Afinal, o que é signo ascendente e qual a importância dele em nossa vida?

Dono da primeira casa do Mapa Astral, o signo ascendente é o responsável pela personalidade, é a máscara, o cartão de visitas – são as características do ascendente que mostram como somos para o mundo.

Quando nascemos, o sol estava iluminando um determinado setor do universo, que configura exatamente as energias do signo daquele momento, daquele mês. É o que chamamos de signo solar – o que conhecemos desde sempre. Já o signo ascendente é quem estava nascendo no horizonte neste exato momento também do nascimento.

Dono da primeira casa do Mapa Astral, ele é o responsável pela personalidade, é a máscara, o cartão de visitas – são as características do ascendente que mostram como somos para o mundo. É o que chamamos de “primeira impressão é a que fica”. Em qualquer circunstância, é o signo ascendente quem dá as caras primeiro. Ao contrário do signo solar, que podemos controlar todas as características, o ascendente está estampado em nós e fica mais difícil conter alguns aspectos dele, justamente por ser algo tão pessoal, único e visível.

Logo, ele é considerado o segundo ponto mais importante dentro da Astrologia e do Mapa Astral.

É mito ou verdade que o ascendente “aparece” após os 30?

São muitas as histórias que contam sobre o signo ascendente. A principal é a que ele “ganha força” ou “rege” depois dos 30 anos de idade. Não é verdade. O signo ascendente nos acompanha desde o momento do nosso nascimento, ele está presente desde sempre no Mapa Astral. E justamente por ser a nossa personalidade, não há sentido ter essa característica tão importante após os 30 anos. Porém, o que pode acontecer em muitos casos é nos identificarmos mais com as características dele do que do signo – o que pode ser perfeitamente normal, mas para uma boa jornada de autoconhecimento, o ideal seria equilibrar as energias dos dois.

Quais são as características de cada signo ascendente?

 

Ascendente em Áries

Trata-se de uma personalidade forte, enérgica, ao qual a atitude e ação são as palavras-chave. Não é de mandar recado e tem espírito empreendedor. Pode ser considerado nervoso demais, mas justo, sabe voltar atrás quando é necessário.

Ascendente em Touro

Procura estabilidade e segurança em todos os aspectos de sua vida. Personalidade amorosa, mas discreta e com dificuldade em demostrar sentimentos. Possuí apegos e medo de mudança. Cuidado ao descontar suas frustações na comida.

Ascendente em Gêmeos

Versátil, dinâmico e plural. Possui uma mente ágil e é extremamente comunicativo. Tem a arte do improviso, mas sua personalidade pode sofrer com alterações de humor. Precisa melhorar o foco, já que todas os assuntos te interessam bastante.

Ascendente em Câncer

Emocional, gosta de proteger todos ao seu redor. Por onde passa, forma pequenas famílias. Tem uma relação profunda com a mãe ou figura materna e não abre mão de ajudar a quem precisa. Contudo, precisa apenas cuidar de mágoas do passado.

Ascendente em Leão

Personalidade forte, tendo o autocuidado como princípio. Em seus momentos mais altos na vida, prioriza seus talentos e possui seu brilho pessoal como virtude em todos os setores da vida. O lado sombra é o egocentrismo e a baixa estima.

Ascendente em Virgem

Discreto e organizado, esse tipo de personalidade é um exímio trabalhador, tendo sua principal virtude o planejamento. Porém, a busca pela perfeição ao seu redor esconde uma autocobrança enorme.  É determinado e focado.

Ascendente em Libra

Justo e diplomático, não nenhum assunto que exista no mundo que uma personalidade libriana não tente resolver. Tendo o equilíbrio das decisões por todos os lados, esse ascendente é altruísta e é capaz de dar tudo o que tem em prol do outro. Contudo, sua baixa é a indecisão.

Ascendente em Escorpião

Trata-se de uma personalidade forte, intensa e que encara com profundidade todas as questões em que se coloca. Prefere observar a se expor e possui uma determinação enorme quando o assunto são seus objetivos. Possui forte magnetismo pessoal e, nos romances, é um sedutor(a) nat(a).

Ascendente em Sagitário

Liberdade, expansão de consciência, jovialidade. Atributos de uma personalidade sagitariana que sempre estão presentes no dia a dia. Possui forte apelo a novas culturas e oportunidades fora do seu habitat. Tem proximidade com a espiritualidade, mas só vai se entregar a determinado assunto se estudar bastante a respeito. É sincero (até demais).

Ascendente em Capricórnio

Disciplinado, a pessoa com personalidade capricorniana encara a vida com muita responsabilidade. Possui objetivos de vida e não para até conseguir. Possui alguns pensamentos tradicionais – o que o deixa, em alguns momentos, um pouco fora dos assuntos de hoje em dia. Pode ter pulado algumas etapas da vida, amadurecendo cedo demais e deixado o lado criança de lado. Precisa trabalhar mais as emoções e sentimentos e, consequentemente, os relacionamentos.

Ascendente em Aquário

Uma personalidade aquariana é moderna, tecnológica, ansiosa e comunicativa. Livre de preconceitos e paradigmas, veio ao mundo para fazer tudo diferente. Gosta da liberdade – de ser e agir – e detesta injustiças. Considerado um rebelde, sempre irá questionar tudo que sabe que pode mudar. Por isso, pode ser considerado teimoso demais pelos outros signos.

Ascendente em Peixes

Intuitivo, sentimental e emocional. Atributos de uma personalidade pisciana que traz ao mundo uma certa leveza e uma aproximação com o inconsciente. Possui o lado artístico forte, já que a ilusão e o campo imaginário fazem parte dessa personalidade. Precisa ter muito cuidado com excesso de ilusão para não se machucar.

Se você não sabe ainda seu ascendente, é só ter em mãos os dados completos de nascimento: data, horário exato e cidade. Saiba como descobrir o seu aqui.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes