Como funciona a baia A Fazenda 2022: as 7 regras do manual

Espaço do cavalo é a pior acomodação do confinamento do reality.

Um dos espaços mais temidos do programa, a baia é uma acomodação nada agradável e pode trazer graves consequências para seus moradores. Como funciona a baia A Fazenda 2022? Além de abrigar o cavalo do reality show, o lugar também dita alguns passos da formação de berlinda e pode gerar punições.

O resultado da prova de fogo tem ligação direta com os participantes que serão moradores do espaço durante a semana. O perdedor - ou perdedores - da disputa pelo lampião do poder sempre vai direto para a baia. É comum que ele escolha uma ou duas pessoas e as leve com ele para o estábulo.

Quando a disputa conta com muitos perdedores, como três ou quatro por exemplo, é comum que eles precisem entrar em consenso de quem levar e puxem apenas uma pessoa. Essa regra varia semana a semana, pois é a produção quem decide quantos participarão da prova de fogo e quantos dormirão na baia ao longo da semana.

+Quanto é a multa por desistir da Fazenda 2022? Saiba o valor

Regras de como funciona a baia A Fazenda 2022

Há uma série de regras de como funciona a baia de A Fazenda 2022, e claro, elas surgem para dificultar a vida dos moradores.

Assim, quem vai para a baia não pode usufruir das regalias da sede, como por exemplo o chuveiro. Os moradores precisam tomar banho com água fria na área externa do confinamento.

Além disso, os moradores não podem utilizar o banheiro da sede. Então, se um morador da baia use o reservado - seja durante o dia ou uma festa - a produção avisa que um regra foi quebrada e dá punição a todo o grupo.

O único momento em que é permitido que um morador da baia use o banheiro da sede é quando todos os participantes ficam confinados na casa à pedido da produção, que pode estar construindo o cenário da festa ou em manutenção externa.

Os moradores da baia ainda precisam obedecer a um toque de recolher e deixar a sede assim que a produção solta um aviso sonoro.

Eles também são obrigados a usar um pijama xadrez cedido pela produção e precisam levantar bem cedo.

Banho na baia
Banho para moradores da baia é ao ar livre - foto: reprodução/record

Moradores da baia acabam com mais tarefas que colegas

Entre as desvantagens de estar na baia, os moradores costumam ter que trabalhar o dobro dos demais participantes. Isso porque, apenas os moradores da baia e o fazendeiro podem auxiliar os participantes em suas tarefas diárias. Essas tarefas são definidas sempre que um novo fazendeiro é coroado.

Os peões precisam diariamente cuidar do bichos, limpar espaços do confinamento, tirar o lixo, entre outras ações.

Por isso, se um peão ou peoa precisa de ajuda para tirar o leite da vaca, por exemplo, ou limpar o espaço das aves, o fazendeiro e os moradores da baia precisam se mobilizar. Caso um participante fora dessa lista ajude alguém durante uma tarefa, uma punição é certa.

Baia
Como funciona a baia a fazenda 2022, participantes tem manual de regras para seguir - foto: reprodução/record

O fazendeiro pode indicar alguém da baia para roça?

Além de todas as normas do que pode e não e como funciona a baia A Fazenda 2022, há mais regras para quem é morador do estábulo do cavalo Colorado ao longo da semana. Quem está na baia não pode ser votado pelos moradores da sede no dia da formação de roça.

O fazendeiro tem direito de indicar qualquer um, seja da sede ou da baia, porém, os demais peões não podem. Geralmente, depois que o fazendeiro faz sua indicação, os moradores da sede e da baia votam em um participante que está atualmente na sede.

Depois, esse escolhido tem o dever de puxar alguém da baia direto para a berlinda. Em quase todas as votações do ano passado, a dinâmica para definir o quarto roceiro era o "resta um". Ele era geralmente iniciado pelo puxado da baia e aos poucos os participantes iam se salvando, até que restava apenas um.

Dependendo de como é a dinâmica da semana e os poderes das chamas do lampião, também pode acontecer de os moradores da baia terem que votar entre si, mas essa norma varia. É mais comum que alguém da baia seja puxado direto para a roça pelo mais votado da casa.

Votacao
Moradores da baia fica em banquinhos separados durante votações - foto: reprodução/record

 

Leia também

Roça A Fazenda 2022: quando é e como será a votação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes