New Shepard: o foguete de Jeff Bezos testa a tecnologia de pouso na Lua

Foguete construído pela empresa espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos, testou a tecnologia projetada para levar os humanos à lua em 2024.

O impulsionador New Shepard, desenvolvido pela Blue Origin, pode pousar verticalmente no solo após retornar do espaço.

O foguete construído pela empresa espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos, testou a tecnologia projetada para levar humanos à lua em 2024.

O foguete carregava sensores, um computador e um software projetado para ajudar os veículos espaciais a realizar pousos de precisão em outros corpos planetários.

Assim, a Nasa quer ver como ele funciona aqui na Terra antes de enviar à lua.

O lançamento de teste de terça-feira (13) foi o sétimo para o veículo New Shepard da Blue Origin, que é projetado para transportar turistas espaciais em viagens "suborbitais" curtas.

 

New Shepard

Eventualmente, a nave levará os passageiros até cerca de 100 km acima da Terra, permitindo-lhes experimentar a microgravidade. Dessa forma, eles serão carregados em uma cápsula da tripulação feita no topo da New Shepard.

Esta cápsula pressurizada apresenta as maiores janelas já enviadas ao espaço, de acordo com a empresa.  Assim, depois de chegar ao espaço, a cápsula se separa do impulsionador e ambos os veículos caem na Terra.

Durante o teste de terça-feira, a cápsula caiu suavemente de paraquedas, enquanto o foguete realizava uma aterrissagem perfeita.

"O vôo de hoje foi inspirador. Usar o New Shepard para simular o pouso na Lua é um precursor empolgante do que o programa Artemis trará para a América", disse Bob Smith, executivo-chefe da Blue Origin.

 

Blue Origin

A Blue Origin faz parte de uma equipe que ganhou um contrato com a Nasa para começar a desenvolver uma sonda capaz de retornar humanos à superfície lunar pela primeira vez desde 1972.

Sob seu programa Artemis, a Nasa planeja enviar um homem e uma mulher ao Pólo Sul lunar. Mas isso seria apenas um passo inicial em um plano maior para estabelecer uma presença de longo prazo na lua.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes