Entenda como as ondas de calor podem impactar a conta de luz

Entenda como o aumento da temperatura está provocando sustos na população com a alta desproporcional na conta de luz

As altas temperaturas registradas nos últimos meses parecem determinar uma nova tendência. Ondas de calor, queimadas e períodos longos de estiagem devem se tornar mais frequentes. Apesar da mudança climática apresentar riscos de eventos trágicos à medio prazo, as temperaturas mais elevadas já estão cobrando sua conta agora. Altas temperaturas elevam as contas de luz em todo o país.

De fato, as altas nas contas de luz são rapidamente sentidas nos bolsos de milhares de consumidores em todo o país. Apesar das contas de luz apresentarem muitas informações, poucos as compreendem totalmente. Parte da insatisfação está nessa falha de comunicação e de atendimento. Milhares de consumidores buscam órgãos de defesa dos direitos dos consumidores e o nível de reclamação atinge novos recordes.

 

Alta na conta de luz devido ao aumento do consumo

As contas de luz refletem o aumento do consumo de equipamentos que nos trazer conforto nesses dias mais quentes. Os aparelhos de ar condicionado e ventiladores ficam ligados durante um maior período do dia. Enquanto, as geladeiras consomem mais energia para manter a temperatura desejada.

 

Alta na conta de luz devido a elevação de alíquotas

Além disso, tem-se um efeito multiplicador que acaba penalizando ainda mais o bolso dos consumidores. Por exemplo, algumas distribuidoras possuem alíquotas de ICMS proporcionais ao consumo.  Na Energisa de Campo Grande-MS, o cliente paga 17% de ICMS com consumo até 200kWh/mês. Por outro lado, caso o consumo suba para 201kWh/mês, ele pagará 20% de ICMS sobre todo o consumo.

Alta na conta de luz devido as altas de encargos

Outro exemplo, é a Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública presente na sua conta de luz, que também varia conforme o consumo. Por exemplo, os consumidores de Belo Horizonte-MG atendidos pela CEMIG pagam de 1% a 10% da tarifa de iluminação pública, conforme o consumo mensal. De um lado, clientes com consumo inferior  a 100kWh/mês pagam alíquota de 1%, enquanto clientes com consumo acima de 500kWh/mês pagam alíquota de 10%.

 

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes