Dia de Santo Antonio: 13 de junho é feriado?

Santo Antonio é conhecido por ser o santo casamenteiro

O Dia Santo Antônio é celebrado todos os anos em 13 de junho para homenagear a vida e a obra do santo casamenteiro, que se tornou conhecido por sua pregação poderosa, vasto conhecimento das escrituras e devoção aos pobres e doentes. Sua fama se espalhou pela evangelização portuguesa e ele se tornou o santo padroeiro de Lisboa, Pádua e muitos outros lugares - inclusive do Brasil. Mas a data é feriado ou não?

Dia de Santo Antonio é feriado?

Embora seja um momento importante para os católicos, o Dia de Santo Antonio, 13 de junho, não é um feriado nacional. No entanto, diversas cidades adotaram o santo como padroeiro e tornaram a data feriado municipal, a exemplo da cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Portanto, após o feriado prolongado que começou em Corpus Christi, o expediente na terça-feira será normal na maior parte do Brasil. Veja aqui quais cidades é feriado no Dia de Santo Antonio.

História de Santo Antonio

Santo Antônio de Pádua nasceu Fernando Martins de Bulhões em uma família rica e proeminente em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. Seu pai, Martin de Bouillon, era descendente de Godfrey de Bouillon, comandante da Primeira Cruzada, enquanto seu mãe, Theresa Tavejra, era descendente do quarto rei das Astúrias, Froila I.

Ele era reverenciado por seus contemporâneos e conhecido por sua pregação poderosa, vasto conhecimento das escrituras e amor eterno e devoção aos pobres e doentes. Eles fizeram dele um dos santos canonizados mais rapidamente da história da igreja. A ele são creditados vários milagres envolvendo pessoas perdidas, coisas e até bens espirituais.

Vale lembrar que o próprio Santo Antônio era comumente considerado um santo casamenteiro, pois, segundo a lenda, era um excelente conciliador de casais.

Ele ganhou grande admiração como pregador e era conhecido por seu ensino simples, mas profundo, da fé católica. Ele morreu a caminho de Pádua, Itália, em 13 de junho de 1231.

Confira qual é o próximo feriado em SP 2023

Próximos feriados em 2023

Até o final de 2023, os brasileiros ainda terão 5 feriados nacionais - e com emendas.

07/09 (quinta-feira) - Dia da Independência - Feriado Nacional

12/10 (quinta-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida - Feriado Nacional

02/11 (quinta-feira): Dia de Finados - Feriado Nacional

15/11 (quarta-feira): Dia da Proclamação da República - Feriado Nacional

25/12 (segunda-feira): Natal - Feriado Nacional

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes