Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias morreu de quê?

Imperatriz morreu aos 67 anos em Portugal

Teresa foi a esposa de Dom Pedro II, que em Nos Tempos do Imperador são interpretados por Letícia Sabatella e Selton Mello. Na vida real, a imperatriz viveu até os 67 anos, até a sua morte no exílio. Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias morreu de que?

A imperatriz Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias morreu de quê?

De acordo com o Aventuras na História, a expulsão da família real do Brasil mexeu muito com a saúde da imperatriz. Além disso, após o episódio, as majestades receberam um recado do governo de Portugal que dizia que eles não eram bem-vindos em Lisboa.

O casal foi para Porto, enquanto Isabel  e seus filhos foram para a Espanha. Em 24 de dezembro de 1889, Pedro e Teresa receberam a notícia de que haviam sido banidos do Brasil permanentemente.

Em seu diário, Dom Pedro II escreveu que o banimento “aniquilou a vontade de viver de D. Teresa Cristina” e ela passou a ter dor nas costas e muito frio, apesar de não ter febres.

A saúde de Teresa foi piorando até que seu sistema respiratório parou de funcionar. “Morro de dor e de desgosto”, foram suas últimas palavras em seu leito de morte.

Teresa cristina de bourbon-duas sicílias morreu de que
Dom pedro ii, tereza cristina e as filhas isabel e leopoldina - foto: reprodução/wikimedia commons

 

Quem é Teresa em Nos Tempos do Imperador?

Assim como na vida real, Teresa é casada com Dom Pedro II - a união foi um acordo político, como os demais casamentos da época.

Ela é uma mãe dedicada para suas filhas, mas sofre ao saber que seu marido tem um caso com Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes). Apesar de saber sobre o romance proibido entre os dois há anos, Teresa nunca fez nada a respeito ou confrontou o Pedro sobre isso.

A imperatriz cuida de um museu com peças arqueológicas com a ajuda de Vitória (Maria Clara Gueiros).

Leticia
Letícia sabatella como teresa cristina em nos tempos do imperador - foto: divulgação/globo
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes