Corpos de desaparecidos do submarinos OceanGate podem nunca ser encontrados

Restos do submarino Titã encontrados no fundo do mar a 1.600 pés da proa do famoso naufrágio

Os corpos dos cinco passageiros a bordo do submarino OceanGate, que se perdeu em uma “implosão catastrófica” perto do naufrágio do Titanic, podem nunca ser recuperados do Atlântico , diz a Guarda Costeira dos EUA.

Estavam no submersível o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, de 19 anos, junto com o CEO e fundador da OceanGate Expeditions Stockton Rush, o explorador bilionário britânico Hamish Harding e o renomado mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet.

A Marinha dos EUA detectou um som distinto consistente com uma implosão no dia em que o submersível desapareceu.

O que aconteceu com os corpos do submarino Ocean Gate?

Recuperar quaisquer corpos em tais profundidades do oceano é considerado altamente improvável, de acordo com especialistas. A Guarda Costeira dos EUA anunciou sua determinação em continuar as buscas, com o objetivo de recuperar possíveis vestígios". No entanto, eles alertaram sobre a natureza implacável do ambiente do fundo do mar.

Quando o casco de um submarino desaba, ele se move para dentro a cerca de 1.500 mph (2.414 km/h) - ou seja, 2.200 pés (671 m) por segundo, diz Dave Corley, ex-oficial de submarino nuclear dos EUA.

O tempo necessário para o colapso completo é de cerca de um milissegundo ou um milésimo de segundo.

Um cérebro humano responde instintivamente a um estímulo em cerca de 25 milissegundos, diz Corley. Acredita-se que a resposta racional humana - da percepção à ação - seja de no máximo 150 milissegundos.

O ar dentro de um submarino tem uma concentração razoavelmente alta de vapores de hidrocarbonetos. Quando o casco desmorona, o ar se auto-inflama e uma explosão segue a rápida implosão inicial, diz Corley. Os corpos humanos são incinerados e transformados em cinzas e pó instantaneamente.

Por que uma implosão subaquática acontece?

Uma implosão subaquática ocorre quando um navio desmorona para dentro sob a tremenda pressão em profundidades extremas. Embora a localização exata e a profundidade da implosão permaneçam incertas, os destroços do Titanic estão a aproximadamente 4.000 metros abaixo da superfície. O submersível perdeu contato aproximadamente uma hora e 45 minutos após a descida, que deveria durar cerca de duas horas.

Na profundidade do local de descanso do Titanic, a pressão da água seria equivalente ao peso da Torre Eiffel, de milhares de toneladas.

De acordo com Rick Murcar , diretor de treinamento internacional da National Association of Cave Divers, uma implosão catastrófica se desenrola com uma velocidade surpreendente, ocorrendo em uma fração de milissegundo.

“Este é um ambiente incrivelmente implacável no fundo do mar. Os destroços são consistentes com a implosão catastrófica da embarcação. Continuaremos a trabalhar e vasculhar a área lá embaixo, mas não tenho uma resposta sobre as perspectivas neste momento”, disse o contra-almirante John Mauger, da Guarda Costeira dos EUA.

O submersível começou sua jornada para o local do naufrágio, que fica a uma profundidade de 12.500 pés no Oceano Atlântico, na manhã de domingo.

Cerca de uma hora e 45 minutos depois, o OceanGate perdeu contato com seu navio de superfície, o Polar Prince. O submersível estava equipado com um suprimento de oxigênio de emergência para quatro dias.

>> Onde fica o Museu do Titanic nos Estados Unidos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes