O que é a COP27 e por que Lula foi convidado?

Tudo o que você precisa saber sobre a cúpula climática da ONU.

Dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo irão ao Egito para participar da cúpula anual das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. A COP27 será realizada de 6 a 18 de novembro de 2022 em Sharm El-Sheikh, e marca os 30 anos desde a adoção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e sete anos desde que o Acordo de Paris foi acordado na COP21. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará do evento.

O que é o COP27?

Um evento anual, a 'Conferência das Partes' ou 'COP' reúne os governos que assinaram a UNFCCC, o Protocolo de Kyoto ou o Acordo de Paris.

Líderes mundiais, ministros e negociadores se reúnem para chegar a um acordo sobre como lidar conjuntamente com as mudanças climáticas e seus impactos. A sociedade civil, empresas, organizações internacionais e a mídia 'observam' os procedimentos para trazer transparência, bem como perspectivas mais amplas, ao processo.

Os temas da 27ª edição da conferência são Finanças, Ciência, Juventude e Gerações Futuras, Descarbonização, Adaptação e Agricultura, Gênero, Água, Ação para Empoderamento Climático (ACE) e Sociedade Civil, Energia e Biodiversidade e Soluções.

Com o slogan 'Juntos para implementação', a COP27 será uma COP africana e a primeira de duas COPS na região do Oriente Médio e Norte da África (MENA). A COP26 em 2021 foi realizada conjuntamente em Glasgow, Escócia, pelo Reino Unido e Itália, que continuam a ocupar a presidência da COP até o início da COP27.

Desde 2015, sob o tratado juridicamente vinculativo do Acordo de Paris, quase todos os países do mundo se comprometeram a:

- Manter o aumento da temperatura média global "bem abaixo" de 2°C e, idealmente, 1,5°C, acima dos níveis pré-industriais.
- Fortalecer a capacidade de adaptação às mudanças climáticas e construir resiliência.
- Alinhar os fluxos financeiros com 'um caminho para baixas emissões de gases de efeito estufa e desenvolvimento resiliente ao clima'.

Por que é importante?

A COP27 é considerada uma rara oportunidade para as partes e observadores se unirem e enfrentarem um desafio que está impactando toda a humanidade. Embora a COP ocorra no contexto de uma 'policrise' global, a ação e a cooperação climática podem fornecer caminhos eficazes para alimentação, energia, natureza e segurança, e um nexo vital de diálogo e cooperação internacional sobre essas questões.

A maior autoridade científica do mundo sobre mudanças climáticas, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), afirma que o mundo está agora em território extraordinariamente perigoso. Cada pequeno atraso na ação proporcional de mitigação e adaptação é um movimento mais próximo de danos irreparáveis ​​ao clima e sua capacidade de atender às necessidades humanas.

Cerca de metade da população mundial é 'altamente vulnerável' aos impactos das mudanças climáticas, com aqueles em regiões altamente vulneráveis ​​já 15 vezes mais propensos a morrer devido a inundações, secas e tempestades em comparação com regiões com vulnerabilidade muito baixa.

A COP28 será realizada nos Emirados Árabes Unidos (EAU) em 2023.

Presidente eleito do Brasil, Lula, participará da COP27 no Egito

A convite do presidente egípcio Abdel Fattah El Sisi, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou sua presença na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - evento que ocorrerá a menos de dois meses da posse do novo governo brasileiro.

Ainda não há data definida para a participação do presidente eleito. Segundo Hoffmann, ele está ansioso pela melhor semana para viajar. No entanto, ele provavelmente poderá participar nos dias 7 e 8 de novembro, quando ocorrerá a Cúpula de Líderes Mundiais.

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden, o francês Emmanuel Macron, o senegalês Macky Sall, o primeiro-ministro da Holanda Mark Rutte, o chanceler alemão Olaf Scholz, a nova primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, o primeiro-ministro da Escócia Nicola Sturgeon, o espanhol Pedro Sánchez e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já confirmaram a sua participação na cimeira.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes