Quem ganhou o Carnaval de São Paulo? Mocidade Alegre é campeã em 2023

A escola conquista o 11 título de sua história; 3º Milênio e Vila Maria foram rebaixadas

A Mocidade Alegre foi quem ganhou o Carnaval de São Paulo 2023. A escola de samba ficou em primeiro lugar no ranking e conquistou o 11º título de sua história, quebrando o jejum de 20 anos.

Mocidade Alegre é quem ganhou o Carnaval 2023 de São Paulo

A agremiação teve como enredo ‘Yasuke’, um imigrante africano que se tornou um dos mais respeitados samurais no Japão.

A Mocidade Alegre contou com celebridades que fizeram parte do desfile, incluindo Thelma, João Luiz e Linn da Quebrada, ex-BBB’s.

Quinta a passar pela avenida no segundo dia de desfiles, a Mocidade Alegre abordou a miscigenação das culturas e as tradições religiosas e culturais do continente africano e do Japão. Foram 16 alas e 4 alegorias.

Fundada oficialmente em 1967, a Mocidade Alegre é sediada na Casa Verde, na Zona Norte de São Paulo, na chamada Morada do Samba, nome dado a sua quadra de ensaios.

Logo que chegou ao Grupo Especial do carnaval paulistano, foi tricampeã em 1971, 1972 e 1973 e se consolidou como um dos maiores nomes do carnaval paulistano. O quarto título foi conquistado apenas em 1980; o quinto veio apenas em 2004, quebrando um jejum de 24 anos.

A Mocidade Alegre também conquistou títulos em 2007, 2009, 2012, 2013, 2014 e agora em 2023. A agremiação tem como rainha de bateria Aline Oliveira, que ocupa o cargo mais cobiçado da escola há 11 anos. A escola segue com Solange Cruz na presidência, que está no cargo desde 2003.

Thelma Assis segue como musa da agremiação. A ex-BBB, que mais uma vez participou do desfile, faz parte da agremiação há mais de 18 anos.

Enredo

"Yasuke"
Autores: Aquiles da Vila, Márcio André, Fabiano Sorriso, Chanel, Marcos L. Gabriel, Salgado Luz, Marcelo Valência, Marcus Boldrini, Diogo Corso, Italo Pires, Marcos Donato, Biro Biro, Turko, Gui Cruz, Rafa do Cavaco, Portuga, Maradona, Imperial, Fábio Souza, Luciano Rosa, Fionda Tem Tem e Vitor Gabriel.
Intérprete: Igor Sorriso
Letra
Meu batuque é resistência, sou mocidade
Trago na pele a força pra vencer
Meu samba é luta e voz, fala por todos nós
Bendito seja o seu poder!

O som do atabaque ecoou… ôô…
Ressoa no couro do taikô
Ê nzazi ê… ê nzazi a…
Nzuzu conduz teu filho nesse mar
Ê nzazi ê… ê nzazi a…
No oriente, tronco forte, baobá
Luar… na cor da noite, beija o sol nascente
Retinta pele reluzente
Mistério na terra de obá
Aos olhos de daimyô, guerreiro despertou
Eis o destino a se revelar

Mandou banhar, escorreu beleza
A verdade da cor, a natureza
É preta sua armadura
Tem na alma bravura
Ninguém segura!

Fiel companheiro
Herdeiro da sabedoria
Honrou sua liberdade
Com dignidade
Derramou o sangue justiceiro
Lágrimas em chamas
Cinzas pelo ar
Serás eterno, jamais se apagará
Em cada jovem o sonho brilha
A sua luz renascerá
Pode ter fé
Que todo preto pode ser o que quiser!

 

Ficha técnica 

Fundação: 24/9/1967
Presidente: Solange Cruz Bichara Rezende
Carnavalesco: Jorge Silveira
Mestre de Bateria: Mestre Sombra
Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Jefferson Gomes e Natália Lago
Colocação em 2022: vice-campeã – grupo Especial


Quesitos avaliados no Carnaval 2023

Harmonia: São avaliados o entrosamento do canto dos componentes com o ritmo proposto pela bateria e a clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola, em todos os trechos do samba, respeitadas as exceções previstas nas alas especiais (que incluem a Comissão de Frente e os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira).

Samba-enredo: Ele se divide em dois subquesitos. Em relação à letra, o jurado deve avaliar se ela transmite em versos o enredo proposto pela escola de samba. Já em melodia, deve considerar se ela induz e provoca nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.

Bateria: Analisa a manutenção do ritmo da bateria em harmonia com o samba-enredo, além de aspectos como entrosamento, afinação dos instrumentos, equilíbrio instrumental, precisão rítmica e a ousadia na performance musical, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.

Enredo: O enredo é a base de tudo. Dessa forma, o jurado deve avaliar se a proposta sequencial do desfile fornecida pela escola de samba foi rigorosamente cumprida e respeitada, assim como se a execução consegue contar a ideia proposta pelo enredo.

Fantasia: Devem ser levados em consideração a uniformidade, que é a apresentação da fantasia conforme a foto que consta na pasta de jurados; o acabamento das vestimentas e a realização das mesmas, se elas apresentam variações diferenciadas de formas, cores e adereços.

Alegoria: Avaliam-se os carros alegóricos e elementos cenográficos através da ideia proposta pela escola de samba, a qualidade de execução das peças e o cuidado e atenção com que eles foram confeccionados.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: São considerados o entrosamento e a postura do casal, assim como a integridade das fantasias que eles usaram.

Comissão de Frente: O jurado deve analisar se alguns cumprimentos obrigatórios foram executados, como o de saudar o público e apresentar a escola de samba. Também são avaliadas as fantasias nesse quesito.

Evolução: De forma geral, julga a maneira como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos, invadir alas ou correr para cumprir o tempo do desfile.

Classificação das escolas de samba 2023

Os jurados julgam nove requisitos: Bateria, Harmonia, Samba-Enredo, Fantasia, Alegoria e Adereços, Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Comissão de Frente.

1° Mocidade
2º Mancha
3° Império
4° Tatuapé
5° Dragões
6° Tom Maior
7° Independente
8° Águia
9° Gaviões
10° Barroca
11° Tucuruvi
12° Rosas
13° Vila Maria
14° 3° Milênio

Qual a escola rebaixada em 2023?

As duas escolas rebaixadas foram Vila Maria e 3º Milênio, que desfilam pelo Grupo de Acesso em 2024.

Quando é o desfile das campeãs?

O desfile das campeãs do Carnaval de São Paulo acontece em 25 de fevereiro, sábado, no Sambódromo do Anhembi. O número de escolas que se passam pela avenida novamente varia a cada ano.

Ao contrário do desfile principal, o evento com as campeãs não é transmitido pela televisão. Os paulistas que quiserem assistir as agremiações celebrando o resultado podem adquirir ingressos pela internet ou diretamente na bilheteria do Sambódromo do Anhembi ou no Carioca Club.

Além dos ingressos para a arquibancada, também é possível adquirir entradas para um espaço com mesas e cadeiras, para maior conforto, ou no lounge. Os preços variam entre R$ 35 e R$ 300, dependendo do setor escolhido.

Qual o prêmio da escola de samba 2023?

A escola de samba campeã leva para a comunidade um valor em dinheiro. Não se sabe qual o valor pago para a vencedora, já que o prêmio varia de acordo com o valor arrecadado em bilheteria e com o subsídio do governo como uma forma de incentivar o movimento cultural.

Vale lembrar que, para entrar na avenida, as escolas de samba conta com patrocinadores. As fantasias também são vendidas aos foliões que quiserem desfilar junto com as agremiações na avenida.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes