Bolsonaro não faz tradicional ligação para Lula após derrota na eleição

Bolsonaro quebra ritual após perder eleição de 2022

Tradicionalmente, o candidato derrotado nas eleições liga para o vencedor e dá os parabéns. Jair Bolsonaro (PL) quebrou esse ciclo e não telefonou para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após sua derrota ser oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O petista foi eleito no segundo turno com 50,9% dos votos válidos contra 49,1% do atual chefe do Executivo. Essa foi a eleição mais acirrada da história do Brasil, com diferença de cerca de 2 milhões de voto entre os candidatos.

Veja também: Quando é a posse Lula

Bolsonaro ligou para Lula?

A tradicional ligação para reconhecer a vitória do oponente não foi feita na noite da eleição 2022 por Bolsonaro. Lula afirmou, em discurso a apoiadores na Avenida Paulista, que ainda não havia recebido o telefonema do adversário.

“O presidente derrotado deveria ter ligado para mim reconhecendo a derrota, mas até agora não ligou. Eu não sei se vai ligar e não sei se vai reconhecer a derrota”, afirmou o presidente eleito.

A ligação não é uma regra, mas uma tradição no país para mostrar que o candidato reconhece a derrota e apoia a democracia. Em 2002, quando Lula foi eleito pela primeira vez, seu adversário, José Serra (PSDB), o telefonou às 21h10.

O tucano ligou para cumprimentar o presidente eleito. Segundo informações da Folha de S.Paulo, a assessoria de ambos afirmou que a conversa foi amistosa e os oponentes até marcaram um encontro futuro. Lula alegou que Serra foi um adversário muito leal. O mesmo ritual foi cumprido na eleição de 2014, quando Aécio Neves (PSDB) foi derrotado e telefonou para a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) antes das 21h.

Em 2022, pouco antes do resultado da eleição ser divulgado pelo TSE, o presidente da corte, Alexandre de Moraes, afirmou ter telefonado para ambos candidatos.

"Liguei pessoalmente para conversar com ambos os candidatos, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, dizendo que a Justiça Eleitoral já estava apta para proclamar o resultado. O presidente Bolsonaro me atendeu com extrema educação, assim como o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva", disse o ministro. Essa ligação também é tradicional nas eleições e indica que o TSE está prestes a divulgar o resultado à população.

Veja também: Resultado das eleições no 2° turno estadual

Bolsonaro se pronunciou?

Até o momento, o atual Presidente da República não fez nenhum pronunciamento sobre a derrota nas urnas. Além disso, Bolsonaro também não se encontrou com seus apoiadores, que o aguardavam no Palácio da Alvorada.

A família do mandatário, conhecida por ser altamente ativa nas redes sociais, também não fez nenhuma manifestação até o momento, nem mesmo pelas redes sociais. De acordo com o Estadão, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ficou a noite toda, em casa, com o pai.

Essa é, desde 2002, a maior demora de um candidato derrotado em se pronunciar. Em 2010, José Serra (PSDB) se pronunciou às 22h40 após perder a eleição presidencial para Dilma Rousseff (PT).

Segundo apuração do Estadão, Bolsonaro se recusou a receber ministros, pastores e parlamentares após a derrota ser decretada. As luzes do Palácio da Alvorada foram desligadas por volta das 22h, indicando que o atual presidente já havia se recolhido e não se pronunciaria naquela noite.

Logo após a derrota no segundo turno, vários apoiadores do presidente foram ao local de sua residência para manifestar solidariedade ao candidato. Mas Bolsonaro não saiu para recebê-los também. Segundo assessores próximos, que conversaram com o Estadão, o candidato derrotado deve se pronunciar apenas na segunda-feira (31), um dia depois do pleito.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes