Quem são os possíveis ministros de Lula? Veja 13 nomes cotados

Lula, recém eleito Presidente da República, assume o cargo em 1 de janeiro de 2023.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse do cargo apenas em 1 de janeiro de 2023, mas com a proximidade do início da transição de governo um das principais mistérios são os possíveis ministros do país a partir do ano que vem.

Até agora, o vitorioso nas urnas nas eleições de 2022 não revelou nenhuma nome, mas há nomes cotados, a começar pela senadora Simone Tebet (MDB), que se tornou sua aliada no segundo turno da campanha após terminar em terceiro lugar no 1º turno.  Inclusive, a expectativa é de que o governo do petista inclua membros não só de seu partido, tendo em vista que a corrida eleitoral de Lula contou com a participação de diversos partidos. O vice, Geraldo Alckmin, é do PSD.

Em seu primeiro pronunciamento após o anúncio de sua vitória, realizado em um hotel de São Paulo, Lula estava rodeado por figuras conhecidas de outras siglas, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede), a senadora Eliziane Gama (Cidadania), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), a deputada federal eleita Marina Silva (Rede), entre outros.

Além do PT, Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu aliança com o PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante, Agir, MDB, PSD, PDT e Cidadania.

>> Quando vai ser o pronunciamento do Bolsonaro?

Lista de possíveis ministros de Lula a partir de 2023

De acordo com matéria publicada pelo Estadão no dia 31 de outubro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve não só escolher novos nomes, como também mudará a configuração das pastas. E por enquanto, não há nenhum ministro confirmado, nem mesmo o número.

No entanto, a publicação traz uma série de nomes, levando em consideração políticos da frente ampla que participaram ativamente da campanha.

Veja os nomes cotados a seguir, segundo o Estadão.

Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB)
Advogado Silvio Almeida.

Casa Civil
Ex-governador Rui Costa (PT), da Bahia
Ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT)
Ex-governador de São Paulo Fernando Haddad (PT)

Ministério da Saúde
Ex-secretário da Saúde de São Paulo, David Uip
Ex-ministro Alexandre Padilha (PT).

Ministro da Defesa
Aldo Rebelo (PDT)

Ministério da Educação
Simone Tebet (MDB)

Ministério da Agricultura
Simone Tebet (MDB)
Carlos Fávaro (PSD-MT)
Kátia Abreu (PP-TO)

Ministério do Meio Ambiente
Marina Silva (Rede)
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

São quantos ministérios?

Atualmente no Brasil há 23 pastas, sendo 18 ministérios, duas secretarias e três órgãos equivalentes a ministérios.  Quando Jair Bolsonaro assumiu o poder em janeiro de 2019, o Ministério da Cultura virou Secretaria Especial vinculada ao Ministério da Cidadania, que hoje integra o Ministério do Turismo.

Em discurso após sua vitória, o novo presidente confirmou que recriara a pasta da cultura. "Vamos voltar com o Ministério da Cultura. Para que a cultura se transforme numa indústria. Quem tem medo de cultura é quem não gosta do povo, não gosta de liberdade e não gosta de democracia. Nenhum país do mundo é nada sem liberdade cultural. Vamos criar comitês!", disse, em ato na Avenida Paulista, na noite do dia 31 de outubro de 2022.

Há a expectativa de quem sejam criadas pastas de Pequenas Empresas, Igualdade Racial, Segurança e Povos Originários.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes