Hera: tipos e cuidados básicos para a saúde da planta trepadeira

Não sabe como começar a povoar a casa com plantas? Comece pela hera! A espécie é super resistente, além de ser um trunfo na decoração.

Não confunda a deusa grega, com a planta. Apesar das heras dividirem entre si a fertilidade, a rainha do Olimpo era conhecida por não gostar de dividir, enquanto a plantinha hera é só paz e amor. Ela, apesar de se apoiar em galhos e troncos na natureza, não os parasita. Ou seja, não rouba seus nutrientes.

Quanto a questão da fertilidade, uma muda de hera está sempre com os hormônios trabalhando. Ela é famosa por crescer muito rápido, seja em vasos ou muros. Além disso, é muito versátil e possui diversos formatos de folhas.

Tipos de hera

A hera, de nome científico Hedera helix, é no geral uma planta trepadeira, que gosta de escalar. Por isso, ela é uma ótima opção para arranjos decorativos, como arcos de casamento.

 

Hera no arranjo
Imagem: renmark flower house (reprodução / instagram)

 

Outro fator em comum entre os tipos da espécie é a preferência por locais úmidos e também, a resistência a diversos ambientes e climas. Portanto, ela pode ser cultivada durante o ano inteiro, mas se na região onde você mora é muito frio no inverno, vale colocar o vaso de hera pra dentro de casa.

Hera Inglesa

 

Hera tipo inglês
Imagem: my peaceful momento (reprodução / instagram)

 

A hera inglesa é uma das espécies mais comuns nos lares e nas decorações Urban Jungle. Cultiva-se a planta tanto em vasos, quanto em canteiros. Se você optar por colocá-la num recipiente, prefira por espaços mais apertadinhos do que folgados.

É melhor deixar a hera inglesa num vaso menos espaçoso, porque ela retém muita água, então em jarros largos, corre-se o risco das raízes apodrecerem.

 

Hera inglesa goldchild

 

Hera inglesa
Imagem: ian marts (reprodução / instagram)

 

Entre as variações da hera inglesa, está a versão goldchild. A espécie se adapta bem a ambientes internos. Além disso, a plantinha chama atenção por possuir folhas miudinhas, com miolo bicolor -amarelo e verde.

 

Hera japonesa

 

Hera japonesa
Imagem: ian taylor (reprodução / instagram)

 

A hera japonesa é de origem asiática e é muito comum em muros e fachadas de casa e prédios. Utiliza-se a planta para esse fim, pois ela não atrai muitos bichos, além de ter uma folhagem que troca de cor conforme a estação do ano.

A hera de folhagem simples, brilhante e com borda serrilhada fica avermelhada na primavera, e assume um tom esverdeado no verão. Já no outono ela fica acobreada, e no inverno ela tem aparência mais sequinha.

 

Hera-da-algéria

 

Quarto com plantas
Imagem: urban jungle brasil (reprodução / instagram)

 

A hera-da-algéria é uma alpinista por natureza. Porém, ao invés de escalar montanhas, ela se prende a galhos e estacas, formando uma linda cachoeira de folhas, que se caracterizam pelo formato similar a um coração.

Para agradar a planta, posicione-a num local com luz indireta. Além disso, a espécie se adapta bem a solos diversos. Quanto as regas, elas são regulares, mas não abundantes.

Como cuidar de hera

 

A hera é uma ótima opção para cobrir locais íngremes, mais sombreados e até muros. Então, não tenha medo de usar a espécie para decorar o interior da casa, e também o jardim.

Em relação a fertilização, faça-a de dois em dois meses durante a primavera e o verão. A rega, por sua vez, é regular, mas cuidado para não encharcar o vaso. Na dúvida, coloque o dedo na terra e confira como está o nível de umidade.

Em conclusão aos cuidados, é importante destacar que a hera cresce muito rápido. Logo, esteja preparado para de tempos em tempos ir aparar as pontinhas da planta. Se cultivada em terreiro, é mais necessária ainda a poda. Isso evita que a espécie capture muitos nutrientes do substrato e deixe as outras flores sem vida.

 

Hera no vaso
Imagem: living with kay (reprodução / instagram)

 

Propriedades medicinais da hera

Por último, a hera é também conhecida na medicina. Você pode encontrá-la em xarope ou cápsulas em lojas naturais e de manipulação. Seu uso é principalmente para anestesiar, expectorar e acalmar. Portanto, ela é recomendada em situações de resfriado, bronquite e laringite. Porém, não se medique sem consultar um médico antes.

Além disso, a hera serve para reduzir a celulite, combater inflamações e aliviar úlceras. Entretanto, como as folhas da espécie são tóxicas, o uso da planta só pode ser feito via medicamentos industrializados.

Não é indicado fazer preparos naturais com a hera, pois isso pode gerar alergia na pele e até, vômitos e diarreias, se consumida em excesso.

 

Fonte: vaicomtudo, leafyplace, mundonaturaarte, estação garden, tua saúde, segredos do mundo R7. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes