Quando é a posse do Lula, recém eleito presidente do Brasil?

Eleito nas eleições de 2022, Lula vai ser empossado no começo do ano que vem.

Quando é a posse do Lula, o novo presidente do Brasil? O petista tomará posse no dia 1° de janeiro de 2023. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito no segundo turno com 50,89% dos votos.

Quando é a posse do Lula?

A posso do Lula, eleito Presidente da República, será no dia 1° de janeiro de 2023, em Brasília, no Palácio do Planalto, local em que vai receber a faixa presidencial.

O evento é aberto e todos os cidadãos podem comparecer. Esta é a terceira vez que o presidente se elege no país, Lula também venceu em 2002 e 2006.

O candidato venceu a eleição presidencial de 2022 no segundo turno, somando 50,89% dos votos. Seu maior adversário, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 49,11% e ficou em segundo lugar.

Trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente, recém eleito, tem 76 anos e esta é a terceira vez em que Lula recebe a faixa presidencial. O petista nasceu em Garanhuns, interior de Pernambuco, mas mudou-se para o litoral de São Paulo ainda criança. Em 1956, a família do presidente foi para a capital paulista.

Lula entrou na vida política ainda jovem quando era metalúrgico em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e entrou para o movimento sindical. Em 1975, o petista foi eleito diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, com 92% dos votos.

Pouco tempo depois, em 1980, Lula ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), junto com outros intelectuais, políticos, representantes de movimentos sociais e sindicalistas.

Lula entrou na disputa presidencial nos anos de 1989, 1994 e 1998 e não obteve sucesso. Mas em 2002 foi eleito e em 2006 reeleito presidente do Brasil.

Anos depois, o presidente se envolveu em processos políticos e foi condenado por crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula ficou quase um ano e meio preso entre 2018 e 2019 em Curitiba.

Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o julgamento de Lula não deveria ter sido realizado em Curitiba, mas em Brasília. O STF entendeu também que não poderiam haver prisões em segunda instância no país, com essa decisão Lula foi solto.

Como o novo julgamento não saiu a tempo, os processos contra o petista prescreveram e Lula foi considerado cidadão livre e inocente.

Em 2022, o PT lançou novamente Lula como candidato à presidência. Enquanto ainda era candidato, o petista prometeu acabar com a fome e a miséria do povo. No domingo de primeiro turno, Lula derrotou o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes