Líderes do G-20 prometem ajudar as nações mais pobres do mundo pós-covid

Líderes do G-20 prometem garantir uma distribuição justa de vacinas, medicamentos e testes covid-19 em todo o mundo. Bem como fazer o que for necessário para apoiar os países mais pobres que lutam para se recuperar da pandemia do coronavírus.

Líderes do G-20 prometem ajudar as nações mais pobres do mundo pós-covid.

Assim, os líderes das 20 maiores economias prometeram no sábado garantir uma distribuição justa de vacinas, medicamentos e testes covid-19 em todo o mundo. 

Bem como fazer o que for necessário para apoiar os países mais pobres que lutam para se recuperar da pandemia do coronavírus.

“Não pouparemos esforços para garantir seu acesso acessível e equitativo para todas as pessoas, de acordo com os compromissos dos membros de incentivar a inovação”, disseram os líderes em um comunicado do G20.

“Reconhecemos o papel da imunização extensiva como um bem público global”, acrescentaram.

As crises gêmeas da pandemia e uma recuperação global desigual e incerta dominaram o primeiro dia de uma cúpula de dois dias. Neste momento, a Arábia Saudita preside o evento e transfere a presidência rotativa do G20 para a Itália no mês que vem.

 

Líderes do g-20 prometem
Imagem: reprodução / unsplash

Líderes do G-20 prometem ajuda pós-covid

A pandemia e os esforços necessários para sustentar uma recuperação econômica em 2021 estavam no topo da agenda da reunião do G20.

“Devemos trabalhar para criar as condições de acesso equitativoa a essas ferramentas para todos os povos”, disse o rei Salman bin Abdulaziz da Arábia Saudita em seu discurso de abertura. 

Assim, os líderes do G20 estão preocupados que a pandemia possa aprofundar ainda mais as divisões globais entre ricos e pobres.

Para se preparar para futuros surtos, a UE está propondo um tratado sobre pandemias. “Um tratado internacional nos ajudaria a responder mais rapidamente e de maneira mais coordenada”, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, ao G20.

Além disso, o G20 irá endossar um plano para estender o congelamento dos pagamentos do serviço da dívida dos países mais pobres até meados de 2021. Bem como prepararão uma abordagem comum para lidar com problemas de dívida.

Fonte CNBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes