma carta de Cilene e revela as informações para Halley.

Manu explica tudo o que descobriu e que Halley não era adotado e nem filho legítimo de Silveirinha e Cilene, mas a criança sequestrada anos atrás da família Fontini. O rapaz fica em choque e tenta negar, mas Manu dá todos os detalhes que ele precisava para acreditar no assunto. Halley pede para ver a carta, mas a moça disse que Dodi (Murilo Benício) a roubou.

Lara e Halley são irmãos em A Favorita?

Lara e Halley não são irmãos. Todos acreditavam na novela que a dupla de namorados estava cometendo incesto, mas a verdade é que Lara é filha de Flora com Dodi e Halley é filho de Donatela. Eles não compartilham nenhum laço sanguíneo, e por conta disso, depois de muito vai e vem, o casal consegue alcançar a felicidade no final da novela.

Rapaz não fazia ideia que era herdeiro de ricaço no começo da trama:

Quem traiu quem na trama?

Muitas relações são complicadas de entender na novela de João Emanuel Carneiro, caso não esteja prestando atenção o suficiente. Para quem ficou confuso sobre os parentescos dos personagens e traições, as relações são as seguintes:

Flora teve um caso com Marcelo, marido de Donatela. A personagem de Patricia Pilar dizia que Lara era filho de Marcelo, sendo assim a única herdeira da fortuna da família Fontini, mas a verdade era que a moça interpretada por Mariana Ximenes era filha legítima de Dodi. Já Halley, tem sangue de verdade dos Fontini nas veias.

Anos mais tarde, depois que Donatela ficou viúva e Flora estava na cadeia, a personagem de Claudia Raia se envolveu com Dodi. Os dois chegaram a se casar, mas a mulher foi traída várias vezes pelo mau-caráter, e chegou a descobrir que ele desviava dinheiro da empresa da família Fontini. Depois disso, ela termina o casamento.

No final da novela, apenas Donatela tem final feliz. Ela termina casada com o cobiçado jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), enquanto Dodi morre e Flora volta para a cadeia por conta de seus novos crimes.

Próxima novela do vale a pena ver de novo
Quem era o filho perdido de donatela? Sequestro foi culpa de silveirinha, cúmplice de flora em grande parte da novela - foto: reprodução/globo

Prêmios

A Favorita foi sucesso durante sua exibição original, na faixa das 21h da TV Globo. A obra de João Emanuel Carneiro venceu a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de 2009 nas categorias de melhor autor e melhor atriz (para Patrícia Pillar).

Além disso, também levou 8 prêmios Contigo para casa, incluindo a de melhor novela, além do Troféu Imprensa e categorias do Prêmio Extra de Televisão.

A trama era uma das mais pedidas pelos noveleiros para uma reprise nas telinhas e já havia aparecido em diversos rumores de reexibição, mas até agora nunca havia pisado novamente na televisão. Atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, esta é a primeira reprise da atração. As exibições acontecem de segunda a sexta-feira, na faixa das 17h00, depois do filme da sessão da tarde.

Leia também

Novela A Favorita: 6 curiosidades da trama

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes