Sexta-Feira Santa 2021: o que significa e por que não se come carne?

Na sexta-feira, os católicos de todo o mundo celebrarão a Sexta-Feira Santa, que antecede o Domingo de Páscoa. O dia sagrado também marca a última sexta-feira da Quaresma, a celebração católica de 40 dias em que os católicos se abstêm de comer carne às sextas-feiras.

É uma tradição que milhões de nós seguimos - comer peixe na Sexta-feira Santa. Faz parte da Páscoa tanto quanto os ovos de chocolate e o coelhinho da Páscoa , só que essa tradição é muito mais antiga.

Quaresma: entenda porque o período é importante

Por que não comer carne na sexta-feira santa?

Os cristãos se abstiveram de comer carne na Sexta-feira Santa por séculos e muitas pessoas, sejam elas religiosas ou não, ainda comem peixe apenas no dia. Na verdade, muitos cristãos, especialmente católicos, não comem carne em nenhuma sexta-feira. A razão por trás dessa tradição é muito religiosa.

Acredita-se que Jesus Cristo sofreu e morreu na cruz em uma sexta-feira. Os cristãos desde o início reservaram esse dia para se lembrar disso e 'unir seus sofrimentos'. Isso levou a Igreja a marcar todas as sextas-feiras como uma 'Sexta-feira Santa', onde as pessoas se lembram da Paixão oferecendo a 'penitência'.

A carne era vista como um sacrifício digno, pois estava ligada a festas e celebrações. Em culturas antigas, a carne era vista como uma iguaria e "o bezerro gordo" não era abatido a menos que houvesse algo para comemorar.

As sextas-feiras eram vistas como um dia de penitência, então comer carne em uma sexta-feira para "celebrar" a morte de Jesus não agradava à Igreja.

Então, por que o peixe não é visto como carne?

 A lei da Igreja dizia especificamente "animais terrestres". "As leis de abstinência consideram que a carne provém apenas de animais como galinhas, vacas, ovelhas ou porcos - todos os quais vivem em terra. Os pássaros também são considerados carne." Os peixes não são vistos com a mesma classificação.

É importante ressaltar que, enquanto a carne era vista como uma celebração, o peixe era visto como uma "coisa cotidiana", sendo a maioria das pessoas pescadores.

Pode comer carne na Sexta Feira Santa?

Para os católicos que observam a Sexta-feira Santa, a resposta é não.

A lei católica de abstinência diz que os católicos com 14 anos ou mais se abstêm de comer carne às sextas-feiras durante a Quaresma , inclusive na Sexta-feira Santa.

Além disso, os católicos com idades entre 18 e 59 jejuam na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa - uma regra dentro da Igreja Católica Romana que significa que você só pode consumir uma refeição completa, ou duas refeições menores no dia.

Ritual para a quaresma: aprenda a se proteger energeticamente

Por que é chamada de Sexta-feira Santa?

Sabemos que o propósito da Páscoa é celebrar a vida e a ressurreição de Jesus. O dia da Sexta-feira Santa tradicionalmente é reconhecido para o luto da crucificação e da morte. A tradição católica é semelhante aos cristãos na maneira como reconhecemos a morte e ressurreição. A diferença que percebi é que há uma grande ênfase em reconhecer a tristeza da morte de Cristo.

Quando essa tristeza é reconhecida de uma forma tradicional e religiosa, muitos optam por jejuar, seja só comida ou apenas carne. Alguns católicos chegam ao extremo de não comer carne em nenhuma sexta-feira. A Igreja Católica até fez uma lei de abstinência dentro da igreja que, “  Católicos com 14 anos ou mais evitam comer carne nas sextas-feiras durante a Quaresma, incluindo na Sexta-feira Santa ”.

 

Quando é a Sexta Feira Santa?

Todos os anos, a data da Sexta-Feira Santa muda, bem como o Domingo de Páscoa e o início da Quaresma, com base no calendário desse ano. Sexta-feira Santa é sempre a sexta-feira anterior ao Domingo de Páscoa. Isso é para lembrar o dia em que Jesus foi crucificado e morreu, seguido pela miraculosa ressurreição três dias depois, e representado pelo Domingo de Páscoa.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes