Quem era o Cadeirudo da novela A Indomada?

Revelação pegou o público de surpresa na reta final da trama

A Indomada, folhetim exibida pela Globo em 1997, traz um grande mistério: quem era o Cadeirudo da novela? O personagem não revelava seu rosto e aterrorizava as mulheres de Greenville, cidade fictícia de Pernambuco, em noites de lua cheia. É somente na reta final que o público descobre a verdadeira face do maníaco.

Quem era o Cadeirudo da novela?

Interpretada pela atriz Sônia de Paula, Lourdes Maria era o Cadeirudo da novela A Indomada.  A descoberta pegou o público de surpresa, já que a personagem era uma das beatas mais fervorosas da cidade. A intenção não era atacar mulheres, mas apenas assustá-las - a religiosa, junto com Altiva (Eva Wilma), criou o personagem para infernizar a vida da cafetina Zenilda (Renata Sorrah) e das garotas que trabalhavam no prostíbulo.

A sentença de Lourdes foi passar por um tratamento psiquiátrico. A juíza Mirandinha (Betty Faria) não podia condená-la por crimes, já que ela nunca tocou em ninguém. "Se as próprias vítimas são as primeiras a declarar que apenas se assustaram com a sua presença. Eu já dei uma olhada em meus códigos e concluí: não houve infração que justifique a detenção da criatura. Portanto, nós vamos ter que soltar o Cadeirudo", afirma.

Ao longo da novela, oito personagens foram cogitados suspeitos: Beraldo (Rodrigo Faro), Berbela (Daniela Faria), Egydio (Licurgo Spinola), Richard (Flávio Galvão), Vieira (Catarina Abdala), padre José (Pedro Paulo Rangel) e Elaine (Cristina Galvão), além de Lourdes Maria.

Lourdes
Lourdes maria (sônia de paula) era o cadeirudo - foto: rede globo

 

Por onde anda Sônia de Paula?

A atriz está afastada da televisão desde 2016. Seu último trabalho foi no programa de humor Procurando Casseta & Planeta. Atualmente, a artista está com 69 anos e se dedica a projetos culturais infantis, como o 'Lê Pra Mim?', que incentiva a leitura de crianças.

Depois de A Indomada, Sônia de Paula esteve em outras novelas da Globo. A atriz atuou em Chocolate com Pimenta (2004), Beleza Pura (2008) e Caras & Bocas (2009). Anteriormente, participou de títulos como Explode Coração (1995), Mulheres de Areia (1993) e Lua Cheia de Amor (1990).

Em entrevista ao Notícias da TV, a atriz acredita que, apesar de A Indomada ter sido exibida em 1997, a trama se mantém muito atual. "Lurdes era beata, conservadora, mas assustava as pessoas de noite. Ela se escondia atrás de uma máscara. Por que não tinha coragem de assustar cara a cara? As pessoas se escondem. Passaram-se 23 anos da novela e as pessoas continuam se escondendo atrás de máscaras. Já que querem ser conservadores, que se exponham, não fiquem usando de subterfúgios pra não darem a cara a tapa", disse.

Ela também contou que planeja retornar para a televisão agora que seus projetos estão encaminhados e conseguem se manter sem sua presença constante.

No Instagram, ela compartilha cliques do projeto de leitura, que já contou com a participação de nomes como Sophia Abrahão, Sérgio Malheiros, Suzy Rego, Totia Meireles, entre outros.

Cadeirudo
Sônia de paula atualmente - foto: reprodução/instagram/@sonia. Atriz

 

A Indomada está disponível para os assinantes do Globoplay. Para assistir aos 203 capítulos na íntegra, basta procurar pelo nome da trama no campo de busca ou ir na seção novelas. O folhetim já foi reprisado uma vez pelo canal Viva em 2019.

+ Onde foi gravada a novela Cara e Coragem, nova trama das sete

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes