Quiche de alho poró: veja a origem do prato e aprenda 5 receitas deliciosas

Essa é a variação mais famosa do quiche, um prato fácil de fazer e que fica delicioso, em qualquer ocasião

Quiche de alho poró é a variação mais famosa do quiche, um prato fácil de fazer e que fica delicioso, em qualquer ocasião! Trata-se de uma torta aberta,  que tem recheio à base de creme de leite e ovos. A receita original é feita com bacon, mas outras versões não faltam!

Assim, é possível encontrar diversos outros sabores, como legumes, espinafre, salmão, queijo e o quiche de alho poró, que é um dos mais requisitados.

A massa do quiche, também conhecida como patê brisée,  é feita com manteiga e farinha. Quando pronta, tem um aspecto quebradiço, bem característico do prato.

Mas apesar da popularidade, o quiche em uma história bem interessante, de origem europeia. Neste texto, vamos aprender mais sobre este prato e ver 5 receitas do quiche de alho poró feitos pela Rita Lobo. Confira!

 

Quiche de alho poró: a história do prato original

De origem alemã, a palavra quiche vem do alemão “küchen", que traduzida é torta. O prato teve origem na Alsácia Lorena, região que atualmente integra o nordeste da França e faz fronteira com a Alemanha.

A região da Alsácia Lorena foi comandada pelos alemães. Mas os franceses travaram diversas batalhas pelo território.

Quando ocorreu a criação da quiche, a região que hoje é a Alsácia Lorena na época era uma província alemã, que se chamava “Lothringen” que, em português, significa “Lorena” e em francês “Lorraine”.

Após diversas batalhas entre franceses e alemães, ocorridas na primeira e na segunda guerra mundial, a França retomou a Alsácia Lorena em 1945. Portanto, os franceses batizaram a quiche de “Quiche Lorraine”.

Assim, a origem do quiche é bastante conturbada, devido à disputa territorial pela Alsácia Lorena. Contudo, pode se concluir que a origem é alemã, mas faz parte da tradição da culinária francesa.

E as variações renderam em pratos igualmente deliciosos ao original, como o quiche de alho poró, que pode ser feito de várias maneiras. Veja abaixo 5 receitas incríveis desse prato, incluindo a receita de quiche de alho poró  feita por Rita Lobo!

 

Quiche de alho poró receita
Imagem: reprodução/pinterest

5 receitas deliciosas do quiche de alho poró

1.  Quiche de alho poró com alecrim

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga gelada em cubos
  • 5 colheres de sopa de água gelada
  • 1 colher de chá de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

 

Modo de preparo

Misture a farinha com o sal na tigela e junte os cubos de manteiga até formar uma farofa. Acrescente a água gelada aos poucos até formar uma bola.  Achate levemente para formar um disco e embrulhe em filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora.

Preaqueça o forno a 200 °C e retire a massa da geladeira. Polvilhe uma bancada com farinha de trigo e abra com um rolo. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Leve a fôrma com a massa para a geladeira por 10 minutos enquanto o forno aquece.

Depois, leve ao forno por cerca de 30 minutos para pré-assar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Para o recheio e montagem

Ingredientes

2 alhos-porós
4 ovos
400 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de alecrim
1 colher (sopa) de azeite
sal e noz-moscada ralada na hora a gosto

Modo de preparo

Corte o talo dos alhos-porós em rodelas finas e coloque numa peneira e lave sob água corrente. Deixe escorrer bem a água.  Leve uma frigideira ao fogo médio.

Quando aquecer, regue com o azeite, junte o alho-poró fatiado; Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos até murchar. Assim, adicione as folhas de alecrim e mexa por mais 1 minuto. Reserve.

Numa tigela pequena quebre os ovos, um de cada vez, e transfira para uma tigela grande. Posteriormente, junte o creme de leite fresco, tempere com ½ colher (chá) de sal e noz-moscada a gosto.

Misture até ficar liso. Retire a massa pré-assada do forno e diminua a temperatura para 180 ºC (temperatura média).. Na assadeira, cubra fundo da massa com o refogado de alho-poró e regue com a mistura de creme de leite e ovos.

Volte ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até inflar e dourar. Retire do forno e agora é só servir!

2 - Quiche sem massa

Ingredientes

3 Ovos
Um Iogurte grego zero
1 Alho poró cortado e refogado no azeite
Uma xicará de chá ricota amassada
Sal, Pimenta do reino e Noz moscada a gosto

Modo de preparo

Portanto, é só misturar tudo e levar ao forno 180 graus por cerca de 30 minutos e esta pronto!
Prontinho!

Quiche de alho poró fatia
Imagem: reprodução/pinterest

3 - Quiche de alho poró com espinafre

Ingredientes da massa

1 xícara de farinha de arroz integral (ou de aveia)
1/2 xícara de polvilho doce
4 colheres de sopa de farinha de linhaça
1/4 xícara de azeite de oliva virgem
5 colheres de sopa a 1/3 de xícara de água
1/2 colher de chá de sal

 

Ingredientes do recheio

2 maços de espinafre sem os talos
1/2 talo de alho-poró
500gr de tofu (preferencialmente orgânico)
suco de 1/2 limão
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de azeite

 

Modo de preparo

Misture os ingredientes e forme uma bola. Depois amasse em formato de disco. Leve a forma com a massa ao freezer por 10 minutos. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Retire do freezer e faça furos na base da massa para que o vapor passe. Após isso, asse por 15 minutos.

Para o recheio, refogue os 2 maços de espinafre com uma pitada de sal até que murche. Retire da panela, pique grosseiramente. Depois pique o alho poró em fatias finas. Reserve ambos.
No liquidificador, bata o tofu, o limão, o azeite, o sal e o fermento até obter um creme. Aqueça uma panela com um fio de azeite e refogue o alho-poró até que ele murche.

Adicione o espinafre picado e refogue novamente. Misture o creme de tofu com o espinafre e o alho-poró. Posteriormente faça a montagem e asse no forno.

4 - Mini Quiche de Alho Poró

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
125g de manteiga sem sal gelada e picada
1/2 xícara de água gelada

 

Recheio base

4 ovos
1 xícara de chá de creme de leite
150g de queijo gruyere ralado grosso ou queijo prato
1 pitada de pimenta moída na hora
1 pitada de sal

Recheio personalizado

1 xícara de alho poró picado bem miúdo
3 colheres de sopa de cebolinha picada bem miúda
3 colheres de sopa de salsinha fresca picada
50g de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de requeijão cremoso

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture a farinha, o sal e a manteiga até formar uma farofa. Posteriormente, junte a água gelada aos poucos até deixar a massa lisa. Forme uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 15 minutos.

Posteriormente, abra a massa em uma superfície enfarinhada até que fique bem fina. Ponha a massa em uma forma de aro removível e asse em forno baixo (180º) por 10 minutos.

Com a massa pré-assada, cubra com o recheio e leve ao forno novamente por mais 15 minutos em temperatura média (220º). Sirva imediatamente.

5 - Quiche de alho poró com queijo

Ingredientes da massa

100g de manteiga gelada cortada em cubos

1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo

¼ xícara de água gelada

Pitada de sal

Ingredientes do recheio

5 ovos

3/4 xícara de leite integral

3/4 xícarade creme de leite

1 xícara de queijo parmesão ralado

2 talos de alho poró cortados em fatias finas

Raspas e suco de 1/2 limão

Sal e pimento do reino

 

Modo de preparo

Em tigela grande, adicione a farinha e o sal e misture. Acrescente a manteiga gelada e esfregue os pedaços de manteiga entre os dedos e vá misturando para obter uma consistência de farofa.

Junte a água gelada e misture para formar uma massa levemente úmida. Forme um disco e embrulhe a massa em plástico filme. Leve à geladeira por 30 minutos para que o glúten da massa relaxe e fique mais fácil de trabalhar com a massa depois.

Mas abra a massa entre folhas de plástico filme e transfira para  assadeira. Leve para assar em forno preaquecido à 180°C por 10 minutos. Retire do forno e reserve.

Em uma frigideira aquecida com azeite, refogue o alho poró até que fique macio. Em uma tigela, adicione os ovos e misture com o leite e creme de leite. Adicione o alho poró refogado, as raspas e o suco do limão, o parmesão e tempere com sal e pimento.

Posteriormente, transfira para a forma com a massa e leve a quiche para assar em forno preaquecido à 180°C por aproximadamente 45 minutos ou até que esteja firme. Sirva morno.

Bom apetite com essas deliciosas receitas de quiche de alho poró!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes