Dataprev: como consultar a situação do auxílio emergencial 2021

No site, você acompanha se continua elegível ao benefício

Está com dúvidas sobre o seu auxílio 2021? Você pode acompanhar a situação do benefício pelo site da Dataprev e checar situação do auxílio emergencial . No site, você acompanha se continua elegível ao benefício, ou seja, se ainda se encaixa nos critérios para receber o dinheiro.

Também é através da Dataprev que o beneficiário pode contestar caso tiver a parcela bloqueada. O prazo final para a última contestação terminou no dia 24 de julho.

O próprio Governo Federal recomenda que todo beneficiário acompanhe regularmente a situação do auxílio. Isso porque a Dataprev faz mensalmente um pente fino para identificar possíveis irregularidades.

Leia também: Auxílio emergencial 2021 bloqueado: 16 causas 

Por que devo consultar a situação do auxílio emergencial?

Por meio da consulta, o cidadão que se enquadra em um três grupos podem receber o benefício acompanha em qual etapa encontra a sua solicitação.

Importante ressaltar quem tem direito a receber o auxílio emergencial, veja:

  • Microempreendedores, Contribuintes Individuais e trabalhadores informais;
  • Inscritos no CadÚnico e beneficiários do Bolsa Família;
  • Inscritos no CadÚnico que não recebem o Bolsa Família.

A consulta da situação do auxílio emergencial pode ser feita pelos sites:

  • www.cidadania.gov.br/consultaauxilio
  • https://consultaauxilio.dataprev.gov.br

Para se ter uma ideia, só em junho, o Governo Federal identificou 1,1 milhão de benefícios com suspeita de irregularidades.

Por isso a importância de verificar a situação mensalmente. Dentro do 1,1 milhão de benefícios, mais de 497 mil foram cancelados. Ou seja, os beneficiários deixaram de ter direito a receber.

Como consultar a situação do auxílio emergencial 2021? 

Aqui vamos te ensinar como fazer a consulta do auxílio emergencial pelo site da Dataprev. Basta clicar em um dos links acima.

Primeiro passo: Na tela inicial, você deve informar seus dados básicos para identificação, além de confirmar que não é um robô.

Informe o CPF, Nome, Nome da mãe e Data de Nascimento.

E atenção, os dados informados serão confrontados com as informações do CadÚnico e também do requerimento feio junto à Caixa quando o auxílio emergencial foi lançado, ainda em 2020.

Segundo passo: Depois de inserir os dados, você será encaminhado para a tela seguinte. Agora vai aparecer para o cidadão o resultado da etapa do benefício na Dataprev.

Terceiro passo: Neste momento a tela vai trazer a situação do seu benefício, que pode ser:

  • Benefício aprovado - significa que você está elegível, ou seja, se encaixa nos critérios para continuar recebendo o auxílio;
  • Benefício não aprovado - quer dizer que a Dataprev identificou alguma possível irregularidade.

Na mesma tela, o beneficiário pode consultar o motivo de ter tido o benefício bloqueado.

No caso de ter tido o benefício bloqueado, agora chega a hora de fazer a contestação. A Caixa permite que o cidadão faça um novo requerimento para contestar o resultado.

Em que casos o auxílio emergencial é bloqueado?

Lembrando que o Governo Federal está fazendo um pente fino mensal nos benefícios, importante ressaltar que existem fatores que impedem o cidadão de continuar recebendo o auxílio emergencial.

Mesmo que você tenha recebido as parcelas anteriores, se a Dataprev identificou uma possível irregularidade, seu benefício pode ser bloqueado e até mesmo cancelado.

Para seguir recebendo as parcelas da prorrogação do auxílio emergencial, você NÃO pode se enquadrar nos critérios abaixo:

  • Ter adquirido vínculo de emprego formal com carteira assinada;
  • Receber recursos de benefício previdenciário, assistencial ou trabalhista (com exceção do Bolsa Família);
  • Ter CPF vinculado como instituidor ou dependente de pensão por morte;
  • Estar preso em regime fechado ou ter CPF vinculado à concessão de auxílio-reclusão;
  • Morar fora do País.

Como contestar o auxílio emergencial?

Dataprev abre nova contestação do auxílio emergencial 2021 negado
Portal de consultas da dataprev

Mensalmente, a Dataprev libera no site a consulta dos beneficiários que seguem "elegíveis", ou seja, aqueles que podem continuar recebendo o auxílio emergencial.

Se ao pesquisar a situação do seu benefício, você identificou que ele foi bloqueado, cabe contestação.

  • Para contestar, basta acessar o site da Dataprev, informar seu CPF, Nome, Nome da Mãe, Data de Nascimento e confirmar que você não é um robô.
  • Em seguida, deve aparecer a mensagem de que seu benefício não foi aprovado e o motivo. Ali mesmo estará a opção "contestar análise".
  • Depois de clicar, informe todos os dados pedidos pelo sistema.

Vale ressaltar que o benefício passará por uma nova análise até ser liberado ou então cancelado de vez. Para acompanhar a situação, basta acessar o site da Dataprev.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes