Eleições dos EUA: Silêncio de Bolsonaro é defendido por deputados

Para a ala ideológica do governo, Bolsonaro está certo em esperar os resultados finais das eleições dos EUA, apesar de todas as projeções apontarem unanimidade na vitória de Joe Biden.

Desde o final da apuração das eleições dos EUA que deu a vitória ao democrata, Joe Biden, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, segue em silêncio. Como a contagem em alguns estados americanos ainda não terminou e todas as projeções apontarem a derrota de Donald Trump, Bolsonaro não quer comentar o resultado até que o republicano reconheça sua derrota oficialmente.

Desconfiança de Trump sobre eleições dos EUA é o que basta para Bolsonaro

A forma como Trump está lidando com a vitória de Joe Biden, de insistir que as eleições dos EUA tenham sofrido fraudes e que vai continuar acionando à Suprema Corte para que a apuração seja refeita é o que basta para o mandatário brasileiro seguir com o comportamento de apoio ao ex-presidente dos Estados Unidos -  ao contrário de outros países ao redor do mundo.

Aliados de Bolsonaro defendem a posição do presidente até as autoridades judiciais dos Estados Unidos confirmarem a vitória de Biden nas eleições dos EUA: "As eleições não terminaram ainda. Nós temos de ter respeito ao processo. Existem ações judiciais que foram ajuizadas pelo lado republicano que merecem apreciação”, diz o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). Na mesma linha dele, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) frisa que o governo brasileiro precisa “aguardar a Justiça decidir se houve ou não fraude nas eleições dos EUA e quem é o vencedor”. “Até lá, toda manifestação, inclusive de autoridades brasileiras, é precipitada e desrespeita a Justiça e o povo americano”, pondera.

Relação entre Biden e Bolsonaro pode ser distante no início, acredita deputado

O deputado, Bibo Nunes, do PSL-RS, defende também o posicionamento de Bolsonaro em razão dos resultados das eleições dos EUA até o momento. Contudo, de acordo com o parlamentar, caso a vitória de Joe Biden seja concretizada pela Justiça americana, ele prevê uma relação distante entre o democrata e Bolsonaro, no início, mas que depois as coisas tomem seus devidos lugares: " Acredito que, com o tempo, o relacionamento será normal, pois o maior parceiro dos Estados na América Latina é o Brasil. Essa parceria tem de continuar, porque é bom para ambos os países. Depois de passado o momento de empolgação eleitoral, tudo vai para o seu devido lugar, onde quem manda é a razão”, pondera.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes