Natal sem 14º salário: votação do abono deve ficar para 2021

De acordo com as pautas previstas entre os dias 14 e 18 de dezembro, as discussões sobre o abono ainda estão distantes

O 14º salário permanece uma incógnita com um pouco mais de duas semanas para o fim do ano. São duas propostas que caminham pelo Senado e Câmara, e podem oferecer um abono extra aos aposentados e pensionistas do INSS que tiveram o adiantamento do 13º salário em razão da crise da pandemia do covid-19. Entretanto, de acordo com as pautas previstas do dia 14 a 18 de dezembro na Câmara e no Senado, a proposta do 14º salário não deve ter votação. Pautas podem ser alteradas durante a semana.

Tramitação das propostas do 14º salário

São duas propostas em andamento no Congresso, um projeto de iniciativa popular no Senado e uma emenda provisória que podem resultar no bônus. Em tramitação no Senado, o Projeto de Lei n° 3657, propõe que os aposentados e pensionistas recebam em dobro o abono em 2020.

A proposta do 14º salário (R$ 1.045,00) é destinada a aposentados e beneficiários que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte. Além disso, o texto sugere o pagamento no valor de um salário mínimo, em uma tentativa de minimizar os impactos da crise. Iniciou-se como a ideia legislativa nº 127.741 do advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. Com 66.455 assinaturas de apoio, ela teve encaminhamento para a Comissão de Direitos Humanos do Senado e recebeu mais de 20 mil assinaturas. Assim, foi transformada em projeto de lei nº 3.657/2020 pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

 

Votação do 14º salário

Contudo, a proposta ainda segue um caminho longo. O projeto avançou a tramitação no Congresso Nacional, mas depende de outros fatores para ter a aprovação. A avaliação pelos Senadores, portanto, ainda aguarda a votação no plenário sem data marcada. Assim, caso avaliado e aprovado, seguirá para a câmara dos Deputados e passará por votação simples pela maioria dos votos. Por fim, com a maioria dos votos favoráveis, o projeto de lei passará para a avaliação do Presidente da República, que decidirá sobre o veto ou sancionamento da lei. Caso o texto receber aprovação, mas sofra com alterações no Senado, precisa retornar à Câmara.

No início de dezembro, o colégio de líderes do Senado recebeu o autor da iniciativa popular que conta com cerca de 20 mil assinaturas a favor da criação 14º do INSS, o advogado Sandro Gonçalves. “Fui convidado para dar explicações sobre o projeto aos líderes”, diz Gonçalves. “Vamos negociar essa aprovação”, afirma. O Projeto de Lei nº 3657/2020 que prevê o 14º salário também virou enquete do Instituto DataSenado. Segundo a pesquisa pública sobre a proposta, 99% dos entrevistados concordam com a criação do benefício emergencial.

Assim o responsável pela proposta na Casa, o senador Paulo Paim (PT-RS), avalia que o caminho para a aprovação é longo e, se confirmada, a gratificação só viria em 2021. “Vamos insistir, mesmo que fique para o ano que vem, porque a crise vai continuar”, comenta Paim.

 

Medida Provisória

Na Câmara, a gratificação conta com a aprovação da emenda 48, do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), à medida provisória 1.006/2020, que alterou regras do crédito consignado do INSS. Não há riscos que o texto sofra alterações no Senado ou precise retornar à Câmara. Assim, a validação da MP depende da inclusão da proposta na pauta de votações da próxima semana. Ela deve ser feita ainda em 2020, e perde a validade no fim de janeiro.

 

 

Aposentados e pensionistas reivindicam pagamento

Aposentados e pensionistas esperam a votação do 14º salário. Segundo o Agora São Paulo, o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) defende que  foram a única classe que não recebeu ajuda do governo. Empresas, pequenos negócios, profissionais informais e mães chefes de família, por exemplo, foram beneficiados com diferentes tipos de auxílios e incentivos durante a pandemia, como o auxílio emergencial, linhas de crédito e possibilidade de redução de jornada e salário de funcionários.

 

Leia também:

Guedes diz não descartar antecipação do 13º salário em 2021

Não recebeu a primeira parcela do 13º salário? veja o que fazer

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes