Crepioca: 5 receitas nutritivas para o café da manhã e lanche

Além de ter como grande vantagem a praticidade, outro grande benefício da crepioca é sua versatilidade. É possível incluir em seu preparo ingredientes dos mais diversos: mussarela, ricota, peito de peru, entre outros. 1 porção de 100 g pode apresentar 128 calorias, sem contar o recheio. 

A tapioca já é uma velha conhecida do brasileiro por não ter glúten, o que é considerado vantajoso para pessoas com alergias ou para deseja reduzir o consumo de trigo. A farinha pode ser uma aliado no preparo de diversos pratos, como a crepioca - uma espécie de crepe à moda brasileira. Além de saborosa, é nutritiva e consumida principalmente no café da manhã. Então, tome nota da receita.

O que é crepioca?

Crepioca é uma receita que leva em sua base ovos e farinha ou goma de tapioca, que é a fécula extraída da mandioca, usualmente preparada em forma granulada. O prato é leve, sem glúten e lactose, possui pouco carboidrato, por isso ganhou preferência nas dietas alimentares. Claro que isso pode mudar de acordo com o recheio que você escolher.

Aliás, alguns até comparam o sabor da crepioca com um pão de queijo de frigideira.

A crepioca também é consumida no cardápio do pós-treino, pois é rica em proteínas. Mas atenção, antes de fazer qualquer dieta, é recomendado buscar orientação profissional. Apenas um especialista pode ajudar você a emagrecer com saúde.

Calorias do prato

1 porção de 100 g pode apresentar 128 calorias, sem contar o recheio. 

5 receitas nutritivas para o café da manhã e lanche

A crepioca é uma opção rápida e extremamente saborosa para seu café da manhã. Vamos aprender a preparar essa delícia?

Crepioca simples

Crepioca

1 ovo
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca
1 colher (sopa) de requeijão

Em uma vasilha, bata o ovo com uma tapioca até formar um líquido homogêneo. Acrescente o requeijão e misture bem. Tempere com sal e outros temperos a gosto. Aqueça bem uma frigideira antiaderente. Coloque a mistura da vasilha na frigideira. Espere a massa soltar nas laterais. Quando estiver solta, vire e doure o outro lado. Então recheie a gosto.

Recheio fit

Crepioca fit de queijo

Ingredientes:
1 Ovo
2 Claras
1 Colher de Sopa (rasa) de tapioca
1 Colher de Sopa (rasa) de queijo cottage

Modo de preparo:
Bata os ingredientes numa tigela para misturar bem. Quando a mistura estiver homogênea, coloque numa frigideira pré-aquecida e untada com óleo de coco, manteiga ou azeite. Tampe a frigideira e aguarde as bordas ficarem douradas para virar. Espere ficar no ponto e recheie como quiser, pode ser com o próprio queijo.

Crepioca com recheio de frango

Crepioca recheada frango 1

Ingredientes:
1 ovo
2 claras
3 colheres de tapioca
4 colheres de sopa de frango desfiado
1/2 tomate
2 colheres de milho
tempero a gosto

Modo de preparo:
Bata bem o ovo, as claras e a tapioca e prepare na frigideira antiaderente como se fosse uma omelete. Deixe até dourar. Coloque num prato e coloque o frango, tomate e milho no recheio. Sirva.

Crepioca vegetariana

Www

200g de cogumelo shimeji
2 ovos
2 colheres de sopa de goma de tapioca
1 colher de sobremesa óleo de coco
1 colher de sopa de shoyu de coco
Sal a gosto
Tempero verde ou salsa.

Refogue o shimeji com óleo e shoyu, acrescente a salsa picada reserve. Misturar os ovos com a goma de tapioca e o sal, e bata bem. Em uma frigideira antiaderente, untada, adicione a massa e cozinhe por cerca de 4 minutos em fogo baixo. Vire delicadamente e acrescente o shimeji. Dobre ao meio deixe por mais um minuto e sirva.

 

Banana e canela

Crepioca de banana

Massa
1 ovo
2 colheres (sopa) de tapioca
1 banana amassada
1 pitada de canela em pó

Recheio
1 banana em rodelas
Canela em pó a gosto

Em uma tigela, misture o ovo, a tapioca, a banana e a canela. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com óleo em fogo médio e despeje a mistura de tapioca. Cozinhe até firmar. Coloque a banana e a canela e dobre ao meio. Sirva.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes