Colégio Eleitoral dos EUA confirma Joe Biden como vencedor da eleição

Joe Biden ultrapassou a marca de 270 votos para ser formalmente eleito como o próximo presidente dos EUA pelo Colégio Eleitoral.

Colégio Eleitoral dos EUA confirma Joe Biden como vencedor da eleição.

Assim, Joe Biden ultrapassou a marca de 270 votos para ser formalmente eleito como o próximo presidente dos EUA pelo Colégio Eleitoral.

O presidente eleito alcançou a marca na segunda-feira  (14) com 55 votos da Califórnia. Depois que o Havaí acrescentou sua contagem, Biden alcançou 306 votos. Contudo, Trump recebeu no total 232.

"Nesta batalha pela alma da América, a democracia prevaleceu", disse Biden em um discurso após o Colégio Eleitoral confirmar sua vitória.

 "Nós, o povo, votamos. A fé em nossas instituições se manteve. A integridade de nossas eleições permanece intacta", acrescentou.

 

Colégio eleitoral dos eua confirma joe biden
Imagem: reprodução / getty images

Colégio Eleitoral dos EUA confirma Joe Biden como futuro presidente

Trump, que refutou os resultados da eleição por semanas, continuou a fazer alegações de que a eleição sofreu fraudes. Em um tweet, ele disse que um relatório não divulgado de votação em um condado de Michigan poderia ser um "resultado de mudança eleitoral". 

Contudo, o Twitter sinalizou a reclamação como contestada.

Dessa forma, Biden confrontou as acusações e ações judiciais de Trump em vários estados, que tentaram rejeitar os resultados eleitorais.

“É uma posição tão extrema que nunca vimos antes. Uma posição que se recusou a respeitar a vontade do povo, se recusou a respeitar o Estado de Direito. E, se recusou a honrar nossa constituição”, disse Biden.

Além disso, Biden também condenou as ameaças de violência contra funcionários eleitorais.

"É minha sincera esperança de nunca mais ver alguém sujeito ao tipo de ameaças e abusos que vimos nesta eleição", disse ele.

 

Colégio Eleitoral

O Colégio Eleitoral assumiu um papel mais importante em 2020, pois Trump até agora se recusou a conceder a eleição.

O Colégio Eleitoral é formado por 538 eleitores de todos os 50 estados e do Distrito de Columbia, o mesmo número de deputados e senadores no Congresso. Normalmente, eles se reúnem em suas respectivas capitais e votam para presidente e vice-presidente.

Todos os estados e DC, exceto Maine e Nebraska, trabalham sob uma política de o vencedor leva tudo. Dessa forma, o candidato com mais votos em seu estado recebe toda a atribuição. 

Assim, a distribuição de votos do Colégio Eleitoral de cada estado é determinada por sua população a partir do censo realizado a cada 10 anos.

Fonte DW
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes