Um em cada cinco pacientes com covid-19 desenvolve problemas de saúde mental, diz estudo

Um em cada cinco pacientes com covid-19 desenvolve problemas de saúde mental dentro de três meses após o diagnóstico, sugeriu um estudo.

Um em cada cinco pacientes com covid-19 desenvolve problemas de saúde mental dentro de três meses após o diagnóstico, sugeriu um estudo.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford e do NIHR Oxford Health Biomedical Research Center, para 5% por cento das pessoas que tiveram coronavírus esta foi a primeira vez que receberam um diagnóstico de problema de saúde mental.

Assim, a análise de 69 milhões de registros eletrônicos de saúde nos EUA, incluindo 62.000 casos de covid-19, identificou ansiedade, depressão e insônia como os problemas mais comumente desenvolvidos.

Além disso, pessoas com um diagnóstico psiquiátrico pré-existente também tinham 65% mais chances de contrair o vírus, afirma o estudo.

De acordo com o Dr. Max Taquet, pesquisador que conduziu as análises, um transtorno psiquiátrico deve ser adicionado aos fatores de risco para covid-19.

Afinal, para aqueles com histórico de doença mental, contrair o coronavírus aumentava a probabilidade de recaída ou de receber outro diagnóstico psiquiátrico.

 

Covid-19 desenvolve problemas de saúde mental
Imagem: reprodução /pexels

Estudo: Covid-19 desenvolve problemas de saúde mental

O Dr. Taquet disse que não está claro quanto de um papel é desempenhado por fatores circunstanciais - como ter que se isolar sozinho por semanas.

"Não temos certeza do que está causando isso", disse ele. 

Ele disse que é "plausível" que o covid-19 possa estar afetando o cérebro - diretamente como alguns vírus, ou devido à dilatação dos vasos sanguíneos quando o corpo tem uma resposta inflamatória.

"Também pode ser que o que estamos vendo não esteja diretamente relacionado a uma mudança no cérebro. Mas sim a uma mudança na psicologia do indivíduo", acrescentou.

O Dr. Adrian James, presidente do Royal College of Psychiatrists, disse à Sky News que as descobertas "se somam a um crescente corpo de evidências que mostra a ameaça que o coronavírus representa para a saúde mental e física".

Ele descreveu as descobertas como um "golpe duplo" que é "profundamente preocupante" e tem o potencial de "sobrecarregar serviços que já estão sobrecarregados".

“Responder à crescente crise de saúde mental exige ação urgente e isso deve estar no centro da resposta do governo à pandemia”, disse ele. 

Fonte Sky News
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes