Chimamanda Ngozi Adichie é eleita a melhor de todos os vencedores no Women's Prize for Fiction

O romance “Meio sol amarelo” da autora, publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras, foi eleito o melhor livro a ganhar o Prêmio Feminino de Ficção em 25 anos de história.

Chimamanda Ngozi Adichie é eleita a melhor vencedora do Women's Prize for Fiction (Prêmio de Ficção Feminino).

O romance “Meio sol amarelo” da autora, publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras, foi eleito o melhor livro a ganhar o Prêmio Feminino de Ficção em 25 anos de história.

A escritora nigeriana, que ganhou o prêmio em 2007,  estava em uma lista com outros 25 vencedores. Dessa forma, o público a elegeu através de uma votação online.

Estavam na lista dos vencedores anteriores nomes como Zadie Smith, a falecida Andrea Levy, Lionel Shriver, Rose Tremain e Maggie O'Farrell.

Dessa forma, esta premiação única marca o aniversário do prêmio, anteriormente conhecido como Prêmio Orange e Prêmio Bailey's.

“Meio sol amarelo” se passa na Nigéria durante a Guerra de Biafran, explorando o fim do colonialismo, alianças étnicas, classe, raça e empoderamento feminino. A publicação do livro aconteceu e 2006 e desde então ele tem uma aclamação global.

Além disso, a obra receu uma adaptação para o cinema em 2013, sendo estrelada por Chiwetel Ejiofor e Thandie Newton.

 

Chimamanda ngozi adichie é eleita a melhor
Imagem: reprodução / getty images

Chimamanda Ngozi Adichie é eleita a melhor de todos os vencedores 

Adichie disse: "Estou especialmente comovida por ser eleita a Vencedora dos Vencedores porque este é o prêmio que primeiro trouxe um grande número de leitores ao meu trabalho - e também me apresentou o trabalho de muitos escritores talentosos".

Ela recebeu uma edição de prata da estatueta anual do prêmio, conhecida como Bessie. A autora e dramaturga Kate Mosse, fundadora e diretora do prêmio no Reino Unido, parabenizou Adichie e disse que ela estava "emocionada" pela obra ter vencido.

"Nosso objetivo sempre foi promover e celebrar hoje os clássicos de amanhã e construir uma biblioteca de ficção internacional excepcional, diversa e notável escrita por mulheres", disse ela.

"A campanha Reading Women tem sido a maneira perfeita de apresentar a uma nova geração de leitores o brilho de todos os nossos 25 vencedores. Além de homenagear a qualidade fenomenal e a variedade da escrita feminina de todo o mundo".

Mais de 8.500 pessoas votaram e compartilharam suas ideias com o clube do livro digital do prêmio. Bem como acessaram novos guias de leitura online e assistiram as entrevistas com os autores.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes