Até onde pode ir a queda do dólar? Entenda os motivos

Movimento global e cenário de otimismo com vacinação e recuperação econômica puxam moeda para baixo

Após recuar 3,81% em maio e ficar na última posição no ranking de investimentos do mês, o dólar acumula desvalorização de 2,68% em apenas dois dias úteis de junho. O balanço é negativo também no ano, com perda de 2,12%, até agora. Mas até onde vai essa queda do dólar?

Não é de hoje que o dólar vem tendo um resultado ruim. A trajetória de baixa segue o compasso de um movimento global, na esteira de um cenário otimista, puxado pela perspectiva de recuperação econômica nos principais países com o avanço do processo de vacinação contra o coronavírus.

Por aqui, o dólar não apenas resistiu à queda como também seguiu movimento contrário ao global durante o período de maior incerteza com o risco de desarrumação das contas públicas. Um temor alimentado pelas pressões por gastos que vinham de duas frentes. De um lado, dos debates sobre o Orçamento 2021 no Congresso e de, de outro, da necessidade de despesas adicionais diante do recrudescimento da pandemia.

A perspectiva de que o governo pudesse vir a gastar mais do que estabelece a regra de teto de gastos levou os investidores mais ressabiados a procurar proteção no mercado de dólar, que passou a ser demandado também por causa da aceleração da inflação em um ambiente de juros nas mínimas históricas e negativos.

A aprovação do Orçamento sem emendas que pusessem em risco o teto de gastos e a retomada de alta da taxa básica de juros, a Selic, que passou por duas altas e subiu de 2,00% para 3,75% ao ano, reduziram a pressão e solaparam relativamente a sustentação sobre os preços do dólar.

+ Com juros alto, governo lança hoje pacote para facilitar crédito

Mais pressão de queda do dólar

Especialistas apontam vários outros fatores para explicar a persistente queda do dólar, como a forte valorização das commodities no mercado internacional, o que gera mais receitas em dólar em exportações; e a abundante liquidez ou oferta de capitais no exterior à procura de remuneração atraente em um cenário que muitos países zeraram os juros.

“O quadro de risco arrefeceu, o processo de vacinação avançou, a economia dá sinais de recuperação, as commodities em alta ajudam e tudo isso deprime globalmente o dólar, que pode cair mais”, avalia Davi Lelis, especialista da Valor Investimentos. Os especialistas entendem, porém, que o espaço para quedas mais fortes ficou reduzido.

Analistas de mercado acreditam que apenas uma elevação dos juros americanos ou um possível acirramento da tensão política doméstica poderia tirar o dólar da atual trajetória de baixa. Mas a impressão que os especialistas têm tido é que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) parece cada vez menos disposto a elevar os juros, para preservar o emprego, apesar dos sinais de risco de inflação com a retomada de crescimento mais vigoroso da economia.

Internamente, especialistas entendem que o risco político pode passar a influenciar o dólar em momento mais próximo das eleições de 2022.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes